quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Após anos amargando prejuízos, produtores rurais de Paraíba do Sul comemoram recuperação das estradas vicinais

No passado perdia-se até R$ 50 mil por safra. “Mudou tudo”, comemoram os moradores da Zona Rural

Uma grande obra não deve ser medida pelo seu tamanho nem por sua pompa ou por qualquer outro aspecto que não seja melhorar a vida dos cidadãos. E essa é a principal função do poder público, tornar melhor a vida do cidadão. Com esse pensamento, e sabendo de todos os problemas enfrentados pela população rural de Paraíba do Sul, o prefeito Marcinho, em uma de suas primeiras ações quando assumiu o cargo de chefe do executivo municipal, foi conseguir, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, máquinas do Programa Estradas da Produção para amenizar e solucionar o principal problema da zona rural que afetava a vida de todos diariamente: a péssima qualidade das estradas vicinais.


A história contada por Fabiano dos Santos, de 30 anos, ajudante do produtor de tomates na Fazenda Mato Grosso, no distrito de Sebollas, demonstra que o papel de melhorar a vida dos cidadãos atribuído ao poder executivo municipal está sendo cumprido. Segundo balanço da Emater – RJ, parceira do Governo do Estado no programa Estradas da Produção, somente em 2013, 180 Km de estradas vicinais foram recuperadas, 135 Km realizados pelo Programa Estradas da Produção, e 45 Km com o maquinário recuperado da nova Prefeitura.

– Melhorou muito, arrumaram, ensaibraram, 90% do que era, melhorou bem. Estava bem difícil (escoar a produção) chegava caminhão a agarrar, saia carro pesado, ficava agarrado o caminhão, as vezes ficava de um dia pro outro por causa das estradas. Com a estrada boa fica muito melhor – contou Fabiano.


O ajudante de produtor afirmou que antes, com as estradas sem manutenção e cheia de problemas, teve grandes prejuízos durante o escoamento da produção. Ele explica que muitas empresas que prestam serviço de transporte não pegavam o serviço de transporte da produção devido às más condições das estradas vicinais:

– As vezes muita gente não gosta de botar caminhão. Já cheguei a perder uns três caminhões por safra, mais quando a estrada fica ruim, na época da chuva. Um prejuízo de mais ou menos 40, 50 mil (Reais). Varia muito pelo preço. Tomate é aquele negócio de safra, se tiver bom e perder na época boa, perde mais – afirmou.


Graças ao intenso trabalho do governo Marcinho isso não acontece mais na Fazenda Mato Grosso. Com as estradas vicinais recuperadas, a presença do poder público é reconhecida:

– Era bem cheio de buraco, não tinha manutenção de prefeitura, não tinha nada, agora a prefeitura ta dando uma roçada, uma limpeza geral, está mantendo a estrada, ensaibrando. Para nós está ficando 100%. Vou te falar a verdade, uns 15 anos (que não tinha manutenção das estradas). O melhor tempo que estamos tendo é agora com essa estrada. Eu já larguei o meu carro na beirada da rua porque não tinha condições, não tinha manutenção de estrada, daí o carro não subia – explicou Fabiano.


A vida de todos está melhor na zona rural em Paraíba do Sul. Alexandre da Silva, lavrador, de 19 anos, lembra que as estradas estavam precárias, que a população tinha dificuldades até mesmo de realizar coisas simples, como ir ao médico, se deslocar até a cidade ou a kombi escolar conseguir acesso para pegar alunos para levar para as escolas:

– Melhorou muito pra gente. Para gente poder ir para o médico, melhorou bastante. A estrada estava muito ruim. Também melhorou muito, ajudou (escoar produção). Tinha muitos buracos, desbarrancava muito as estradas, não tinha como passar, agora não, passou a máquina, botou saibro, quando chove não tem aquelas buraqueiras. Aqui foi um mês, foi coisa rápida. Mudou tudo, acesso mais à cidade. A kombi para as crianças melhorou muito, antes não tinha né. Quando chovia a estrada ficava cheia de barro, agora está bem melhor. Tem muita gente aí que não tinha acesso às lavouras para poder carregar caminhão, agora melhorou. O caminhão não andava, quebrava muitas molas com aqueles buracos, tinha muito peso e tinha lugar que nem passava, as vezes o caminhão passava de lado quando desbarrancava, agora está tudo bem, graças a Deus – detalhou Alexandre, com o orgulho de quem agora leva uma vida melhor.

Até mesmo distâncias foram reduzidas. Trajetos que antes demoravam uma hora devido às péssimas condições das estradas vicinais agora são percorridos com muito mais rapidez. E, mais uma vez, os prejuízos foram reduzidos devido as atuais condições das estradas:

– Muito bom, demorava daqui a Alberto Torres quase uma hora com caminhão pesado, agora em menos tempo, em 20 minutos ele chega lá. Escoa mais rápido, tem horário para chegar até o mercado, está bem mais rápido. Era mais complicado, quando chovia atolava caminhão na estrada, tinha que arrumar enxada para desagarrar. Tem horário para chegar, você chegava lá e não conseguia entregar, tinha que arrumar outro caminhão, alugava, para poder entregar. Esse problema agora acabou. Melhora bem, conseguindo desenvolver, conseguindo vender, a gente pode plantar mais coisas – afirmou Rosalvo Carvalho, de 35 anos, produtor rural há 11 anos.

Não foram apenas 180 Km de estradas vicinais recuperadas, e, sim, centenas de vidas de sul-paraibanos que mudaram, para a melhor, através da nova filosofia de trabalho do prefeito Marcinho, que a cada dia muda a vida de mais e mais sul-paraibanos.


Estradas vicinais
recuperadas (em KM)
Governo Marcinho
180,0 km (1)
Governo Anterior
54,4 km (2)


1)    Dados referentes ao período de janeiro a agosto de 2013
2)    Dados referentes ao período de janeiro a dezembro de 2012


Nenhum comentário: