sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Criada pela Prefeitura, Sala do Empreendedor de Paraíba do Sul inicia programa de Microcrédito

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e estimular o crescimento de profissionais do setor comercial, a Prefeitura de Paraíba do Sul através da Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com a AgeRio, oferece também programa de Microcrédito.

            O programa, que já está funcionando, na Casa do Empreendedor, é voltado para os trabalhadores autônomos, formais e informais, ou seja os Microempreendedores Individuais do município, possibilitando a concessão de crédito com juros 3% ao ano, ou seja, juros muito abaixo do mercado, para que possam investir no crescimento de seus negócios. Dessa forma, o programa de microcrédito visa um retorno social, ao contribuir para a geração de renda, o fortalecimento do comércio e o desenvolvimento de pequenos empreendimentos. A parceria é uma forma do serviço chegar àqueles que realmente precisam, de forma facilitada, desburocratizada e ágil.


            O Microcrédito foi criado para quem já iniciou um pequeno empreendimento, registrado ou não, e precisa de um incentivo para seu negócio. É uma força para microempreendedores como  cabeleireiros, pedreiros eletricistas, consultor de produtos de beleza, vendedor autônomo, taxista, artesãos, para quem abriu sua loja roupa e muitos outros. São apenas alguns exemplos de quem pode se beneficiar com o microcrédito. Para ter acesso ao microcrédito é preciso estar no exercício de uma atividade autônoma, ter mais de 18 anos, carteira de identidade, comprovante de residência, CPF e avalista.

            Nesse primeiro momento, o trabalhador poderá receber, na primeira operação, entre R$300 a R$ 5 mil. A partir da segunda operação, pode haver um incremento de até 50% desse valor. São permitidas até três operações por ano. Os valores podem ser ainda maiores de acordo com o caso e com a avaliação que é feita pela equipe. Outra possibilidade que amplia o valor do crédito concedido é o aval solidário, situação em que o crédito é concedido a um grupo de três a sete mutuários, que exploram a mesma atividade profissional.

                        O Microcrédito irá funcionar na Casa do Empreendedor, localizado na Rodoviária Largo Gonzales, no centro da cidade.


Nenhum comentário: