Filas gigantescas, falta de médicos e remédios, poucas ambulâncias: esse é o retrato da saúde pública em Paraíba do Sul.
São centenas de reclamações por parte dos usuários, onde na maioria das vezes necessitam utilizar o SUS, já que não têm condições de pagar um plano de saúde.
Muitos pacientes procuraram o vereador Marcinho para relatar e denunciar os descasos que vêm ocorrendo há anos em Paraíba do Sul.
-Precisamos de melhorias na saúde em Paraíba do Sul, de pessoas que respeitem a população.
Sou uma senhora de 76 anos, que precisa do apoio da saúde pública, já que não tenho condições de pagar sequer um plano de saúde, precisamos de mais respeito- disse Conceição da Silva Marques.
Falta de ambulâncias
Em Paraíba do Sul, o descaso com a saúde da população não é novidade para ninguém e como em tudo nesta vida quem sempre se prejudica é a população.
A falta de ambulâncias na cidade é um grave problema que já foi denunciado diversas vezes e por diversos veículos de imprensa da cidade e região. O caso está tão grave, que viaturas da polícia militar estão fazendo o transporte de pacientes.
No início da semana uma viatura foi acionada por Luzia Helena moradora de Santo Antônio.
Em depoimento, um Luzia disse ter solicitado uma ambulância, mas foi logo avisado que as poucas que existem na cidade estavam ocupadas, sem saber o que fazer, ela acionou um taxi que a levou até o hospital.
Em depoimento, um Luzia disse ter solicitado uma ambulância, mas foi logo avisado que as poucas que existem na cidade estavam ocupadas, sem saber o que fazer, ela acionou um taxi que a levou até o hospital.
-Fui obrigada a pagar um dinheiro que não tinha, pedi emprestado a um vizinho.
Me sinto lesada, já que pago meus impostos e exijo ser respeitada.
PSF’s sem receita Azul
Uma falha da Secretaria de Saúde que não realizou o cadastramento anual dos médicos responsáveis pelos PSF`s , impediu o recebimento do talonário de receitas azul. Sendo assim o usuário ao procurar o PSF não conseguiam adquirir a receita com carimbo do médico ficando impossibilitado de comprar ou receber gratuitamente seu medicamento.
- É um absurdo vermos ainda erros como este, onde a população que mais necessita é a primeira a pagar pelo desleixo dos órgãos competentes. Estamos cobrando uma solução e uma explicação imediata sobre a aquisição dos receituários azuis – disparou Marcinho.
Diversas pessoas em conversa com o vereador Marcinho ressaltam que estão sendo bem tratados nos PSF’s e os isentam de culpa pela falta do receituário. O problema foi em relação a secretaria municipal de Saúde pela falta de atenção quanto a atualização do cadastro anual dos médicos.
Falta de médicos nos postos de saúde
De acordo com os pacientes, a falta de médicos nos PSF’s é constante, principalmente no primeiro mês do ano, onde a maioria está em férias, deixando a população na mão.
Em depoimento, alguns pacientes relataram ficar sem atendimento, por falta de vagas e principalmente por falta dos médicos.
-Vergonha, esta é a palavra adequada a saúde em Paraíba do Sul.
No posto de saúde da família de Marrecas o médico fica pouco tempo na unidade, atendendo o mínimo de pessoas.
Como sempre a população vem sofrendo com o descaso, principalmente as crianças e idosos que necessitam de mais atendimento- disse Tiago Gouveia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário