quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Secretaria Municipal de Educação de Paraíba do Sul realiza Seminário Inicial do PNAIC 2015

O Seminário aconteceu nos dias 18 e 25 de agosto

Foram dois encontros previstos na grade de formação continuada para os professores do Ciclo de Alfabetização. No dia 18.08 os professores tiveram uma palestra com a Professora Fátima Palma com “Competência Leitora” no Cinema Popular e no dia 25.08 uma palestra com a Professora Luciane Aparecida Souza com “Práticas Interdisciplinares, no CIEP.


A Rede Municipal conta, hoje, com um efetivo de 1.919 alunos do Ciclo de Alfabetização divididos em 104 turmas (1º, 2º e 3º Anos). Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país. O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares.

O PNAIC começou com a formação em Língua Portuguesa em 2013 e em 2014 foi inserida a Matemática. Em 2015 a novidade será a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo todas as áreas de conhecimento de modo a promover a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização. 

No município de Paraíba do Sul o PNAIC, os encontros de formações junto aos professores do Ciclo de Alfabetização acontecerão, a partir do dia 31 de agosto,  nas dependências das Escolas Municipais Profº Manuel Gonçalves D’Ascensão ( às 2ª feiras – das 18h às 22h) e CIEP Mun. Haroldo Machado de Barros ( às 3ª feiras – das 18h às 22h).
Os eventos foram coordenados pela Equipe Local PNAIC, Coordenadora Alliana e as orientadoras Profª Edna, Profª Fernanda e Profª Patrícia. Nos dois eventos estiveram presentes, além dos Professores Alfabetizadores, a Srª Secretária de Educação do Município Francine Pereira Fontainha de Carvalho, Gestores, Pedagogos e convidados.
                                                                                                        




Nenhum comentário: