segunda-feira, 2 de junho de 2014

Paraíba do Sul Sem Tabaco: Prefeitura oferece programa para aqueles que desejam abandonar o cigarro

Preocupado com a saúde da população, o governo Marcinho está oferecendo uma oportunidade para quem quer deixar o vício do cigarro e levar um estilo de vida mais saudável. Através do Programa  de Controle do Tabagismo, a Prefeitura de Paraíba do Sul e Secretaria de Saúde tem o objetivo de reduzir doenças relacionadas ao uso do tabaco, em especial o câncer.

O programa atualmente funciona no Centro de Atenção a Saúde do Idoso, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. O tratamento é aberto para pessoas de todas as idades que querem abandonar o vício. Os interessados devem passar por uma triagem. Inicialmente o paciente precisa procurar o Posto de Saúde da Família mais próximo de onde mora para fazer o rastreamento de possíveis alterações cardíacas e pulmonares. Logo, o paciente sem alterações que impossibilitem o tratamento é avaliado pelo enfermeiro e médico do programa. Após as avaliações, o tratamento segue com apoio de medicamentos e acompanhamento de psicólogo, farmacêutico, fisioterapeuta e nutricionista.
 
A dona de casa Michele da Silva, de 31 anos, aderiu ao programa e aos poucos está abandonando o vício
A equipe multidisciplinar se reúne com os pacientes durante o primeiro mês e depois quinzenalmente nos dois meses seguintes. Os profissionais fazem o acompanhamento do peso e da pressão arterial dos pacientes, verificando como estão reagindo ao tratamento. Além da troca de experiências durante a conversa e orientações. É oferecido também tratamento com adesivo, pastilhas e antidepressivo, se necessário. Todos vão sendo diminuídos gradativamente.
 
O enfermeiro e Coordenador do Programa Fabricio Dala
O uso do tabaco se destaca como uma das principais causas de morte evitável do mundo. Estima-se que os tabagistas no mundo somem cerca de 1,3 bilhão de pessoas, ou seja, quase 20% da população mundial adulta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

A dona de casa Michele da Silva, de 31 anos, moradora do bairro Cerâmica D’Ângelo, aderiu ao programa e diz que funciona e muito bem. “Tem dois meses que eu estou participando do programa, eu controlei bastante, eu fumava 1 maço de cigarro por dia, agora quando me dá vontade de fumar eu compro 1 ou 2 varejos. Logo no começo eu vi a diferença, tira bastante a vontade de fumar” – conta Michele.


- Pelo que eu tenho observado o programa tem ajudado muito e as pessoas tem ficado muito satisfeitas. O índice de pessoas que estão parando realmente é muito alto. Eu estou conseguindo perceber que os pacientes têm vindo e elogiado o programa – garantiu o enfermeiro e coordenador do programa, Fabrício Dala Paula de Abreu Lima.

Nenhum comentário: