segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Secretários de Governo de Paraíba do Sul participam de programa de rádio

Gestores falam sobre conquistas de 2014 e planos para 2015
 

Os Secretários Municipais de governo de Paraíba do Sul iniciaram 2015 participando de entrevistas na Rádio Jornal FM. O objetivo da iniciativa é realizar um balanço de 2014 e apresentar as principais expectativas para 2015. A primeira entrevistada foi Nathália Mafra, Secretária de Ambiente e Agricultura, que iniciou sua fala elucidando a atuação da Equipe de Arborização Municipal.

Segundo a Secretária, a Equipe foi lançada para realização de poda, corte e plantio de árvores em Paraíba do Sul tanto em zonas urbanas quanto rurais. “Nossa principal preocupação é o plantio em áreas de preservação permanente, nas encostas, alto de morros, nos córregos e demais locais que são importantes para a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou Nathália.

Ela explicou ainda que a poda e corte de árvores é coordenada por um engenheiro agrônomo que expede laudos e atesta os motivos de uma ou outra ação. “A poda e o corte de árvores são realizados quando há risco iminente de queda. Na Rua da Estação (Av. Ayrton Senna) foram feitas podas radicais, mas isso era necessário porque havia casos graves de choques e queda de luz. Precisamos cortar mais baixo por causa dos fios”, salientou Nathália.

Durante a entrevista, a Secretária de Ambiente e Agricultura explicou também que o cidadão que necessita realizar o corte de uma árvore dentro de uma propriedade particular deve pedir autorização para a Secretaria de Ambiente. Para cada caso é aberto um processo, que é acompanhado pelo engenheiro ambiental – ele analisa e dá autorização – quem executa o corte é o próprio cidadão. Caso esse procedimento não seja seguido fica o munícipe passível de auto de infração. A poda de manutenção dentro do terreno privado é liberada.

O ICMS verde é outra conquista da atual Secretaria de Ambiente. “O município que investe em política ambiental, em gestão ambiental recebe mais repasse do ICMS verde”, explicou Nathália. “O cuidado com o meio ambiente faz parte do plano de governo do Prefeito Marcinho. Devido aos investimentos em políticas e gestão ambiental, o último repasse foi de R$ 350 mil. Esse dinheiro vai ser reinvestido no próprio meio ambiente. Queremos entregar para a população um município mais verde. Marcinho está plantando agora para colhermos mais tarde, lá na frente”.

Na parte final da entrevista a Secretária falou sobre o Licenciamento Ambiental – serviço oferecido pela Secretaria a partir de 2013. Trata-se de uma obrigação do empreendedor de pequeno, médio ou grande porte. Antes era necessário que o empreendedor buscasse essa licença em Volta Redonda ou no Rio de Janeiro, agora o processo é realizado no próprio município com custo mais baixo e em tempo menor. Em 2014, 32 empresas foram licenciadas e 28 estão com processos em análises.

Nathália falou ainda sobre o Plano de Saneamento Básico do município, que foi aprovado por unanimidade e está em fase de implantação e sobre as conquistas na área da Agricultura Familiar. Ela encerrou seu depoimento comemorando o sucesso da Coleta Seletiva, que está sendo realizada na cidade inteira.

Na terça-feira, dia 6 de janeiro, o entrevistado Rádio Jornal FM será o Secretário de Fazenda, Mauro Zefferino, a partir das 9h.

Nenhum comentário: