quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Central das Costureiras de Sebollas oferece oportunidades para diversas famílias que já enxergam um futuro melhor

Melhorar a vida dos cidadãos sul-paraibanos é promessa de campanha do prefeito Marcinho, e que está sendo cumprida a cada dia, em todas as áreas. Uma delas, em especial, uma das mais carentes da cidade, é a área de geração de emprego e renda. Além de diversas ações voltadas para a atração de indústrias, centros de qualificação profissional e cursos profissionalizantes, uma das ações da nova Prefeitura foi inaugurada em Maio deste ano e já está mudando a vida das moradoras do distrito de Sebollas: a Central das Costureiras.

Até mesmo quem nunca tinha tido contato com uma máquina de costura, hoje já produz roupas com facilidade. Na Central das Costureiras de Sebollas, as alunas aprendem a fechar a roupa, dar bainha, colocar gola, confeccionar shorts e camisas, colocar elástico, colocar o viés e muito mais. E o melhor, as roupas que elas produzem são levadas para casa, renovando os seus guarda-roupas com o fruto de seus trabalhos e aprendizado.

A dona de casa Rosélia Aparecida dos Santos, de 30 anos, fala com orgulho do aprendizado que está adquirindo: – Eu estou gostando muito, porque eu não sei costurar e estou aprendendo. Eu pretendo trabalhar com isso, se tiver uma empresa, eu vou procurar a empresa, vai ser muito bom – afirma, projetando dias melhores.

E o sonho de ter uma profissão e poder ajudar a realizar seus sonhos cada dia fica mais perto. Rosilene dos Santos, de 25 anos, transpira seu ideal: complementar a renda da família e ajudar o marido a, juntos, construírem sua casa própria:

A aluna presta bastante atenção nas explicações da professora Lauricéia

– Celinha é uma ótima professora, ensina a gente bem, e é uma oportunidade que a gente tem para conseguir um serviço, um trabalho. A gente aprende bem. Porque só o salário que meu marido ganha é pouco, a gente quer fazer uma casa e não tem como. Com o curso espero que eu consiga um serviço para ajudar meu marido a fazer a casa. Espero melhorar de vida – diz com a certeza de quem vê seu sonho mais próximo agora, através da Central das Costureiras.

A situação de Penha de Jesus dos Santos não é diferente. Desempregada, ela espera conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho ao concluir o curso e se tornar uma costureira profissional:

– Conseguir um serviço, estou precisando. Meu marido também recebe um salário, a gente mora em um sítio que é casa do patrão, com um salário não dá para a gente. É tudo de graça. Estou achando muito bom, é uma ótima oportunidade. Muitas coisas, blusa, short, aprendi muito – lembrou a dona de casa de 26 anos.

E a eminência de dias melhores é compartilhada pela professora Lauricéia de Jesus, que conta orgulhosa sobre o desempenho de suas alunas:


– Eu fico muito feliz. Tudo o que eu sei eu estou passando para elas, estou muito feliz pela vontade, pela força que elas têm. Elas chegaram aqui, muitas não sabiam nem acelerar a máquina, arrebentavam a linha. Hoje já estão pegando a roupa, já estão fechando, fazendo, isso para mim é uma alegria muito grande. Estão indo muito bem. Eu espero que elas tenham uma oportunidade, porque elas aprendendo também uma área da costura, a pessoa correndo mesmo atrás, não fica parada. Eu conheço muitas faccionistas que buscam roupa, trabalham em casa e o que elas estão aprendendo é voltado para a indústria mesmo. Eu estou vendo o incentivo, a vontade de que eles estão tendo, e estão aprendendo muito bem, graças a Deus. Agora elas pegam a roupa e fecham com a maior facilidade, já estão botando gola muito bonitinha na camisa, dá uma bainha, está indo muito bem, graças a Deus – conta orgulhosa a professora, costureira com 20 anos de experiência.

Rosilene sonha ajudar o marido a construir uma casa própria após se tornar uma constureira profissional

Nenhum comentário: