segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Surge uma esperança !!!


O prefeito Gil Leal determinou a paralisação das obras no Parque Salutaris. No momento que começaram as escavações,  surgiram diversos pontos de águas que podem ser nascentes ou olho d´água. Gil Leal determinou a analise da água.
O fato do prefeito ter paralisado para não construir em nascentes é plausível. Somos sabedores do  grande dano que foi o corte das árvores e jamais concordamos,  mais temos que olhar  para frente. Caso o prefeito desista da construção no local podemos  todos juntos colaborar para o replantio do local e preservar o rico lençol freático existente no local.
Minha  preocupação vai além das nascentes, o Parque é todo rico de um lençol freático de águas minerais que abastecem o fontanário. Então para que o lençol continue rico é necessário que tenha uma vasta vegetação para abastece-lo. Caso a vegetação continue sendo retirada e continuem construindo no local, corremos o risco de enfraquecer e até perder as águas minerais.
Por isso, o que temos que fazer com urgência no Parque Salutaris, é replantar essa área que foi devastada e plantar muitas e muitas árvores no Parque.

Estamos lutando muito e de todas as formas para evitar as contruções no Parque e em seu entorno para preservarmos nosso único parque ecológico e ponto turístico. Vamos fazer uma corrente de fé positiva em defesa do parque.  Vai dar certo !!!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Marcinho se encontra com jovens universitários


(Foto: Ao fundo Marcinho conversando com jovens universitários)
Uma das bandeiras levantadas ao longo dos últimos anos pelo vereador Marcinho foi em defesa dos estudantes sulparaibanos, inclusive por faculdades, cursos universitários e muito mais. Nos últimos dias os vereadores Marcinho e Canelinha vêm juntamente com dezenas de jovens universitários buscando propostas que visem resolver a dificuldade dos estudantes com o transporte universitário.

No último dia 12 foi realizado com dezenas de jovens no Clube da terceira Idade “Viver sem envelhecer” o primeiro encontro do grupo para discutir políticas públicas que visem solucionar o problema e na tarde de ontem (19) realizaram mais um encontro, dessa vez na Câmara Municipal com a presença do vereador Marcinho. 

No encontro foram debatidos métodos para aquisição de ônibus para o transporte acadêmico, além da criação de convênios com outros municípios e a criação de uma Comissão Provisória que será o canal entre os estudantes, os vereadores e o Executivo Municipal. O objetivo agora é elaborar um projeto e através dos vereadores Marcinho e Canelinha, levar a iniciativa ao prefeito Gil Leal.
(Foto: Imagem do 1° encontro com universitários)

-Sempre lutamos para oferecer um pouco mais de conforto ao jovem estudante universitário. A economia no orçamento com o transporte universitário permitirá ao estudante investir ainda mais em sua formação e é um sonho que vamos lutar para conseguir. Quem assina a caneta é o prefeito, mas esperamos que com essa mobilização o prefeito se sensibilize em prol da causa. Eu e o Júlio daremos total apoio – finalizou Marcinho.


      

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Agoniza o Parque Salutaris

Após escavações no Parque Salutaris água começa jorrar em nascentes
(Foto: Nascente do local onde prefeitura realiza escavações)
Durante essa semana a Prefeitura de Paraíba do Sul iniciou os trabalhos de terraplanagem no Parque Salutaris para o início das obras. Como já denunciado neste blog, ali existe uma nascente e também um dos lençóis freáticos que abastecem as fontes. 

Os serviços mal começaram e comprovam o que temos dito que ali realmente há um manancial de águas hidromineral. O terreno não pára de jorrar água em diversos pontos. Como ressaltou o vereador Marcinho “o Parque Salutaris está agonizando, chorando com tudo que o Poder Executivo vem causando a ele”. A prefeitura tentou aterrar o local para tampar a água que estava minando e o resultado foi esse, a água começou a brotar com mais intensidade.

Na tarde de ontem (26), pode ser constatado por nós e por todos que passaram pelo local a enorme quantidade de água que está minando, encharcando ainda mais o terreno.

As quase 40 árvores que foram cortadas pela prefeitura, realizavam o seu papel ambiental protegendo a nascente e participavam do ciclo natural das águas que abasteciam aquele lençol freático. Com o corte das árvores a água começou a brotar e quanto mais cavar, mais águas sairão.





quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sobre as árvores do Parque Salutaris

Em resposta a nota veiculada pela Prefeitura de Paraíba do Sul sobre o corte de árvores no Parque Salutaris o vereador Marcinho esclarece:

NOTA DA PREFEITURA - Tendo em vistas as notícias veiculadas na mídia local nos últimos dias, informamos que: as árvores cortadas não estavam nas dependências do Parque Salutaris, mas no terreno em frente, que servia de estacionamento, em área urbana;

VEREADOR MARCINHO - Qualquer pessoa com mais de 30 anos e que conhece o local sabe que a área onde foram realizados os cortes pertence ao parque. Antigamente existia ali um campo de futebol, não existia a rua, onde eles estão cortando, existia um pequeno vestiário com nome do Sr. Ivan que ficava no meio das árvores, tinha uma mina onde as pessoas bebiam e pegavam água.  A prefeitura desapropriou toda aquela área para fazer o Parque das Águas. Mesmo estando do outro lado do pórtico a área pertence ao parque Salutaris. Prova disso é o tanque de águas (com marca da Salutaris) encontra-se até hoje no local.

NOTA DA PREFEITURA - Os cortes foram solicitados pela Secretaria de Projetos e Planejamento Urbano, para instalação de uma escola para portadores de necessidades especiais;

MARCINHO – A secretaria de Meio ambiente autorizou os cortes sem passar pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, sem autorização estadual, IBAMA, Feema e um estudo de impacto ambiental.

NOTA DA PREFEITURA - As 33 árvores que foram cortadas são da espécie Sombreiro (Clitoria fairchildiana), que é nativa da região norte do país; O sombreiro, aqui no município, está em abundância e grande parte doente, acometido de uma broca que destrói a parte inferior do tronco causando sua queda, o que vem ocorrendo com muita freqüência em vários pontos do município, como exemplo na estrada de Werneck e a BR 393, onde a concessionária da rodovia também teve que cortar vários exemplares.
Também a ocorrência e infestação dos Picilídios (Euphalerus Clitotiae), insetos que se alojam nas folhas se alimentando da seiva, causando o enfraquecimento da planta: No local restou um Ipê, que será transferido para as dependências do Parque Salutaris;
Site da Prefeitura diz que no entorno há diversas espécies de árvores (Click na foto para ampliar)

MARCINHO - No local existem diversos tipos de vegetação e não foram cortados somente sombreiros.  As árvores que eles cortaram estavam ali há mais de 30 anos e não haviam apresentado problemas. O próprio secretário em entrevista (em nossos arquivos) disse que aquelas árvores não tinham doença.
A secretaria de meio ambiente vem sistematicamente atacando o sombreiro para cortá-los. Estão com um projeto inclusive de arrancar as árvores da charmosa estrada de Werneck.  Uma boa idéia para o MP e Câmara de Vereadores é apurar o que estão fazendo com a lenha retirada que vale entre R$ 30 a R$ 40 o metro quadrado.
Sombreiro existe por toda Paraíba do Sul, se for cortar todos, vão acabar com as árvores do município.  Nem se as árvores tivessem doentes justificaria o corte. Quando adoece tem que tratar e não matar.

NOTA DA PREFEITURA - Para cada árvore cortada naquele local, plantaremos 15 de diversas espécies nativas da mata atlântica, ou seja, 480 mudas na reserva Aroldo Rangel, que fica no Parque Salutaris;


MARCINHO - Reflorestar o parque é uma obrigação da secretaria de Meio Ambiente, deveriam começar plantando as mudas que estão há 6 meses jogadas ao lado da cabine de entrada do parque. O plantio de novas árvores não justifica o corte de árvores adultas que já estavam realizando sua função ambiental. As que são plantadas hoje levarão anos para estarem adultas e realizando sua função ambiental.

NOTA DA PREFEITURA - O Parque Salutaris ainda não é uma Unidade de Conservação.

Click na imagem para ampliar
MARCINHO - Está ai uma verdade, bem que o vereador Marcinho tentou transformar, mais conforme nota da secretaria Estadual de Meio Ambiente (doc. Publicado nesta edição), o secretário municipal de meio ambiente negou o apoio a implantação de duas unidades de conservação uma no Parque Salutaris e outra no Morro Seco, no Eldorado.
Ainda o fato de não ser unidade conservadora não deixa o parque desprotegido, já que por possuir nascente de águas minerais é Área de Proteção Ambiental e protegido pelo Código Florestal. Além disso o Parque e suas fontes são áreas de interesse estadual conforme Lei 1.130/87 e pelo decreto 9.760/87 que protege expressamente  as 3 fontes de águas o parque e seu entorno.

NOTA DA PREFEITURA - Por tudo exposto acima e também por entender que aquele local, pela proximidade do Parque, pelo apelo ambiental que proporciona o encontro com a natureza (fauna e flora), pela tranquilidade e estrutura esportiva existente, ser o melhor lugar da cidade para esta escola que vai proporcionar maior conforto aos portadores de necessidades especiais, mas também todo esse conjunto torna um ambiente bem mais favorável para as terapias, o que com toda certeza, fará a diferença para esses alunos, suas famílias e educadores.

MARCINHO - Ninguém é contra escola, todos apóiam o projeto do NUMMES, no entanto, existem muitos outros locais que poderia ser construída sem cortar sequer uma árvore e nem construir em cima de uma nascente de águas minerais. Quanto mais urbanizarem o parque construindo escola, fórum e outras obras, maiores serão as chances de acabarem com a Água Mineral Salutaris, que é nosso principal cartão de visitas. Quanto às crianças aproveitarem o parque nada impede que sejam levadas nos diversos ônibus e vans que existem na Secretaria de Educação, para passarem todo o dia no parque. Usar as crianças especiais para construir em cima de nascente de águas minerais é mais que demagogia, é covardia.

NOTA DA PREFEITURA - As razões de toda a gritaria, que é solitária, tem fundamento político,

MARCINHO - Gritaria solitária e política?  Isso é subestimar a inteligência das pessoas. Acontece que às vezes as pessoas são intimidadas a se calar para não sofrerem perseguições. Fica aqui a pergunta para você leitor. Você concorda com desmatamento do parque e construções de escola e Fórum em cima de nascente de águas minerais?

NOTA DA PREFEITURA - Visto que é promovida por pessoas que estão sistematicamente tentando vender uma idéia de crime ambiental que é vazia, omitindo a verdade dos fatos e ainda colocando em suas matérias inverdades, talvez até por ignorância sobre a matéria.

MARCINHO - Pelos argumentos expostos acima, nota-se que a ignorância da matéria parte daqueles que mais deveriam conhecer e proteger o meio ambiente. Às vezes até conhecem, quando é para prender donos de passarinhos, freteiros de lenha e proibir corte de árvores em área de risco. Mas quando são mandados pelo patrão rasgam a coerência, a ideologia e além de calar-se passam a defender desmatamento e construções em nascentes.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Nota, sobre a votação do projeto que protege o Parque Salutaris


O projeto que apresentei na Câmara municipal é um projeto que visa proteger o Parque Salutaris, suas águas minerais e seu entorno de agressões ao meio ambiente que venham prejudicar a sua fauna, flora e principalmente suas águas minerais.
O projeto foi em votação na semana passada, os vereadores da bancada do prefeito Gil Leal me informaram que não votariam a favor do projeto por que o prefeito havia pedido para não votarem pois se aprovada a lei poderia proibir futuras construções no parque como o Fórum por exemplo.
Ao mesmo tempo, grande parte dos vereadores, me disseram que gostaram do projeto e gostariam de aprova-los, não o fariam em razão do pedido do prefeito. Caso o projeto fosse rejeitado pela maioria dos vereadores, não mais poderia ser votado este ano.
Então pedi a palavra, defendi o projeto e pedi para que os vereadores a favor se levantassem e defendessem o projeto, apenas os vereadores João Cara de Anjo e Anderson Dentista o fizeram.  Para não prejudicar o projeto, para que ele possa ser votado ainda este ano e os vereadores tenham mais tempo de analisar e principalmente ouvir seus eleitores, retiramos o projeto que será votado em fevereiro.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

vereador Marcinho concede entrevista a "Voz do cidadão"


Durante entrevista fatos sobrenaturais ocorreram como a retirada da rádio do ar proveniente de uma
misteriosa queda de luz
Foto: vereador Marcinho, Rui Victorino, Carlos Lopes

Em entrevista a rádio 87 Fm na última sexta (21) no programa “A voz do Cidadão” com apresentação de Carlos Lopes com companhia de Rui Victorino, Marcinho falou sobre diversos assuntos de interesse da população, relatando seus principais projetos durante os seus dois mandatos, além de temas atuais na cidade.

Marcinho relembrou fatos polêmicos que marcaram seu mandato em prol da população e marcou mais uma vez seu posicionamento diante da atual administração em Paraíba do Sul. Durante a entrevista que durou quase duas horas o vereador destacou a importância de ser a voz do cidadão junto a Câmara e a Prefeitura.

- Nossa função é ser a voz do cidadão de bem dessa cidade, a voz da população mais humilde e mais desfavorecida. Estou aqui com o objetivo de levar ao Executivo os anseios da população – disse Marcinho em entrevista.

Segundo o vereador a população anda cabisbaixa com a auto estima em baixa devido as mazelas que vem ocorrendo no município, decorrente da atual administração.

Misteriosa queda de luz deixa rádio fora do ar por 30 min. durante entrevista

Durante a entrevista em que o vereador Marcinho falava sobre as mazelas que vive o município uma misteriosa queda de luz retirou a rádio do ar por 30 min., enquanto o município todo estava com luz a “Voz do Cidadão” estava fora do ar. Segundo informações essa é uma manobra realizada pela Light e é de rotina. Será mesmo?

A pergunta que não queria calar: Parque Salutaris

O principal assunto em pauta foi o lastimável corte de árvores no Parque Salutaris, Marcinho relembrou o caso e elucidou o seu posicionamento. No ar o vereador contestou a Nota divulgada pelo secretário de Meio Ambiente e ressaltou a importância de se preservar e ter um plano turístico, ambiental e cultural para o Parque. O projeto de implantação do Fórum no Parque Salutaris na pista de “Four Cross” e Kart é inadimissível. O turista quer ver verde e não blocos de cimento no Parque. Ainda foi dito sobre o plantio de 50 mudas de árvores realizadas pelo vereador e voluntários e a sua luta em prol da preservação do Parque.

- Estão querendo acabar com um dos únicos atrativos turísticos de Paraíba do Sul. O Parque Salutaris é a menina dos olhos da cidade e urbanizar a Salutaris é matar o Parque Ecológico, matar nosso Cartão Postal. Atrás do Fórum, escolas outras estruturas serão montadas, como estacionamento, restaurante, lanchonetes e etc – ressaltou Marcinho.

- Imagine só, o turista está no Parque, buscando a tranquilidade, de repente vem o “camburão” (carro de polícia que carrega preso) levando presos para depor, um monte de advogado de terno e gravata carregando pilhas de processo, carro pra todo lado, todo aquele clima de trabalho. Não tem turista que agüente – explana o vereador.


A seguir uma síntese da entrevista:

·         Marcinho parte pra cima dos grandões em prol da população
Marcinho relembrou que um político de verdade quando está empenhando em realmente lutar pelas causas da população, principalmente a mais humilde ele contraria interesses.


·         Marcinho fala sobre a atual administração em Paraíba do Sul

“Eu não posso concordar de ver investimentos em obras faraônicas em detrimento de obras essenciais para a população” – disse Marcinho
Marcinho ressalta que possui um apreço e uma admiração muito grande pelo prefeito Gil Leal, sua esposa Fátima Leal e pelo seu secretariado,  entretanto foi  autentico em declarar que não pode concordar com diversas coisas em relação a administração e não as pessoas.

·         Marcinho fala sobre a realidade de Paraíba do Sul
Durante a entrevista conduzida com brilhantismo por Carlos Lopes e Rui Victorino foi levantada a questão sobre a situação do município e um dos pontos levantados foi quanto a infra-estrutura. O asfalto do município se encontra em péssimas condições e até o momento nada foi feito e tantos outros problemas que afligem o município.

Além disso, Marcinho relembrou a luta pelos cursos universitários e técnicos em Paraíba do Sul, ressaltando a importância de se capacitar a população, afim de oferecer mão de obra qualificada para as empresas que na região estão chegando.

·         Para onde Paraíba do Sul caminha?
Essa foi à indagação do vereador. Para Marcinho a falta de um Planejamento Estratégico em Paraíba do Sul faz com que o município não possua uma identidade, não se tem um rumo. Qual plano do executivo para Paraíba do Sul? É o turismo? Geração de Empregos? É ser um pólo universitário? Agricultura? “O município está “vagando” sem saber aonde vai” finaliza Marcinho.

·         Turismo: O que era para ser a mola propulsora da cidade está se perdendo
Sendo categórico em dizer que os principais atrativos turísticos do município estão acabando, Marcinho ressaltou que uma das molas propulsoras do turismo em Paraíba do Sul era a Maria Fumaça, que atraia milhares de turistas ao município aquecia a economia e principalmente gerava emprego para a população. O carnaval do ano passado foi um dos piores da história e não teve exposição. Marcinho ressalta que ainda tem esperanças de melhoras na pasta com a entrada do novo secretário.

·         Pólo Industrial: Um sonho que parece estar cada dia mais distante
Outro assunto também indagado foi quanto a geração de emprego em Paraíba do Sul, que é um dos municípios que menos gera emprego na região. Para Marcinho falta visão estratégica para introduzir essa tendência no município. Foi mencionado o exemplo de Três Rios onde milhares de empregos vem sendo gerados, entretanto, as administrações passadas prepararam o terreno e o atual prefeito com empreendedorismo, planejamento e uma equipe engajada em trabalhar para o povo vem concedendo a Três Rios esse “boom” de empregos.

Marcinho citou áreas para instalação do Pólo Industrial em Paraíba do Sul como a Rodovia do Aço (Antiga BR 393) e a Barrinha na área próxima à Três Rios devido a infra-estrutura já montada.