Já dizia um dos mestres da pedagogia crítica e conscientizador político, Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” Na frase citada o educador fala da dificuldade em transformar o mundo com a educação, e imagine só, sem ela, o mundo estaria bem pior. Com leitura, estudo, entretenimento, informação e qualificação torna-se possível transformar o mundo. O que muitas vezes falta, não é a educação, é a oportunidade de ter a educação. Pela falta de oportunidade de se qualificar, de se informar, de conhecer o mundo, de conhecer outras culturas, de abrir a mente para o novo, que milhões de pessoas se perdem no caminho da vida. E o dever do poder público é oferecer pontes para que cada um construa sua história com qualificação, para mais tarde contribuir os conhecimentos com o país.
Pode-se olhar em volta com atenção para enxergar o que fazer para melhorar a condição de vida da população, e assim, automaticamente, melhorar a cidade, melhorar em mão de obra, em ideias, em planejamentos e em capacitação. Marcio de Abreu, é um dos vereadores que busca a educação como uma alternativa de transformar a cidade de Paraíba do Sul. Cidade que hoje, infelizmente, não tem visão educativa, não investe nos jovens, não traz cursos técnicos para a população e quem dirá uma universidade. Sendo assim, os que têm condições abandonam a cidade, e os que não têm condições, trabalham no que sobrou do comércio local.
Durante pouco tempo de atuação, não ficou despercebido as inovações que o vereador Marcinho está buscando para Paraíba do sul. O vereador bateu recordes em prestação de serviços, ganhou o título de “Recordista da Lei”, título reconhecido devido à sua caminhada nesses oito anos, onde, recebeu mais de 30 homenagens por 11 institutos de pesquisas. E em educação não foi diferente, pensou nos estudantes, no ensino especializado e nos trabalhadores. Elaborou cerca de 30 reivindicações, entre elas estão transporte gratuito para universitário, projeto de capacitação para jovens, plantio de árvores com os jovens, palestra em 5 escolas sobre “Jovens e o Mercado de Trabalho” em parceria com o SEBRAE, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário