A secretaria de saúde de Paraíba do Sul se prepara para a Campanha Nacional de Multivacinação, que acontece dia 14, em todo o Brasil.
A secretaria, através do serviço de imunização tem como meta vacinar cerca de 3.300 crianças de 0 a 5 anos contra a poliomielite independente do número de doses que a criança já tenha tomado anteriormente. Neste dia, é importante que levem as crianças ao posto de vacinação mais próximo ou no Centro de Atenção Materno Infantil, no centro da cidade, que funcionará das 08 as 17:00h, acompanhada do cartão de vacina.
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda. Ela atinge principalmente crianças de até 5 anos e pode se caracterizar por paralisia, principalmente dos membros inferiores. A pólio pode deixar seqüelas graves e, em alguns casos, levar à morte
A doença é transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. O vírus é carregado pelas fezes e pelas gotículas expelidas durante a fala, a tosse e o espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene pessoal e de saneamento na moradia e concentração de muitas crianças na mesma casa favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão pode ocorrer durante o período de incubação.
Graças às campanhas de vacinação, a doença está erradicada no Brasil. Mas a vacinação é necessária porque a pólio ainda existe em outros países, e há risco de retorno da doença para o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário