segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Cidade da Criança vai levar saúde e educação integral para mais de 6 mil alunos sul-paraíbanos

O espaço contará com um PSF (Posto de Saúde da Família) com pediatra ginásio poliesportivo com quadras de futsal, vôlei e basquetebol, academias de ginástica artística, balé e artes marciais, pista de atletismo e uma piscina semi-olímpica, campo de futebol e muito mais

Paraíba do Sul recebe um grande projeto “Cidade da Criança” que conta com; escola, creche, unidade de saúde além de um grande centro olímpico. A Cidade da Criança será construída no Parque de Exposições. O espaço abrigará um ginásio poliesportivo com quadras de futsal, vôlei e basquetebol, academias de ginástica artística, balé e artes marciais, pista de atletismo e uma piscina semi-olímpica. Além disso, o espaço abrigará ainda áreas de entretenimento e um campo de futebol.

A ideia do projeto é ter, em um só lugar, um sistema de educação integral, onde, em um dos turnos a criança adquira conhecimentos acadêmicos e no outro turno, conhecimentos esportivos. Segundo o prefeito Marcinho, no local haverá ainda professores de educação física para cada modalidade esportiva oferecida. Além disso, será construída uma unidade básica de saúde, onde enfermeiros e pediatras ficarão à disposição dos pequenos durante todo o dia de funcionamento da Cidade da Criança.

A Secretária Municipal de Educação destaca a importância deste projeto, principalmente ao que se refere à educação em tempo integral.

"A construção de um complexo esportivo no município de Paraíba do Sul irá proporcionar aos educandos, a possibilidade da  prática esportiva, que,  como instrumento educacional,  visa o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.

O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social. Ensinar a prática de esportes  é preparar o aluno para executar determinadas habilidades por meio da descoberta do prazer de se exercitar" disse a Secretária de Educação

Com orgulho, a professora de ginástica, Natália Alves fala sobre o centro olímpico e toda estrutura que irá elevar o nível de seus alunos e todos que praticarem.


“Estou muito feliz em saber que teremos em Paraíba do Sul um espaço como este, com uma estrutura que não deixa a desejar a qualquer centro esportivo do nosso estado” Disse a professora Natália.

Nenhum comentário: