sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A incansável luta do vereador Marcinho em defesa do Parque Salutaris

"Em nossa caminhada, lutarei incansávelmente pelo Parque Salutaris, o nosso patrimônio"
 Marcinho
Ao longo dos últimos anos o vereador Marcinho tem travado uma grande batalha com o objetivo de preservar o Parque Salutaris, que atualmente é um dos maiores cartões postal do município. O local que viraria um loteamento particular, após uma luta incansável do parlamentar foi revitalizado em 2007, depois de mais de 10 anos de paralisação.

O Parque Salutaris que guarda a história de centenas de sulparaibanos leva o nome do município a ter reconhecimento internacional, devido as suas águas minerais; possui uma fauna, flora e manancial de águas que devem ser protegido por cada cidadão de Paraíba do Sul.

Entretanto, no dia (07) de dezembro do ano passado se iniciava um dos episódios mais dolorosos do ponto turístico. A Prefeitura de Paraíba do Sul realizou o corte de cerca de 40 árvores no único Parque Ecológico do município. O fato deixou indignado o vereador Marcinho que mais uma vez saiu em defesa do local e denunciou o caso aos órgãos ambientais competentes. A notícia logo repercutiu na mídia regional e ganhou mais adeptos na luta contra o corte de árvores.

No dia (26) de dezembro, com a ajuda de voluntários, o vereador realizou um movimento silencioso onde plantou 50 mudas de árvores nativas no Parque Salutaris. As mudas foram adquiridas pelo vereador na tentativa de amenizar a drástica situação que tinha sido causada pela Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, com o objetivo de reflorestar um dos maiores ambientes naturais da cidade.

O parlamentar sulparaibano apresentou um projeto de lei em caráter de emergência na Câmara Municipal a fim de conter outras construções na área, onde até mesmo projetos para a instalação do novo prédio do Fórum existiam. O projeto encontra-se na Câmara aguardando para ser votado, apenas os vereadores Anderson Dentista e João Cara de Anjo e o autor Marcinho já se pronunciaram a favor.

Os demais vereadores a pedido do prefeito estão negando votar a favor do projeto de Marcinho.

Enfim, a luta parecia ter sido vencida pelo Executivo, quando nas últimas semanas começaram os trabalhos de terraplanagem no local, no entanto, o que Marcinho vinha pregando aconteceu, começou a brotar água proveniente de um rico manancial de águas minerais existentes, e eis que surge uma esperança o prefeito Gil Leal em uma decisão sensata, mandou paralisar as obras por 15 dias com a finalidade de realizar um estudo sobre a origem da água.

E para a alegria e salvação do Parque Salutaris, a polêmica em torno do corte de árvores e construções no local parece que está chegando ao fim. Marcinho, que levantou a bandeira de proteção ao parque, contratou a empresa Hidrovita, Assessoria em Saneamento Ltda, para que a mesma realiza-se as devidas análises e o resultado demonstrou que água é de origem nascente é alcalina, não tratada, não contém cloro e não é água proveniente de chuva.

O Código Florestal não permite construções em nascentes.

Agora, só resta esperar o desfecho deste triste episódio no Parque Salutaris. Acompanhe e veja a reportagem completa no Blog do Vereador Marcinho.

Nenhum comentário: