segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Parque Salutaris: mais árvores e menos cimento


Marcinho e jovens voluntários plantam 50 mudas de árvores nativas no Parque Ecológico

Marcinho momentos antes do plantio de dezenas de mudas
No último domingo  (26), o vereador Marcinho juntamente com alguns jovens, maioria moradores do Bairro da Grama, realizaram um movimento silencioso, onde plantaram aproximadamente 50 mudas de árvores nativas no Parque Salutaris.

De camisas verdes em letras brancas, os jovens também protestaram contra o corte de árvores realizado pela Prefeitura no Parque Ecológico. “ Parque Salutaris: mais árvores, menos cimento” eram os dizeres estampado na camisa do grupo.

As mudas foram adquiridas pelo vereador, na tentativa de amenizar um pouco a drástica situação causada pelo executivo por causa do corte de mais de 20 árvores durante a semana passada.
Marcinho plantando muda de árvore nativa no Parque
- Tenho a consciência que mesmo sendo plantadas muitas mudas agora, elas demorarão muitos anos para realizar a função ambiental que as que foram cortadas vinham realizando. Mais foi a única forma que encontrei para  fazer algo em apoio ao Parque, em apoio ao meio ambiente. Plantando o dobro do que eles cortaram. Mas o estrago que a prefeitura fez é irreparável. Uma pena, um absurdo, uma covardia - ressalta Marcinho.

Dezenas de voluntários durante o plantio de árvores
A preocupação das pessoas com o corte de árvores é grande, preocupam-se com o risco que as águas minerais estão sendo colocadas, preocupam-se com o corte de dezenas de árvores que combatiam o aquecimento global e o efeito estufa, preocupam-se com o impacto do projeto turístico que o Parque representa.

- Quando meus filhos apontarem para um pássaro e disser o que é aquilo, quando árvores se tornarem peças raras, com certeza olharemos para trás e falaremos, porque destruí tanto. Segundo informações para cada árvore derrubada serão plantadas cinco, até quando tamparemos o sol com a peneira? Sabemos que uma árvore para crescer em condições normais, cerca de 15 a 18 metros ela demora nada mais do que 30 anos. Afirmou o deputado federal juvenil Tiago Martins que também participou do movimento.

- O turista quando vem na Salutaris, quer ver o verde, que beber água mineral sem risco de contaminação, quer ver passarinho cantando, quer ver muitas árvores sendo plantadas e não ver cada vez mais crescer colunas de cimento - afirmou o jovem Cláudio, morador do Morro da Alegria.

Nenhum comentário: