terça-feira, 24 de junho de 2014

Trabalho constante no combate à dengue é um dos trunfos do governo Marcinho para evitar a doença

Um trabalho constante de prevenção à dengue que vem dando resultados muito positivos. Em Paraíba do Sul, o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é feito durante o ano inteiro por equipes da Secretaria municipal de Saúde. São dois agentes de endemias em cada bairro diariamente realizando visitas domiciliares.

A orientação do prefeito Marcinho é que a prevenção seja realizada durante o ano inteiro, e não apenas nos períodos considerados críticos, como ocorre na maior parte dos municípios. A medida, que começou a valer em 2013, já demonstrou ser eficiente, já que no último verão a cidade se viu livre da doença. A cada dois meses os agentes de endemias visitam de 800 a 1000 residências, estabelecimentos e também terrenos baldios. O trabalho é vistoriar os pontos estratégicos, eliminando os focos de larvas e mosquitos, além de orientar os moradores sobre como prevenir a proliferação do mosquito da dengue.


- É excelente esse trabalho realizado de combate a dengue. Eu acho importante. Aqui no meu bairro eu não sei de casos de dengue. Por estarem passando sempre, as pessoas estão se tornando mais conscientes também. Eu acho muito bom o trabalho dos agentes – disse Madalena de Souza Mello, moradora do Amapá.

De acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, está dentro das residências. Por esse motivo, a participação da população neste processo é fundamental para o sucesso do combate à doença. Medidas simples, como cuidar diariamente das casas e quintais, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, fazendo a limpeza das calhas, mantendo as caixas-d'água tapadas, protegendo os pneus da chuva e retirando os pratinhos com água das plantas, entre outras, podem evitar uma epidemia da doença.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Cristina Silva Souza, o combate ao vetor não pode parar. "A prevenção ainda é a melhor arma no combate à dengue e o envolvimento da população nas ações de combate é fundamental, não somente nos períodos mais críticos, mas durante todo o ano".


Em casos de dor de cabeça, principalmente na região dos olhos, febre alta, vômito e dores nas articulações, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Todas elas estão prontas para detectar e tratar a doença. A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti contaminado e os sintomas são semelhantes a uma gripe: dores de cabeça e nas articulações, fraqueza, falta de apetite, febre pontos avermelhados na pele. Se o indivíduo apresentar qualquer um desses sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Nenhum comentário: