quinta-feira, 21 de março de 2013

Após uma semana, sul-paraibanos já sentem no bolso os reflexos da redução da passagem de ônibus


Uma semana após a tarifa de ônibus ter sido reduzida pelo prefeito de Paraíba do Sul, Marcinho, a população já sente a diferença no bolso. Marcinho tomou a medida após receber diversas reclamações da população sul-paraibana, se queixando do alto valor cobrado e das condições precárias dos serviços prestados.

Segundo a população, o valor elevado não justificava os trajetos curtos que muitas linhas de ônibus cumprem no município:

– Estava um absurdo mesmo. Por exemplo, eu moro no Bela Vista e pagar R$ 1,75 para descer aqui para o Centro é bem puxado. Ainda mais com criança, não tem como a gente vir a pé. Hoje por exemplo vim trazer ela (a filha) no pediatra, vim de ônibus. Achei ótima a redução da passagem – afirmou Denise Rodrigues, doméstica, 28 anos.


Até mesmo os sul-paraibanos que moram longe, que também estão economizando com a redução – já que em todas as linhas a passagem baixou de preço - estão elogiando a decisão do prefeito. Para Denir Ricardo, a economia está sendo benéfica:

– Foi bom. Para as pessoas que dependem da condução foi uma economia. Foi muito bom! Eu moro no Jatahy, já deu uma diferença boa. Para quem usa todo dia, no final do mês deu uma aliviada boa – disse o trabalhador rural de 29 anos.

Após uma semana, a repercussão em toda a cidade foi positiva. Até quem utiliza pouco o transporte público aprovou a redução da tarifa que era de R$ 1,75 para R$ 1,50.

– Achei importante para quem paga passagem. Eu moro perto do meu serviço, mas a maioria das pessoas que conheço gostou, são só elogios. A diferença é pequena, mas no final do mês faz diferença. Era um absurdo, daqui da Grama até a exposição pagar uma passagem de R$ 1,75, fica caro. Deixa de comprar um pão para a família. Só estou escutando elogios – explicou Juliana de Lima, monitora de creche e moradora do bairro Grama.

– Eu uso muito o ônibus, pois eu estudo e uso todos os dias para vir aqui fora (Centro). Para mim foi boa a redução, pois está dando para economizar. Mas o ônibus está muito precário. Muito ruim – explicou a estudante Ludmila Gomes, de 22 anos, moradora de Werneck.

Para solucionar a queixa da população sobre a condição dos ônibus e a qualidade do serviço das empresas concessionárias, o prefeito Marcinho esclareceu que já foi contratada uma empresa que está realizando os estudos prévios para que uma licitação seja aberta e que novas empresas possam ter a chance de prestar o serviço de transporte público urbano em Paraíba do Sul.

Nenhum comentário: