sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dia 5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente


Neste dia 5 de junho, o planeta comemora, em reflexão, o dia mundial do meio ambiente. Celebrado em todo o mundo, o dia nos remete a reflexão sobre as questões ambientais que estão ao nosso redor. O mundo já tomou providências relevantes para reverter o impacto da degradação, mas ainda falta muito. A luz de “emergência ambiental”, representada nas mudanças climáticas e nos desastres ambientais recentes, mostra que é preciso fazer ainda mais.
Em Paraíba do Sul não tem sido diferente, ao longo dos nossos dois mandatos temos travado uma luta intensa quanto à proteção do meio ambiente. Já apresentamos alguns projetos ao Executivo Municipal tais como: utilização de papel reciclado em repartições públicas municipais, recuperação das matas ciliares, educação ambiental no currículo escolar municipal, campanha de conscientização sobre a importância de economizar água, coleta de óleo de cozinha para que o mesmo não contamine o Rio Paraíba do Sul, criação de parques ecológicos, criação de mini estações para tratamento de esgoto, recuperação do ribeirão do Lucas e utilização do Biodiesel na frota municipal (b100).
Em algumas indicações e projetos de lei temos alcançado êxito, um exemplo disso, é a utilização de papel reciclado nas repartições públicas, aonde a Câmara Municipal, desde então vem utilizando o mesmo.
Além disso, outra indicação de nossa autoria que foi realizada é quanto a Criação da Reserva Ecológica do Parque Salutaris. A implantação do parque, além de ter sido benéfica para o embelezamento de um dos principais cartões postais de nossa cidade, contribui também para o meio ambiente, sendo o pulmão verde de nosso município.  
Outro ponto também, que além de ser ambiental, já parte para a questão de saúde pública é sobre as valas negras existentes em nosso município. É inadmissível, em plena a era em que estamos, termos valas negras em nosso município. Saneamento Básico é primordial para nossa população. E vamos continuar cobrando. Vala Negra nunca Mais.
Em 2007 apresentamos e o prefeito Gil Leal sancionou o Projeto de Lei que obriga o município a utilizar desde já o óleo diesel com a mistura de 2% de biodiesel em sua frota de veículos.
Venho acompanhando atentamente os passos do biodiesel no Brasil e sei que o que falta hoje não são usinas, mas sim matéria-prima. Queremos transformar Paraíba do Sul numa cidade ecologicamente correta, com produção de pinhão-manso e num futuro próximo, com a utilização do B100, que é o biodiesel 100%, em toda a frota de veículos. Além de não poluir, biodiesel é economicamente vantajoso. O projeto de implantação do biodiesel em Paraíba do Sul não se limita às vantagens ecológicas, auxiliando na preservação do meio ambiente. Com a produção do pinhão manso na cidade, o projeto torna-se economicamente vantajoso, reduzindo substancialmente os gastos da municipalidade com combustível, já que irá fornecer a matéria prima. A geração de empregos nas plantações também será de fundamental importância para o crescimento econômico e social da cidade.
Bom, estas têm sido nossas principais bandeiras ecológicas em Paraíba do Sul. Uma cidade verde além de disponibilizar melhor qualidade de vida a população também poderia vir de encontro a um futuro turismo ecológico em nosso município.

Um Forte Abraço do seu amigo e Vereador Marcinho

Nenhum comentário: