quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Prefeito Marcinho cancela carnaval e direciona recursos às famílias afetadas pelas enchentes

Prefeito também vai isentar as famílias atingidas do IPTU/2016

Serão disponibilizados dos cofres públicos meio milhão de reais da Secretaria Municipal de Turismo que seriam destinados ao carnaval e eventos em 2016. Uma ajuda de custo às famílias afetadas. Criação do “Cartão Municipal” onde os recursos serão divididos em 10 parcelas. A isenção do IPTU 2016 e outra medida tomada pelo executivo para contribuir com a reestruturação dos vitimados.


O Município de Paraíba do Sul está vivendo o pior desastre ambiental de sua história, com enchente do Rio Paraíba do Sul e Ribeirão do Luca, simultaneamente. Nove bairros atingidos. Foram mais de mil famílias afetadas, sendo, 917 famílias desalojadas e 112 desabrigadas. Foram montados diversos pontos de coletas e abrigos, entre; escolas, creches e igrejas.

As pessoas ficaram ilhadas e não conseguiam sair de Santo Antônio, Caminho de Dentro, Liberdade e Ponte Preta. Os desabrigados e desalojados foram encaminhados para a Escola Pedro Paulo Lacerda, para a Creche Olga Benário no bairro Liberdade e para a escola e creche Sara Faria Brás em Barão de Angra.

As ruas e estradas também foram afetadas. Houve queda de barreiras na Palestina, Retiro, Sebollas, Membeca, Matozinhos, Sertão e Cavarú, onde ruas e estradas terão que ser recuperadas. Já as quedas de árvores foram em Werneck, Barrinha, Parque Salutaris e Centro. Lavouras também foram perdidas.


O Núcleo Municipal de Ensino Especializado, a creche Wilson de Barros Onofre e a Escola Municipal Jornalista Sérgio Cabral, que ficam próximos ao Parque de Exposições e atendem ao todo quase 600 crianças, foram totalmente atingidos e perderam cadeiras, mesas, 25 computadores, freezer, carrinhos de bebê, brinquedoteca, colchões, entre outros materiais que contabilizam um grande prejuízo.



Diante do atual cenário, o Chefe do Executivo Municipal, Márcio de Abreu Oliveira, determinou o cancelamento do Carnaval. Com essa verba, está sendo criado um fundo que irá se transformar em um cartão que será entregue daqui a um mês, para que as famílias de baixa renda recebam uma quantia parcelada em 10 vezes. Anunciou também a Isenção imediata do IPTU 2016 para todas às famílias afetadas pelas enchentes, o aluguel social, que garante moradia de até 6 meses entre outras ações.

Nenhum comentário: