quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Problemas no abastecimento de água preocupam prefeito eleito de Paraíba do Sul


Acompanhado por membros da Igreja Católica, que realizaram um abaixo-assinado, Marcinho se reuniu com diretor da CEDAE
Marcinho e os integrantes do Movimento de Cursilho de Cristandade
solicitaram investimentos da CEDAE em Paraíba do Sul
Na última semana, o prefeito eleito de Paraíba do Sul, Marcinho (Democratas), participou de uma reunião na Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), no Rio de Janeiro, com o diretor de distribuição e comercialização do interior, Heleno Silva e Souza. O encontro, intermediado pelos integrantes do Movimento de Cursilho de Cristandade da Igreja Católica, serviu para reivindicar melhorias no sistema de captação, tratamento e abastecimento de água de Paraíba do Sul.

Durante a reunião, os participantes do movimento entregaram ao diretor da CEDAE um abaixo-assinado com quase três mil assinaturas de sul-paraibanos cobrando investimentos na área. A iniciativa foi inspirada na Campanha da Fraternidade de 2012, que tem como objetivo promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e políticas públicas da área. A presença de Marcinho foi fundamental para reforçar o pedido, já que investimentos no sistema são urgentes para garantir o abastecimento nos próximos anos. Na ocasião, Heleno garantiu que a empresa irá estudar a viabilidade de melhorias na captação, tratamento e distribuição de água em Paraíba do Sul.

Marcinho e o diretor da CEDAE, Heleno Silva e Souza
- O atual sistema de abastecimento não vem atendendo a nossa população, que sofre com a falta d’água constante em diversos bairros. Fiquei muito feliz com a iniciativa da Igreja Católica, que participa ativamente das discussões sobre o futuro da cidade. A conversa com o Dr. Heleno foi importante para que a CEDAE entendesse a necessidade de investir em nossa cidade. Vamos seguir cobrando ações da empresa, que precisa modernizar seu sistema para atender aos sul-paraibanos com eficiência – afirmou Marcinho.

Crescimento populacional pode agravar problema
A população de Paraíba do Sul vem sofrendo ao longo dos anos com a precariedade no fornecimento de água, devido à falta de investimentos e de uma ação mais efetiva do poder público. Bairros como Jatobá, Inema e Werneck, por exemplo, sofrem há mais de quinze anos com a deficiência do serviço e os moradores já começam a perder as esperanças.

Uma das causas dos problemas de abastecimento é o crescimento populacional registrado nesses bairros nos últimos anos. A situação tende a se agravar caso as projeções de crescimento populacional para os próximos anos se confirmem.

Em 2000, segundo dados do IBGE, Paraíba do Sul possuía 37.410 habitantes. Este número saltou para 41.367 habitantes, segundo o Censo de 2010. A previsão é que a população do município chegue a 84.703 habitantes já em 2020, uma variação 126,4% em vinte anos, fato que pode causar um colapso na prestação dos serviços essenciais caso novos investimentos não sejam realizados.

Um histórico de lutas
Em seus oito anos como vereador, Marcinho travou grandes lutas para levar dignidade aos sul-paraibanos no que diz respeito ao abastecimento de água. Foi ele o responsável, por exemplo, pela conquista dos moradores do Alto Caminho de Dentro, que após anos de sofrimento, tiveram em 2006 seu problema amenizado com a instalação de uma bomba.


Nenhum comentário: