quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Paraíba do Sul terá Feira de Agricultores Orgânicos

Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Ambiente e Agricultura, a Feira de Agricultores Orgânicos de Paraíba do Sul acontecerá todos os sábados na Praça Garcia, das 8:00 às 12:00 horas, tendo início no próximo dia 7, com disponibilização de produtos de extrema qualidade e recém colhidos de lavouras certificadas pela ABIO, além de mel e derivados também certificados.

            Um dos principais objetivos da realização desta feira é incentivar o pequeno agricultor a alavancar sua produção que, em tempos de crise, acaba sendo perdida ou vendida a preços que não compensam sequer a colheita. Dessa forma, a Prefeitura Municipal apoia o desenvolvimento da feira, na qual o consumidor terá acesso a produtos colhidos no mesmo dia e com preço justo, ficando ambos satisfeitos, produtor e consumidor.

            Outro aspecto importante é que cada feirante da Feira de Agricultores Orgânicos de Paraíba do Sul possui seu certificado de produção orgânica (hortifrutigranjeiros e mel), expedido pela ABIO, através do sistema participativo de certificação, comprovando a qualidade do produto e que durante todo o processo produtivo nenhum aditivo químico foi utilizado, fato que contribui para uma alimentação extremamente saudável.

            A chegada do produto do agricultor no mercado consumidor é o reflexo de várias ações encabeçadas pela Secretaria do Ambiente e Agricultura, como assistência técnica, melhoria das estradas e busca de parcerias com instituições como a EMATER-RIO, o SENAR-RIO / Sindicato Rural de Paraíba do Sul e o SEBRAE-RJ. Capacitar o agricultor familiar nos diversos setores da produção é fundamental para que ele se sinta seguro no processo produtivo e ofereça à sociedade o melhor possível a preço justo.

“A Feira de Agricultores Orgânicos vem ao encontro do meu projeto de governo, que visa estimular a agricultura familiar e uma alimentação saudável acessível a toda a população”, afirma o Prefeito Marcinho, que já anuncia também que voltará comprar produtos orgânicos certificados de agricultores familiares de Paraíba do Sul para a merenda escolar em 2016, como foi feito em 2014. Para a secretária Nathália Mafra, “a feira será um grande sucesso e já no dia 7 toda a população poderá conhecer um pouquinho do que há de melhor da agricultura orgânica e da apicultura (também orgânica) do nosso município”.


Nenhum comentário: