terça-feira, 25 de agosto de 2015

Paraíba do Sul se torna modelo na área ambiental

Ações como coleta seletiva, Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos entre outras, torna o município referência

A implantação da Coleta Seletiva possibilitou a retirada dos materiais recicláveis do lixão. Paraíba do Sul, em parceria com a empresa RTEC reciclagens, deixou de enviar quase 400 toneladas de materiais recicláveis ao lixão em 2014. O município incentivou a criação de uma cooperativa de catadores para a administração dos materiais recicláveis. O prefeito Marcinho reformou e entregou à cooperativa um galpão para o tratamento dos materiais recicláveis e articulou junto à empresa recicladora RTEC a cessão de uma prensa para a cooperativa.


A entrada de Paraíba do Sul no Consórcio Serrana 2 equaciona a solução para a questão dos resíduos sólidos no município. Este consórcio abrange, além de Paraíba do Sul e do estado do Rio de Janeiro: Areal, Levy Gasparian, Petrópolis, Sapucaia e Três Rios.  Objetiva-se a construção e operação de um aterro sanitário para essa região.

O município conseguiu também recursos da Agência de Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul – AGEVAP para a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS.


Paraíba do Sul participa de um consórcio que firma a parceria entre os municípios da região e o Governo do Estado, que trabalham para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 / 10), que exige que as cidades acabem com seus lixões. Para tal é necessário organizar a coleta seletiva (vide matéria na página anterior) e depositar o material orgânico em aterros sanitários.

“Nossas ações ambientais são amplas e buscamos parcerias e recursos junto ao estado e à federação para plantarmos o melhor para os filhos sul-paraibanos. Muito embora vivamos condições financeiras adversas, encaramos os desafios com coragem e determinação, colocando nossas equipes em trabalho constante. O resultado está aí: obras, projetos e realizações em toda a cidade. Sabemos que muito ainda há para ser feito, mas desafios não me intimidam. Pelo contrário: quanto mais provocações, mais forte me sinto para continuar trabalhando pela nossa cidade”, concluiu Marcinho.


Nenhum comentário: