Biólogo afirma que árvores plantadas hoje levarão anos para estarem adultas e realizando sua função ambiental
Plantar uma só árvore pode fazer alguma diferença para o planeta? Sim. Ainda que uma muda de árvore pareça pequena demais para isso, ela pode virar uma grande árvore, render frutos e trazer benefícios para o meio ambiente. Agora imagine 50 árvores! Esse foi o número de mudas que vereador Marcinho junto a voluntários plantou, tentando compensar o desmatamento do Parque em dezembro de 2010.
De acordo com o biólogo Milton Luiz Gonçalves, infelizmente as árvores demoram cerca 30 anos para começarem sua função ambiental. As florestas abrigam 90% das espécies terrestres, e suas árvores têm um importante papel na manutenção dos ecossistemas: conservam solos e água, controlam avalanches e protegem áreas de erosão. Nas grandes cidades, as árvores ainda contribuem para a melhoria da qualidade do ar, do solo e das temperaturas, amenizando as ilhas de calor formadas pelas construções e pela poluição.
“Tenho a consciência que mesmo sendo plantadas muitas mudas agora, elas demorarão muitos anos para realizar a função ambiental que as que foram cortadas vinham realizando. Mais foi a única forma que encontrei para fazer algo em apoio ao Parque, em apoio ao meio ambiente. Plantando o dobro do que eles cortaram.” Declara Marcinho.
Lembrando que Marcinho durante sua legislatura lutou até o fim contra a construção de escolas no Parque. Após ter projeto que protegia o Parque Salutaris e as águas minerais rejeitado por 6 votos a 3 na Câmara Municipal, o vereador Marcinho ganhou a causa na justiça, tendo a obra paralisada por provar que no local há nascente de água alcalina. Mas as árvores já haviam sido cortadas e para amenizar o estrago, o vereador organizou uma turma de voluntários e plantaram 50 mudas de árvores nativas no Parque vestindo a camisa “Parque Salutaris, mais árvores, menos cimento”.
“Acompanhei de perto o plantio das mudas junto ao Marcinho e sou a favor em transformar o Parque em um Parque Ecológico. Um lugar onde todas as famílias possam ir para se divertir. Espero que ele nunca perca o sentido de ser um Parque ecológico, que não haja construções, pois fomos criados aqui e muita gente depende da fonte. Eu quero que meus filhos no futuro vejam as árvores que plantei.” Afirma um dos voluntários no plantio, Felipe Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário