sexta-feira, 8 de abril de 2016

Paraíba do Sul duplica o número de exames de sangue realizados na rede pública

Policlínica adquire novo equipamento e análise sorológica passa a ser feita na cidade, agilizando assim a entra do resultado e aumento o número de exames por mês

A coleta do sangue era realizada nos PSFs e na Policlínica com marcação antecipada de 30 dias. Após a coleta o material era enviado para análise em outra cidade, demorando de 30 a 45 dias para chegar o resultado, com isso gerava-se uma fila de espera.

Com a aquisição do equipamento de análise sorológica, tornou-se possível dobrar o número de exames. Antes da aquisição eram realizados 300 exames por mês e hoje são mais de 600. Além disso, o tempo de marcação para a coleta diminuiu para no máximo 15 dias e a entrega do resultado passou a ser feita em 10 dias úteis. Os exames de urgência são realizados no dia seguinte ao pedido de marcação e para os exames de alta complexidade a entrega dos resultados é feita em até 15 dias.

“Os exames que estavam atrasados estão sendo colocados em dia. Toda semana está sendo feita entrega de exames e assim estamos acabando com a fila. Em pouco tempo vamos ajustar a marcação e teremos apenas a demanda atual para cumprir. Nós sabemos que quanto mais cedo chega o diagnóstico de qualquer doença, mais eficaz é o tratamento e foi pensando nisso que a prefeitura adquiriu esse equipamento.” – Explicou a coordenadora de análises laboratoriais, Lorena Pitta Nascimento.

“A gente depende do exame para cuidar da maneira certa de cada doença, especialmente da dengue. Ter agilidade nesse processo é fundamental.” – disse Carlos Henrique Modesto que estava realizando exame na Policlínica.

Exames para confirmação de dengue são feitos no dia seguinte à solicitação
Aqueles que estiverem com suspeita de dengue podem procurar a Policlínica e marcar o exame de sangue, que deve ser realizado do 5º ao 10º dia após o início dos sintomas.

Gestantes com suspeita de zika também terão seus exames marcados com prioridade. Elas devem procurar a sala da epidemiologia, na Rua Marechal Floriano Peixoto no centro e solicitar o exame. 

Nenhum comentário: