Marcinho esteve junto com equipe do Jornal A Folha denunciando o descaso com a comunidade
Na última quinta-feira (25), o vereador Marcinho e a equipe de reportagem do jornal A Folha esteveram na Estrada Silvio Guaraciaba, conhecida também como “favelinha” no bairro Barão de Angra para averiguar diversas denúncias por parte dos moradores. O vereador Marcinho enviará ao Prefeito Gil Leal, indicação requerendo em caráter emergencial, melhorias para a comunidade.
Segundo informações o local está abandonado há mais de cinco anos pelo Poder Executivo de Paraíba do Sul.
Em conversa com os moradores, descobrimos que são muitos os problemas. Falta de iluminação, falta de lixeiras, ratos passeando pelas ruas, lixo espalhado por todos os lados, falta de segurança e esgoto a céu aberto, quadra poliesportiva abandonada e para finalizar a área de lazer ( Parquinho) das crianças está destruída pela falta de manutenção.
De acordo com o morador Juliano Xavier Terzella, este descaso vem ocorrendo há muito tempo e diversas reclamações foram encaminhadas a prefeitura municipal de nossa cidade.
-O descaso em nossa rua é grande, sinto vergonha em olhar para o local onde mora e vê-lo abandonado, esquecido.
Já conversamos diversas vezes com prefeito Gil Leal, no intuito de conseguirmos melhorias, mas a resposta é sempre a mesma “vamos dar um jeito”.
Não agüentamos mais isso, estamos sem saber o que fazer, já estamos com nossas forças praticamente esgotadas, mas estaremos sempre cobrando até que algo seja feito- declarou o morador Júlio Xavier.
Esgoto a céu aberto
Em alguns trechos da Estrada Silvio Guaraciaba pode-se notar que existe esgoto a céu aberto, muitas vezes aberto até mesmo por um morador, mas onde deveria ter o acompanhamento e a fiscalização da prefeitura e isso não acontece. Um grande desrespeito com a saúde humana, uma vez que com esta situação os moradores correm sérios riscos.
Falta de iluminação
De acordo com os moradores, em certos pontos do bairro não têm postes com lâmpadas, dificultando assim a passagem ao anoitecer.
- Existem lugares em nossa rua que não há iluminação, ao anoitecer o medo aparece, pois ficamos às escuras sem qualquer tipo de segurança.
Precisamos que nosso bairro tenha mais pontos com postes e assim termos uma iluminação adequada- declarou Magna da Silva
Falta de lixeiras por todo o bairro
Ao chegarmos à Estrada Silvio Guaraciaba notamos que não havia lixeiras, e assim os moradores confirmaram, não tem sequer uma lixeira, induzindo assim o acúmulo de lixo em locais proibidos, ou, como é o caso, no meio da rua.
Escada sem corrimão
No local há uma escada que dá acesso a BR 393, onde muitos pessoas passam para chegar as suas casas, e nesta não há nem corrimão, levando um perigo iminente as pessoas que a utilizam.
- Minha avó de 67 anos foi ao PSF do bairro e teve que passar pela escada, ao descer ela escorregou e acabou caindo, tendo várias lesões pelo corpo. O acidente foi tão grave que ela esta sendo submetida a sessões de fisioterapia. Um absurdo!
A escada só está em bom estado, porque nós moradores juntamos um “dinheirinho” e conseguimos melhorá-la, pois se fossemos depender da prefeitura, ela estaria caindo aos pedaços- relatou Mônica Xavier da Silva.
Área de lazer abandonada
Como em muitos bairros de Paraíba do Sul, a área de lazer da Estrada Silvio Guaraciaba, está totalmente abandonada, praticamente inutilizada.
De acordo com os residentes está situação ocorre há mais de 5 anos e desde a inauguração da quadra e do parque nenhum tipo de melhoria foi feita.
- Muitas vezes não conseguimos praticar nenhum esporte, pois se encontra completamente abandonada, a pintura não existe mais, buracos por toda parte, a grade que envolve a quadra está enferrujada e as traves estão quebradas- Disse o Morador Geraldo.
A situação no parque também é a mesma, abandono é o que se vê em todos os lados.
Centro de Capacitação alugado pela prefeitura está trancado e materiais que deveriam servir para levar educação e capacitação profissional estão apodrecendo
O Centro de capacitação Maria Monteiro Dias dos Santos, que funcionava com o intuito de capacitar e preparar os jovens adultos e crianças do bairro foi esquecido pela prefeitura, os materiais adquiridos por ela estão abandonados, assim como o centro de capacitação.
Muitos moradores reclamam em não ter um projeto social no bairro, por mais básico que seja, mas que leve um pouco de esperança a esta população que sofre na pele a dor de um abandono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário