segunda-feira, 5 de maio de 2014

Triplica o número de empresas formalizadas em Paraíba do Sul após implantação do REGIN

O programa de desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas de Paraíba do Sul, implantado em 2013 pelo prefeito Marcinho, já vem colhendo excelentes resultados. De acordo com o SEBRAE/RJ, o número de empresas formalizadas no município triplicou após a implantação do Sistema de Registro Integrado (Regin), em 2013.

Um levantamento mostra que o cadastramento mensal aumentou de 11 para 36 microempreendedores e de 7 para 23 empresas. O tempo médio de abertura das empresas diminuiu muito, passando de 1 a 3 meses para de 3 a, no máximo, 7 dias.

Em janeiro deste ano, o SEBRAE/RJ já havia apresentado um balanço com os resultados do programa de desenvolvimento municipal. Na ocasião, o relatório apontou índices bastante positivos para a cidade, que se estabeleceu como a segunda mais forte do Centro Sul Fluminense. Vale ressaltar que em governos anteriores, Paraíba do Sul figurava sempre entre o sexto e o sétimo lugar. Entre os destaques apontados no balanço estão a alta adesão ao Simples Nacional, equivalente a 80% das empresas legalmente estabelecidas; o bom número de associações, cooperativas e grupos produtivos no município, que também são entidades ativas no fortalecimento do MPE (Micro e Pequena Empresa) e MEI (Micro Empreendedor Individual); boa relação entre empresa e agências bancárias; bom número de empresários capacitados no município em relação a temas ligados a desenvolvimento de seus negócios; existência de fiscalização orientada; utilização do REGIN, que diminuiu a burocracia e acelerou o andamento de processos e abertura de empresas; facilidades na concessão do alvará, em residência e, inclusive, em áreas desprovidas de regulamentação, além de concessão imediata de alvará provisório.

Avanço em todas as áreas

Os dados do SEBRAE/RJ demonstram que em apenas um ano houve um enorme avanço do governo Marcinho em todos os quesitos avaliados: desburocratização, uso do poder de compra, empreendedor individual e agente de desenvolvimento. No quesito Agente de Desenvolvimento, Paraíba do Sul já ultrapassa Três Rios, que nos últimos anos se destacou e foi premiada pelo SEBRAE Nacional. De acordo com o SEBRAE, Paraíba do Sul avançou muito no último ano, registrando um dos maiores crescimentos e ficando acima da média estadual em todos os quesitos.

Nenhum comentário: