quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CQP do Eldorado aproxima jovens do sonho do diploma e inserção no mercado de trabalho

As aulas práticas da primeira turma do Centro de Qualificação Profissional (CQP) do bairro Eldorado foram iniciadas na última semana de setembro. Depois de concluir a primeira fase, os alunos dos cursos profissionalizantes de pedreiro e eletricista já estão colocando a mão na massa. A parte prática do curso acontece à noite, de segunda a sexta-feira, sendo um dia da semana para cada turma. 

Os alunos matriculados estão realizando as aulas numa construção do bairro Salutaris Veraneio, o popular Brejal, às margens da rodovia BR 393. Todos demonstraram um enorme otimismo com relação ao futuro, já que em breve conquistarão o tão sonhado diploma do curso profissionalizante.


Para Denis Flávio Rodrigues, de 36 anos, o curso está sendo proveitoso e já está melhorando a sua vida. “É a primeira vez que está tendo este curso na cidade e está sendo bastante proveitoso, vai beneficiar a minha vida. A expectativa é entrar nesse ramo da construção civil. O apoio está sendo total dos professores, estão ensinando as coisas adequadas e acompanhando. Estamos agora na aula prática, vamos construir uma igreja, estamos fazendo a fundação da igreja, no inicio da construção mesmo. É muito gratificante fazer um bem social, faz bem pra nós mesmo”, afirmou Denis.

Vinda de uma família de pedreiros, a jovem Edilaine está aproveitando a oportunidade do CQP do Eldorado para seguir a profissão de seus parentes:

– Eu quero dar um futuro melhor para minha filha, eu procuro buscar novas oportunidades, e essa apareceu em um excelente momento. Minha família também exerce essa função, eu acho muito interessante, eu sempre gostei de mexer com ferramenta e obras. Me sinto privilegiada, minha família nunca teve essa oportunidade, então eles me motivaram bastante – disse a aluna do curso Edilaine Rezende da Silva, de 22 anos.

Espelhando-se em um familiar, Denilson da Piedade, de 23 anos, também segue os caminhos de seu pai e agradece ao prefeito Marcinho pela oportunidade:

– Eu tinha vontade de fazer o curso, meu pai também já é pedreiro. Eu trabalhava com meu pai, mas para ter o diploma mesmo, a oportunidade foi só essa. Queria agradecer ao Marcinho, e que o prefeito tenha sempre essa boa vontade de trazer para cidade, não só para nós, mas para todos, que esteja sempre animado para ajudar – comentou.


O Centro de Qualificação Profissional é um projeto do prefeito Marcinho que vem beneficiando centenas de jovens e adultos de Paraíba do Sul. Em apenas 10 meses de governo, três CQPs já foram instalados: o do Eldorado, um no bairro Liberdade e outro em Werneck. Os cursos são oferecidos gratuitamente e vem mudando a vida dos sul-paraibanos. Mais de 100 alunos estão sendo beneficiados.


 – A maior obra de qualquer administração é a formação do ser humano. Por isso estamos trabalhando para trazer sempre novas oportunidades. Fico feliz com tantos jovens aproveitando as oportunidades que oferecemos de qualificação profissional, que facilitará na inserção dessas pessoas no mercado de trabalho – ressaltou o prefeito de Paraíba do Sul.

Nenhum comentário: