quarta-feira, 11 de junho de 2014

2ª edição do Paraíba do Sul Cena Sul foi sucesso absoluto de público

Com 22 apresentações teatrais, nacionais e internacionais, oficinas e exposição artística a 2ª edição do festival Paraíba Cena Sul foi sucesso absoluto de público. A edição de 2014 recebeu um público ainda maior que do ano passado pelo aumento de atrações oferecidas. Organizado pela Prefeitura de Paraíba do Sul através da Fundação Cultural em parceria com SESC Rio, o festival Paraíba Cena Sul, promovido pelo Governo Marcinho desde o início do ano passado, tem grande importância para o resgate cultural do município.
 
“Eu assistir as duas últimas peças e achei incrível. É fundamental esse apoio do prefeito. Que isso continue vivo! Agradeço muito essa iniciativa do prefeito Marcinho - destacou o ator Angelo Antonio
O festival começou no dia 30 de maio, e chegou ao fim nesse último domingo, 08 de junho, com saldo bastante positivo. O festival atraiu durante toda a semana centenas de pessoas do município e região. Com peças teatrais gratuitas e de alta qualidade, a mostra contou com espetáculos da companhia de teatro do Rio de Janeiro, São Paulo, Barra Mansa e inclusive, de fora do país.

Um dos pontos altos do festival foi às peças “Juancho Barranco – Um gaúcho a tranco”, da companhia Macaco Elétrico, que veio da Argentina especialmente para participar do evento, a peça “R&J – Juventude Interrompida”, com a participação de atores globais e indicada aos prêmios Shell, APTR e Fita, e “Desamor”, um texto inédito de Walcyr Carrasco, autor de novelas como “Amor à vida” da TV Globo.

 Além dos outros espetáculos de alta qualidade como a peça Arressolvido, Sobre Narizes e Jalecos, Contos dos Continentes, Uma Vida Boa, Os Malas, Polentas Com Radite e Roliúde.


A maior parte dos espetáculos foram realizados no Theatro Municipal Mariano Aranha, com lotação máxima todos os dias tanto na parte da manhã, tarde e noite. No final de todas as peças, os atores e diretores se colocavam à disposição da platéia para debater sobre a peça. Os outros locais que receberam o evento foram a Praça Garcia, no centro, Parque Salutaris, campo de futebol do bairro Liberdade, onde atraiu um grande público, com espetáculos de grande destaque no circuito teatral brasileiro nos últimos tempos como a peça Muito Além do Jardim, Cortejo do Bando de Palhaços e Caminhos – Uma Intervenção Urbana.  


Artistas e estudantes tiveram a oportunidade de participar das oficinas com o grupo argentino Macaco Elétrico, ministrada pelos atores Rosalia Jimenes, Brian Molfa e Tomas Yacachury, no Cinema Popular Nívea Stelmann. Além das oficinas da companhia Santa Víscera Teatro de São Paulo, ministrada por Marco Antônio Barreto e Graciane Pires e, as peças da companhia de teatro de São Paulo com o tema TEATRO À LA CARTE, realizado nas escolas públicas, oferecendo cultura para os alunos da rede de ensino municipal.

 Houve também o Encontro com Armando Babaioff no Theatro Municipal com tema “Jovens Atores – Caminhos Possíveis Para Uma Vida Profissional no Brasil”. E a exposição do artista plástico Alberto Castilho, que teve inicio no dia 30 de maio e continuará até o dia 30 de junho, no Theatro Municipal.

“Estou muito feliz de ver o teatro da nossa cidade abrindo as portas para a população, já que teve fechado tantos anos. E esse é o segundo ano dessa mostra e eu to aqui sempre participando de oficinas e assistindo as peças. O resgate da cultura no governo Marcinho foi maravilhoso. Tem 14 anos que eu moro aqui, e eu fazia parte de um grupo de teatro aqui que sempre ensaiamos na rua, nas casas das pessoas e até na praça, nunca tivemos apoio, e nós desistimos na época de fazer teatro aqui. O Marcinho está de parabéns. Espero que ele continue dando apoio. Porque nós artistas precisamos é disso, de apoio. E nunca ninguém deu valor. Nunca tivemos espaço. E agora com Marcinho Graças a Deus estamos tendo apoio“ – disse a atriz de teatro de Paraíba do Sul Rose Santana.


Quem prestigiou o festival e disse estar muito feliz com a iniciativa do prefeito Marcinho foi o ator global Ângelo Antônio - “Eu espero que tenha mais vezes. Eu cheguei no finalzinho do festival e assistir os dois últimos espetáculos e achei incrível. É fundamental esse apoio do prefeito. Que isso continue vivo! Quero muito ajudar e participar de alguma forma. Agradeço muito essa iniciativa do prefeito Marcinho“ – destacou o ator Ângelo Antonio.


Nenhum comentário: