sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Secretaria de Direitos Humanos expõe ações de 2014

Jorge Cácio Barbosa fala sobre atuação da Secretaria e principais parcerias

Em entrevista à Rádio Jornal FM no dia 12 de janeiro, segunda-feira, às 9h, o Secretário de Direitos Humanos, Jorge Cácio Barbosa, falou sobre as ações realizadas na Secretaria que beneficiam uma parcela população muitas vezes esquecida. “Pessoas que têm problema com alcoolismo e outras dependências químicas nos procuram para buscar soluções. Já abrigamos mais de 100 pessoas entre jovens, senhores, senhoras”, comentou Barbosa.


Segundo ele, o atendimento não obedece a critérios rígidos. “Dependência química não respeita idade, sexo, faixa etária, camada social. Quem nos procura são pessoas que precisam da atenção do poder público e da família”.

Em função do desenvolvimento e aprimoramento da equipe da Secretaria de Direitos Humanos, o município se encontra mais preparado para receber essas pessoas. “Nossa equipe se entrega de corpo e alma para atender com carinho e atenção essas pessoas. Atuamos de forma profissional nesse atendimento, de acordo com o que é preconizado pelas leis, para acolher e cuidar dessas pessoas cada vez melhor”, comentou o Secretário.
O trabalho da Secretaria é realizado em parceria com: Conselho Municipal da Criança e do Deficiente, Conselho Tutelar, Conselho da Mulher, Conselho do Idoso e Conselho Municipal Antidrogas entre outras entidades representativas. “Todas as nossas ações são acompanhadas de perto pelo Prefeito Marcinho, que faz questão de nos orientar sobre ações que dizem respeito à formação e melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens e pessoas carentes do nosso município”.

Outra parceria celebrada pelo Secretário refere-se ao time que une todas as principais secretarias da estrutura do governo, como Assistência Social, Educação ou Saúde, para necessidade de buscar cada vez mais benefícios para as crianças e adolescentes.

Evidenciando essas parcerias, Barbosa falou sobre a elaboração de um plano de ação para atendimento às crianças e adolescentes, “motivados pelo prefeito que trabalha principalmente do bem-estar dessa parcela da sociedade sul-paraibana”, disse o Secretário. “É a primeira vez que vejo um prefeito se dedicar e se preocupar com criança e adolescentes – tudo o que é feito na prefeitura pelos jovens e adolescentes tem a ação direta dele”.

Muitas vezes, segundo o Secretário, há uma dificuldade do dependente químico em encontrar um canal onde ele possa expressar suas necessidades. “Na nossa Secretaria lidamos com essas situações de forma carinhosa e séria. Nosso estilo de abordagem é diferenciado. Muitas vezes as pessoas chegam lá sob o efeito de drogas e são acolhidas. Buscamos o auxílio da família e também o lado profissional do tratamento”.

Outro fator preponderante é o seguinte: o dependente químico só pode ser tratado a partir do momento que ele quiser ser tratado, não aleatoriamente. “Essa ideia de que a Secretaria de Direitos Humanos defende ‘bandido’ é falta de informação. Todos temos direito à liberdade, à vida, quem não merece deve ser julgado e punido pela legislação”. Em sua batalha pelas vidas, a Secretaria também visita os lares de pessoas que procuram ou atendendo às denúncias.

“Realizamos um trabalho silencioso. Não podemos lidar com causas alheias e divulgá-las. Isso significa entender também que nossas ações demandam tempo, muitas vezes para encaminhar uma situação demoramos meses”.

A entrevista foi finalizada com a divulgação do telefone da Secretaria de Direitos Humanos: 2263.3229.

Nenhum comentário: