segunda-feira, 18 de abril de 2016

Prefeitura de Paraíba do Sul realiza obras no Amapá

Obras de infraestrutura podem acabar com alagamentos em dezenas de residências

            Somente quem mora no bairro Amapá conhece o sofrimento da população nos períodos de chuva. Basta caírem chuvas intensas que os moradores da Rua Maurilio Avelino de Oliveira sofrem com alagamentos que invadem suas residências e colocam em risco a saúde e os bens materiais. 
O problema do alagamento em algumas ruas do bairro é antigo, pois elas ocupam um vale às margens de um pequeno córrego onde há a convergência de águas de todo o bairro, o que facilita o acúmulo e, consequentemente, o alagamento.

A origem do problema está ligada à criação do loteamento. Quando foi criado, o Amapá não recebeu as obras de infraestrutura necessárias para prevenção de riscos às habitações. Não foram realizadas as obras de saneamento básico e captação de águas pluviais.
            “O problema se arrasta há anos. Já tive que acordar de madrugada várias vezes para subir os móveis e meu irmão perdeu ferramentas da oficina dele por causa desses alagamentos”, lembra a moradora Dandara de Fátima Soares.
            Um grupo de moradores do bairro Amapá procurou o Prefeito Márcio Abreu a fim de buscar uma solução compartilhada para o problema. O Prefeito envolveu a secretaria de obras que projetou a construção de uma galeria de captação de águas pluviais com 400 metros de comprimento e que dependeria da autorização para a instalação da rede dentro dos terrenos de alguns moradores. Os moradores logo se mobilizaram e conseguiram com que todos os envolvidos autorizassem que as obras fossem realizadas.
            Geni de Paula da Silva, 69 anos, aposentada, moradora do Bairro Amapá há 11 anos, informou que tem pedidos da obra desde quando foi morar no bairro. Recordou que o Prefeito anterior na enchente de 2010 prometeu realizar a obra da galeria, que mandaria a máquina para fazer as obras, mas que nada foi feito.
            “Olha aqui esta vala. Fica um mau cheiro terrível aqui o dia todo. O Marcinho teve aqui e garantiu que isso vai acabar. Agora estou confiante. Não vejo a hora de ver isso tudo resolvido”, declara Geni de Paula, uma das beneficiadas pela obra.
            Segundo informações da secretaria de obras serão necessários pelo menos dois meses para que a galeria de captação de águas pluviais fique pronta. “Essa obra vai dar tranqüilidade aos moradores. Iniciamos um ciclo de obras para o Amapá, mas não poderíamos fazer qualquer obra sem que esta fosse realizada. O importante é que demos um passo importante para darmos dignidade à população de um dos bairros que mais crescem em Paraíba do Sul”, declara o Prefeito Márcio Abreu.


Nenhum comentário: