quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sobre as árvores do Parque Salutaris

Em resposta a nota veiculada pela Prefeitura de Paraíba do Sul sobre o corte de árvores no Parque Salutaris o vereador Marcinho esclarece:

NOTA DA PREFEITURA - Tendo em vistas as notícias veiculadas na mídia local nos últimos dias, informamos que: as árvores cortadas não estavam nas dependências do Parque Salutaris, mas no terreno em frente, que servia de estacionamento, em área urbana;

VEREADOR MARCINHO - Qualquer pessoa com mais de 30 anos e que conhece o local sabe que a área onde foram realizados os cortes pertence ao parque. Antigamente existia ali um campo de futebol, não existia a rua, onde eles estão cortando, existia um pequeno vestiário com nome do Sr. Ivan que ficava no meio das árvores, tinha uma mina onde as pessoas bebiam e pegavam água.  A prefeitura desapropriou toda aquela área para fazer o Parque das Águas. Mesmo estando do outro lado do pórtico a área pertence ao parque Salutaris. Prova disso é o tanque de águas (com marca da Salutaris) encontra-se até hoje no local.

NOTA DA PREFEITURA - Os cortes foram solicitados pela Secretaria de Projetos e Planejamento Urbano, para instalação de uma escola para portadores de necessidades especiais;

MARCINHO – A secretaria de Meio ambiente autorizou os cortes sem passar pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, sem autorização estadual, IBAMA, Feema e um estudo de impacto ambiental.

NOTA DA PREFEITURA - As 33 árvores que foram cortadas são da espécie Sombreiro (Clitoria fairchildiana), que é nativa da região norte do país; O sombreiro, aqui no município, está em abundância e grande parte doente, acometido de uma broca que destrói a parte inferior do tronco causando sua queda, o que vem ocorrendo com muita freqüência em vários pontos do município, como exemplo na estrada de Werneck e a BR 393, onde a concessionária da rodovia também teve que cortar vários exemplares.
Também a ocorrência e infestação dos Picilídios (Euphalerus Clitotiae), insetos que se alojam nas folhas se alimentando da seiva, causando o enfraquecimento da planta: No local restou um Ipê, que será transferido para as dependências do Parque Salutaris;
Site da Prefeitura diz que no entorno há diversas espécies de árvores (Click na foto para ampliar)

MARCINHO - No local existem diversos tipos de vegetação e não foram cortados somente sombreiros.  As árvores que eles cortaram estavam ali há mais de 30 anos e não haviam apresentado problemas. O próprio secretário em entrevista (em nossos arquivos) disse que aquelas árvores não tinham doença.
A secretaria de meio ambiente vem sistematicamente atacando o sombreiro para cortá-los. Estão com um projeto inclusive de arrancar as árvores da charmosa estrada de Werneck.  Uma boa idéia para o MP e Câmara de Vereadores é apurar o que estão fazendo com a lenha retirada que vale entre R$ 30 a R$ 40 o metro quadrado.
Sombreiro existe por toda Paraíba do Sul, se for cortar todos, vão acabar com as árvores do município.  Nem se as árvores tivessem doentes justificaria o corte. Quando adoece tem que tratar e não matar.

NOTA DA PREFEITURA - Para cada árvore cortada naquele local, plantaremos 15 de diversas espécies nativas da mata atlântica, ou seja, 480 mudas na reserva Aroldo Rangel, que fica no Parque Salutaris;


MARCINHO - Reflorestar o parque é uma obrigação da secretaria de Meio Ambiente, deveriam começar plantando as mudas que estão há 6 meses jogadas ao lado da cabine de entrada do parque. O plantio de novas árvores não justifica o corte de árvores adultas que já estavam realizando sua função ambiental. As que são plantadas hoje levarão anos para estarem adultas e realizando sua função ambiental.

NOTA DA PREFEITURA - O Parque Salutaris ainda não é uma Unidade de Conservação.

Click na imagem para ampliar
MARCINHO - Está ai uma verdade, bem que o vereador Marcinho tentou transformar, mais conforme nota da secretaria Estadual de Meio Ambiente (doc. Publicado nesta edição), o secretário municipal de meio ambiente negou o apoio a implantação de duas unidades de conservação uma no Parque Salutaris e outra no Morro Seco, no Eldorado.
Ainda o fato de não ser unidade conservadora não deixa o parque desprotegido, já que por possuir nascente de águas minerais é Área de Proteção Ambiental e protegido pelo Código Florestal. Além disso o Parque e suas fontes são áreas de interesse estadual conforme Lei 1.130/87 e pelo decreto 9.760/87 que protege expressamente  as 3 fontes de águas o parque e seu entorno.

NOTA DA PREFEITURA - Por tudo exposto acima e também por entender que aquele local, pela proximidade do Parque, pelo apelo ambiental que proporciona o encontro com a natureza (fauna e flora), pela tranquilidade e estrutura esportiva existente, ser o melhor lugar da cidade para esta escola que vai proporcionar maior conforto aos portadores de necessidades especiais, mas também todo esse conjunto torna um ambiente bem mais favorável para as terapias, o que com toda certeza, fará a diferença para esses alunos, suas famílias e educadores.

MARCINHO - Ninguém é contra escola, todos apóiam o projeto do NUMMES, no entanto, existem muitos outros locais que poderia ser construída sem cortar sequer uma árvore e nem construir em cima de uma nascente de águas minerais. Quanto mais urbanizarem o parque construindo escola, fórum e outras obras, maiores serão as chances de acabarem com a Água Mineral Salutaris, que é nosso principal cartão de visitas. Quanto às crianças aproveitarem o parque nada impede que sejam levadas nos diversos ônibus e vans que existem na Secretaria de Educação, para passarem todo o dia no parque. Usar as crianças especiais para construir em cima de nascente de águas minerais é mais que demagogia, é covardia.

NOTA DA PREFEITURA - As razões de toda a gritaria, que é solitária, tem fundamento político,

MARCINHO - Gritaria solitária e política?  Isso é subestimar a inteligência das pessoas. Acontece que às vezes as pessoas são intimidadas a se calar para não sofrerem perseguições. Fica aqui a pergunta para você leitor. Você concorda com desmatamento do parque e construções de escola e Fórum em cima de nascente de águas minerais?

NOTA DA PREFEITURA - Visto que é promovida por pessoas que estão sistematicamente tentando vender uma idéia de crime ambiental que é vazia, omitindo a verdade dos fatos e ainda colocando em suas matérias inverdades, talvez até por ignorância sobre a matéria.

MARCINHO - Pelos argumentos expostos acima, nota-se que a ignorância da matéria parte daqueles que mais deveriam conhecer e proteger o meio ambiente. Às vezes até conhecem, quando é para prender donos de passarinhos, freteiros de lenha e proibir corte de árvores em área de risco. Mas quando são mandados pelo patrão rasgam a coerência, a ideologia e além de calar-se passam a defender desmatamento e construções em nascentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma vergonha para os demais Vereadores não ter apoio na apresentação de um projeto tão valioso para nossa Cidade.

As dificuldades sempre existirão, o importante neste momento é que o Vereador Marcio não se deixa levar pelas promessas do Prefeito e continue com a oposição a ele, de forma inteligente e competente.