quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Paraíba do Sul participa da defesa da “Reforma Psiquiátrica Urgente, nenhum passo atrás, manicômio nunca mais”

Exatamente às 14 horas na última segunda-feira, (14), o município de Paraíba do Sul participou do manifesto nacional da Luta Antimonicomial. O evento aconteceu na praça Garcia, onde as equipes do ambulatório e CAPS realizaram um abraço à RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) com os pacientes. Esse abraço representa que Paraíba do Sul assim como diversas cidades do país, apóia a “Reforma Psiquiátrica Urgente, nenhum passo atrás, manicômio nunca mais”.

O evento aconteceu em todo o país nessa segunda-feira às 14h, todas as cidades no mesmo horário. O movimento foi organizado desde o último dia 10 de dezembro quando o médico psiquiatra Valencius W. Duarte Filho assumiu a coordenação nacional de saúde mental, álcool e outras drogas. Ele se posiciona contrário ao projeto de lei que originou Lei 10.216 e princípios organizadores da Reforma.


Nesse sentido, em defesa da reforma psiquiátrica as equipes de saúde mental, pacientes e familiares do Brasil inteiro se manifestaram contra a indicação do nome do senhor Valencius para coordenador nacional da saúde mental, álcool e outras drogas. Ele que foi diretor do maior hospital psiquiátrico da América Latina, casa de saúde em Paracambi.

Nenhum comentário: