segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Centro de Qualificação Profissional está transformando a vida de dezenas de jovens no bairro Liberdade



“Só tenho que agradecer pela oportunidade que o prefeito está dando pra gente, apostando no nosso futuro”, disse um dos alunos


Mais uma obra para mudar vidas. Assim pode ser definido o Centro de Qualificação Profissional do bairro Liberdade. Inaugurado pelo prefeito Marcinho em Maio deste ano, o CQP está transformando a vida de jovens sul-paraibanos daquela localidade e de toda Paraíba do Sul.

Na unidade do bairro Liberdade (outros dois CQPs foram inaugurados, um no bairro Eldorado e outro em Werneck) dezenas de alunos distribuídos nos cursos profissionalizantes de Soldador, Serralheiro e Eletricistas contagiam por sua felicidade e esperança por dias melhores.

- Estou achando o curso bem legal, é uma oportunidade de planejar um futuro. Eu também gosto de solda, essas paradas. Eu pretendo com meu primo, depois que me tornar profissional, com diploma, montar nossa própria serralheria. Está sendo bom, legal, ajudando algumas pessoas a sair das drogas – conta Leonardo Oliveira, de 19 anos, morador do bairro e aluno do curso de serralheria e solda.

Leonardo espera montar sua própria oficina de serralheria

O professor Márcio Rogério lembra do empenho de seus alunos e reafirma que além de proporcionar uma nova profissão para os jovens, o CQP Liberdade está mudando a vida de cada um, colocando-os no rumo certo:

- Eles estão com uma oportunidade muito boa nas mãos. Quem aproveitar vai sair daqui um ótimo profissional. Tenho muitos bons alunos aqui. Eles vão ter grandes oportunidades, bem maior do que se eles ficassem na rua brincando, jogando bola. Acho que eles vão dar mais valor ainda, está dentro do bairro, dentro da casa deles. Eles estão aprendendo a parte da elétrica residencial básica, e depois vão para a parte industrial. Eles vão aprender a montar até a parte elétrica toda de uma residência – afirma o professor do curso de elétrica.

O mestre lembra do bom momento que Paraíba do Sul está vivendo, e, claro, das oportunidades que seus alunos terão no mercado de trabalho com o crescimento da cidade. “Essa turma saindo daqui vai ter mais gente capacitada para fazer instalação em casas, prédios. Paraíba está crescendo muito, tem muita obra aparecendo, e não encontram profissionais na área, e são esses meninos que vão preencher essas vagas”, disse.

A chance de alçar voos mais altos na vida contagia. A aproximação da realização de um sonho os deixa ainda mais empolgados.

- Eu estou achando maneiro, é bom, a gente aprende a ser alguém na vida. Espero conseguir um trabalho melhor, eu era químico em uma empresa, com o curso de elétrica é melhor, ganha mais oportunidades. Com o curso a gente consegue oportunidades. A gente tem que dar valor, está geral entrando nas drogas, no caminho errado, e aqui, um curso pertinho, no bairro deles, ajuda a mudar esse caminho. É de graça. É uma oportunidade - Rodolfo Conceição, 20 anos

Temos que agradecer ao prefeito pela oportunidade que está dando pra gente, disse William

E os jovens estão cientes também do bom momento e veem que um futuro melhor, mais próspero, está por vir.

- É uma oportunidade maravilhosa que a Prefeitura está proporcionando para o pessoal. Muitos alunos aqui são de longe, o pessoal da região também, a gente se sente muito bem tendo uma oportunidade dessa, porque antigamente o curso era só em outra cidade, cursos profissionalizantes, nem o básico tinha por aqui. Esse curso vai abrir novas portas, um leque de opções muito maior para a gente. Vai melhorar o nosso futuro. Se Deus quiser, depois que eu terminar, pegar meu diploma, ingressar em uma empresa grande que trabalhe com serralheria, com solda, ganhar bastante dinheiro, ficar rico (risos). Eu estou achando maravilhoso, o curso até agora está ótimo, não tivemos problema, não tivemos atraso, todo mundo está se dando bem. O professor está sendo bom também, pega no pé da gente, e isso é bom – disse o jovem William Cezar, de 19 anos, morador de Werneck.

Willian faz questão de agradecer ao prefeito Marcinho pela oportunidade criada: “Eu quero agradecer a oportunidade que ele está dando para gente, muito obrigado pelo curso, e é isso aí, está fazendo um bom trabalho” disse.

Nenhum comentário: