quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Atendimentos à população e marcação de exames crescem em Paraíba do Sul

Mesmo com crise que assola o país, o município apresenta evolução nos números de atendimento, exames entre outros

Desde que iniciou o governo, o Prefeito Marcinho Abreu não poupou esforços para melhorar a saúde de Paraíba do Sul, que por diversas vezes, afirmou ser uma de suas prioridades. Prova disso são as inúmeras realizações: Reforma de 8 PSF’s, construção de três novas unidades de saúde nos bairros: Santa Josefa, Santo Antônio e Centro. Triplicou o número de atendimento com especialistas, deu suporte e valorização a toda equipe do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Aquisição de uma UTI móvel, que já realizou mais de 270 atendimentos de urgência, salvando vidas. Vale ressaltar que, no governo passado, a UTI móvel não estava a disposição da população, se o paciente precisasse, tinha que solicitar a secretaria de saúde e a mesma contratar com uma empresa, levando de cerca de 4h para o atendimento. Hoje em dia tudo mudou, a UTI móvel funciona 24h por dia e está a disposição da população sul-paraibana.


Outro fator que nos faz crer que estamos no caminho certo, em comparação ao governo passado, é o número de atendimento que triplicou em diversos setores da saúde, dando mais agilidade e diminuindo o tempo de espera do paciente.

Acompanhe os dados da nova gestão em todas as Unidades de Saúde do Município:

Policlínica Municipal – No Governo Marcinho, foram contratados novos especialistas e a unidade conta com um ampla equipe, composta por: 1 Reumatologista,  2 Ortopedistas, 2 Angiologistas, 2 Cardiologistas, 2 Otorrinolaringologistas, 2 Cirurgiões, 1 Urologista, 1 Psiquiatra, 1 Oftamologista, 1 Pneumologista, 1 Proctologista e 1 Ortopedista. Foram realizados no ano 2014 cerca de 133 mil atendimentos na Policlínica Municipal, mais de 26 mil atendimentos em comparação a 2012 (gestão passada).

Posto de Saúde da Família (PSF) – Paraíba do Sul conta com 23 PSF’s divididos pelos bairros do município. No ano de 2015, todas as unidades realizaram milhares de procedimentos. Foram cerca de 47 mil consultas médicas, 26 mil atendimentos realizados pelos enfermeiros, 15 mil atendimento da saúde bucal entre outras ações.

Casa da Mulher – Referência para muitos municípios, a Casa da Mulher em Paraíba do Sul tem se destacado no elevado número de atendimentos, que,somente no ano de 2015, foram 2540 mulheres atendidas pela unidade.
Destaca-se também o aumento no número de realizações de exames, sendo: 2640 exames preventivos, 3325 Consultas ginecológicas, 1872 Consultas de Pré-natal, 192 Colposcopias, 26 Biópsias de Colo de Útero e 492 Gestantes cadastradas.

CAPS – Foram realizados 85315 atendimentos somente no ano de 2015

Materno – Referência no atendimento às crianças, o materno divide suas atividades entre, teste do pesinho, aplicação de vacina, fisioterapia entre outros. Foram realizados na unidade no ano de 2015, cerca de 30 mil atendimentos.

Controle e Avaliação – Setor responsável pela confecção do Cartão SUS, faturamento de procedimentos ambulatório, faturamento hospitalar entre outros, tem como atendimento, cerca 12 mil atendimentos, somente no ano de 2015.

Casa do Idoso - Foram realizados 4446 atendimentos.

Marcação de exames: Usuários da saúde aprovam atendimento e elogiam o tempo de espera

Todos sabem das dificuldades do país quando o assunto é Saúde Pública. Em muitos municípios, falta utensílios básicos, em outros, sem atendimento. Em Paraíba do Sul, a saúde é prioridade e desde que assumiu o Governo, o Chefe do Executivo, Márcio de Abreu vem elevando o número de atendimento e priorizando ações relevantes a esta pasta.

Durante toda semana, centenas de enxames são marcados pela Secretaria Municipal de Saúde, usuários que dependem do SUS para tais atendimentos. É clara a evolução na qualidade do atendimento e na agilidade em se marcar um exame, como relata a sul-paraibana Maria Nilza.

"No mês passado precisei de uma indoscopia, fui ao meu PSF, consequentemente à casa verde e em pouco menos de 20 dias fui atendida. Sabemos que precisamos melhorar, mas já sinto que as coisas estão mudando para melhor. Gostaria de agradecer aos profissionais da saúde que me trataram muito bem" relata a sul-paraibana.

Outro usuário da Saúde que elogia o atendimento é o jovem Paulo Rocha dos Santos, morador do Jatobá que levou o exame de sua tia para marcação.

"Troxe a marcação de exame para minha tia que está debilitada. Ela precisa de uma ressonância e já marcaram para daqui há 18 dias. Saí satisfeito em saber que no que ela precisa, foi atendida" disse o jovem.

São diversos exames oferecidos pea grade da rede pública de saúde e de acordo com o responsável, a demanda vem sendo cumprida de forma significativa e o município tem muito a evoluir, já que está no caminho certo.

"O lema do nosso setor é humanização, tratamos a todos com todo respeito e dedicação, isso é prioridade. Temos em média mensal aqui na Secretaria de Saúde 700 exames marcados, suprindo a demanda. Para se ter ideia, procedimentos cardíacos, a espera é de até uma semana, já os exames de rotina, de até 30 dias, uma evolução em comparação a outros municípios" relata o responsável pela marcação de exames Augusto Texeira.

Ainda de acordo com o responsável, Paraiba do Sul fechou um importantíssimo convênio com o Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, sendo o único desta parceria na Região.

"Outra grande e significativa conquista foi a parceria com o Hospital da Lagoa, onde qualquer atendimento que o nosso município não oferece e este está no quadro de atendimento da unidade, o sul-paraibano é encaminhado ap hospital e lá recebe  atendido de maneira eficiente e respeitosa, uma grande conquista para s saude do município" relata Augusto.


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