segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Com empenho do Prefeito Marcinho, Paraíba do Sul receberá verba para reflorestamento de nascentes

O município também foi contemplado com mais de 13 mil mudas para plantio

O Chefe do executivo de Paraíba do Sul, Márcio de Abreu Oliveira recebeu em seu gabinete os Prefeitos de Areal, Flávio Madalena Bravo, e de Paty do Alferes representado pela secretária do Meio Ambiente, Margarida Soares, onde assinaram um convênio com a AGEVAP (Agência da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul), para o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais). O edital prevê o plantio de 13.400 mudas na área da Ecovila no distrito de Sebollas no córrego da Cruz. O projeto do Instituto Nacional de Tecnologia e Uso Sustentável – INNATUS foi contemplado no edital feito pela agência. Devido à crise hídrica existente projetos de reflorestamento se traduzirão em aumento da vazão de água em nosso município.


Além disso, a prefeitura de Paraíba do Sul em parceria com a ANA (Agência Nacional de Águas) foi contemplada com o valor de R$ 699.000,00, destinado ao reflorestamento de nascentes em área de preservação permanente, o local escolhido para tal ação também foi a Ecovila, que foi a primeira do Estado do Rio de Janeiro a integrar, numa mesma ação, dois importantes projetos: o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e o Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). O projeto também contempla a instalação de 30 fossas, além das 16 que serão instaladas na ECOVILA, para a proteção das nascentes na região. Serão reflorestados cerca de 50 hectares e plantio de mais de 80.000 mudas de espécies da Mata Atlântica.

O prefeito Marcinho destacou a importância da atenção que o atual governo dispensa ao Ambiente e Agricultura. Fato inédito que propiciou entre outros o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico). A existência deste plano feito em parceria com a AGEVAP possibilitará ao município ser contemplado com projetos executivos para o saneamento no município. De posse dos projetos executivos nosso prefeito envidará esforços para a implantação dos mesmos em nosso município.

Segundo a Secretária de Ambiente e Agricultura, Nathalia Mafra, a preocupação do Governo Marcinho é realizar ações na política da gestão ambiental.

“Trabalhamos com ações que de fato beneficiem a população, priorizando a política de gestão ambiental municipal que perdurem e realmente façam a diferença na vida das pessoas. Um exemplo é a realização deste projeto de recuperação e reflorestamento das nascentes. Isto terá a médio prazo um impacto direto no melhoramento da situação hídrica da município, pois são as nascentes que alimentam e sustentam o nosso Rio Paraíba do Sul. Em um momento de crise hídrica que vivemos, este projeto se torna fundamental” Enfatizou a secretária.

Estiveram presentes à solenidade:

- Diretor Presidente da AGEVAP: André Marques;
- Secretária Executiva do CEIVAP: Aparecida Vargas;
- Representante da Secretaria Estadual do Ambiente: Eliane;
- Superintendente do INEA: Alexandre Becker;
- Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piabanha: Paulo Sérgio Leite;
- Presidente do INNATUS: José Carlos Marques;
- Secretário do Ambiente de Areal: Juvenal;
- Secretária do Ambiente e Agricultura de Paraíba do Sul: Nathália Mafra;
- Diretoria do INNATUS;
- Funcionários da AGEVAP – UD2;
- EMATER: Júnior;
- Vereador Maninho;
- Vereador Mário Sérgio.



Nenhum comentário: