quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pela primeira vez na região, AP Trail Run acontece neste sábado em Paraíba do Sul

Cerca de 400 atletas estarão na cidade para competir as provas da maior série de corrida de aventura do Brasil

Paraíba do Sul é sede da segunda etapa do AP Trail Run, importante competição de corrida na natureza que começou em maio, neste sábado (26), a partir de 7 horas. Serão quatro provas com distâncias diferentes: 8km, 12km, 25km e 55km. De acordo com a organização, são esperados cerca de 400 atletas de várias partes do país para um dia de muita trilha e integração com a natureza no Parque Salutaris, um dos maiores cartões postais da região.

Podem participar da corrida atletas de ambos os sexos, devidamente inscritos. A idade mínima para as corridas de 8km e 12km é de 16 anos e para as corridas de 25km e 55km é de 18 anos. A entrega dos kits será na véspera da prova, de 14h às 22h e antes do início dos percursos, às 6h, no Parque Salutaris. A prova será mantida em qualquer condição climática.

Segundo Adevan Pereira, organizador do evento, a prova tem como objetivo estimular a integração do homem com a natureza e ser um desafio para esportistas de todas as idades. Entre as dificuldades do percurso estão subidas íngremes, descidas com obstáculos e necessidade de muita habilidade com caminhos estreitos. Ainda segundo Adevan, a etapa do AP Trail Run, em Paraíba do Sul, apresenta trilhas técnicas, sendo difícil correr em alta velocidade, com muitas subidas íngremes que exigem muita força e resistência. Além disso, as descidas são difíceis e exigem muita atenção. Para vencer a prova não é necessário apenas ser o mais rápido e sim bolar uma boa estratégia no percurso para passar pelas dificuldades da melhor forma possível.

É importante ressaltar que a prova é autossuficiente, ou seja, o atleta tem de levar seu cinto ou mochila de hidratação. Adevan afirma que uma das principais preocupações é evitar o lixo nas trilhas, por isso reforçam com os competidores que levem seu próprio equipamento. A organização oferece, ainda, postos de abastecimentos em locais estratégicos com água, energético, refrigerante e alimentos como paçoca, banana, laranja e chocolate.


As largadas e chegadas serão no Parque Salutaris. O percurso, após saída do parque, será sentido Estrada do Catete e o topo da rampa de vôo livre. Os tempos previstos de prova são 40 minutos, para prova 8km; 48 minutos, para prova de 12km; 1 hora e 45 minutos para 25km e cinco horas para 55km. Em relação aos postos de controle, na prova de 12km eles serão nos km 4 e 7.8; na de 25km nos km 4, 10.4 e 17.6; e na prova de 55km serão nos km 4, 7.8, 14.2, 21.4, 32.4, 38.8 e 46.

Nenhum comentário: