terça-feira, 12 de março de 2013

Secretaria de Saúde inicia Semana de Combate à Obesidade nas escolas do município


A Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul iniciou nesta segunda-feira (11) a Semana de Combate à Obesidade. Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) percorrerão algumas escolas do município realizando exames, dando instruções e palestras sobre o tema. A atividade faz parte da programação do Programa de Saúde nas Escolas (PSE), do Ministério da Saúde.

As atividades programadas são: Avaliação Antopométrica (pesagem, medição de altura), aferição de pressão arterial, medição de glicose, orientações nutricionais e promoção da prática de atividade física, orientações sobre higiene bucal e aplicação de flúor, acuidade visual e palestras sobre cultura de paz (combate a homofobia e bullying), prevenção e combate ao uso de drogas, álcool e crack, orientação e prevenção sobre DST e AIDS. A proposta é orientar, prevenir e trabalhar os três segmentos educacionais, começando pelas creches, passando pelos ensinos fundamental e médio e finalizando com o projeto Ensino para Jovens e Adultos (EJA).

Programa de Saúde nas Escolas 
As ações de combate a obesidade acontecerão até a próxima sexta-feira (15) e serão realizadas pelos profissionais da Secretaria de Saúde, através do NASF, com seus psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais; e pelos enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, dentistas e auxiliares das Unidades Básicas de Saúde.

As primeiras unidades escolares visitadas nesta segunda-feira foram o Colégio Estadual Monsenhor Francisco, no Centro; e a Creche Municipal Wilson de Barros, no bairro Santo Antônio.

- A proposta deste projeto visa orientar, prevenir e reduzir os possíveis casos de obesidade, má alimentação e sedentarismo nos jovens, crianças e adultos, apresentando assim uma proposta na melhora da qualidade de vida através da alimentação saudável e na prática de atividade física, demonstrando os benefícios que essas ações trarão para suas vidas – explicou Elaine Stelmann, secretária municipal de Saúde.

Nenhum comentário: