terça-feira, 16 de junho de 2015

Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Paraíba do Sul vive uma nova história na educaçã

Creches e escolas recebem atenção especial por parte do Governo Marcinho

Na última semana uma equipe de avaliadores do MEC (Ministério da Educação) esteve no município para o credenciamento de mais um curso que constará na grade da Faculdade Redentor em Paraíba do Sul: desta vez foi o de Serviço Social.  De acordo com o Diretor de Graduação da Faculdade Redentor André Raeli Gomes, todas as avaliações tiveram resultados positivos. Raeli afirmou que nunca antes um município teve um processo de avaliação com tanta rapidez quanto Paraíba do Sul.

“O ato de credenciamento demanda no mínimo um, no máximo cinco cursos. Pedimos um curso só e ele só é reconhecido após a metade do andamento do mesmo, de acordo com a Portaria nº 40 da lei que rege a Educação Superior. Para aproveitar o tempo, o que fizemos em Paraíba do Sul foi já lançarmos cinco cursos (Engenharias Civil, Mecânica e Produção, além de Serviço Social e Arquitetura e Urbanismo), e nunca ví um processo de credenciamento tão rápido quanto o daqui” disse Raeli.
 
André Raeli, Diretor de Graduação da Faculdade Redentor
Paraíba do Sul vive uma nova história na educação municipal. Foram diversos investimentos na área que são refletidos na qualidade de ensino de nossos jovem e crianças sul-paraibanas. São ações que mudam diretamente para melhor o dia a dia do aluno. Entrega de Kits escolares, reforma de 100% das creches e escolas, título da melhor merenda escolar do estado do Rio de Janeiro, treinamento com todo corpo docente, aquisição de novos veículos, entre outros.

“Desde o início do ano de 2013 as diferenças foram notadas na Educação de Paraíba do Sul, devidos aos grandes e significativos investimentos feitos pelo Governo Marcinho. A frota, completamente sucateada, foi amplamente renovada e todas as creches municipais foram reformadas ainda no primeiro ano de gestão. Inúmeros cursos  de  capacitação  e palestras  foram (e são )  oferecidas  aos educadores  no sentido  de  capacitar  os docentes  e comunidade  escolar  para  o  melhor  exercício  da  profissão. A área  de  Educação  Especial  também  ganhou  grande  atenção  por parte  do  Governo  atual. Institutos  de  referência  como INES  (Instituto  Nacional  de  Educação  de Surdos ) e Instituto Benjamin  Constant  atenderam  aos apelos  do município  e fizerem -se presentes,  capacitando  os educadores  para  atuarem  nas áreas  da  cegueira  e surdez”, enfatizou a Secretária de Educação, Francine Fontainha
 
Secretária de Educação Francine Fontainha
Quem trabalha todos os dias nas escolas sabe o quanto é importante a qualidade do ensino, tal como a estrutura oferecida a cada aluno, professor e profissionais de um modo geral, como relada a Diretora Norma Nélia.

“Paraíba do Sul vive hoje um novo momento, uma nova história, isso mudou de fato a vida de cada aluno e de sua família. Como diretora, perceber no olhar de cada pai, de cada mãe o orgulho em ver seus filhos tendo um ensino de qualidade, recebendo uma merenda que passa por supervisão de uma nutricionista e principalmente, feliz e motivada, nos faz crer que estamos de fato no caminho certo” ressaltou a Diretora Norma Nélia, Diretora da Escola Municipal Prefeito Rocha Werneck.
 
Prefeito Marcinho junto  Norma Nélia, Diretora da Escola Municipal Prefeito Rocha Werneck
As crianças também aprovaram as mudanças, principalmente os kitis escolares, os belos uniformes e a qualidade da merenda, além de estudar em uma escola ou creche toda equipada, reformada e bonita, como relata o jovem Evelyn Angela, que estuda na Escola Municipal Andrade Figueira.
 
Aluna Evelyn Angela

“Minha escola foi toda reformada, recebi novos uniformes e estou muito feliz em estudar aqui”. Disse a estudante Evelyn.

Nenhum comentário: