quarta-feira, 16 de junho de 2010

DEU NA MÍDIA na Edição de hoje do Entre-Rios Jornal

Marcinho apresenta projetos de lei em
defesa dos idosos

Dar maior proteção às crianças e aos idosos em Paraíba do Sul. Esta é a meta do vereador Marcinho, que elabora três projetos de Lei que garantirão maior cidadania e dignidade aos cidadãos da terceira idade.

Disque Idoso

A idéia é criar um canal de proteção e orientação ao idoso. Qualquer ameaça poderá ser notificada gratuitamente e serão encaminhadas para o Ministério Público e Delegacia Legal.

Notificação Compulsória de Violência

Com essa lei o vereador pretende fazer o funcionalismo público ou privado, na área de saúde, notificar aos órgãos competentes qual tipo de agressão sofrida pelo idoso, após prestar o devido atendimento.
No terceiro projeto de lei, o legislador exige que todas as repartições públicas de Paraíba do Sul mantenham em local visível um cartaz com os números de telefones úteis de atendimento a criança, ao adolescente e ao idoso.

Os projetos de leis ainda estão em tramitação na Câmara Municipal de Paraíba do Sul. Após a aprovação, irão para a sanção ou veto do prefeito Gil Leal.
- No Brasil uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, por exemplo, mostra que dos 93 mil idosos que são internados a cada ano no Sistema Único de Saúde (SUS), 27% são vítimas de violência. Só em 2007, 116 mil pessoas acima dos 60 anos foram agredidas Brasil afora, segundo dados do Governo Federal. Outro levantamento feito pela Universidade de Brasília (UNB) em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) revela que 12% dos 19 milhões de idosos brasileiros já sofreram maus tratos e que, pasmem, 54% das agressões são causadas pelos próprios filhos. – justifica Marcinho.

Fonte: http://www.entreriosjornal.com.br/index2.php?code=19841

Nenhum comentário: