quarta-feira, 14 de maio de 2014

PSF do bairro Liberdade realiza atendimentos no horário noturno

Objetivo é atender as pessoas que trabalham durante o dia. Exames preventivos e Shantala estão sendo oferecidos gratuitamente aos moradores

O Posto de Saúde do bairro Liberdade está com serviços gratuitos de extrema utilidade para os moradores do bairro. A unidade, uma das oito reformadas pelo Governo Marcinho recentemente, oferece massagem Shantala para bebês e abriu um horário extra para realização de exames preventivos no período noturno, visando atender o público que trabalha durante o dia e não teria tempo para ir ao posto de saúde.

De acordo com a enfermeira Gabriela Magrani, a Shantala é uma das novidades aplicadas recentemente na unidade e já vem chamando atenção das mães do bairro Liberdade. A Shantala é uma massagem que surgiu na Índia, há muito tempo atrás, e traduz um momento de contato mais prolongado com o bebê, através de toques suaves e carinhosos. Entre os benefícios que a massagem proporciona estão a sensação de bem estar e calma, já que, ao receber o toque, o bebê sente-se mais seguro e acolhido. Os estímulos que eles recebem através do toque produzem endomorfinas, que são hormônios neurológicos que reforçam boas sensações.


Em relação ao horário estendido para realização de exames preventivos, Gabriela explica que é uma forma de aumentar o número de exames realizados por mês, mostrar a importância de ter este cuidado com frequência e oferecer horários alternativos para as mulheres do bairro Liberdade. Uma vez por mês a unidade começa a receber as pacientes a partir de 16 horas, e o horário se estende até atender a última. De acordo com a enfermeira, desta forma o número de exames realizados aumenta em cerca de 10, além dos realizados em dias normais.


As atividades são realizadas uma vez por mês e, para solicitar o serviço, basta ir até ao PSF do bairro Liberdade e conversar com a equipe médica. Vale ressaltar que tudo é de graça. O PSF do bairro Liberdade fica na rua Pedro Paulo de Lacerda, 814. Mais informações pelo telefone (24) 2263-2793.

Nenhum comentário: