sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Marcinho apresenta projeto de lei que determina que escolas e órgãos públicos realizem coleta seletiva do lixo


Autor de diversas indicações e projetos em prol da preservação do meio ambiente, o vereador Marcinho apresentou na Câmara Municipal o Projeto que institui a coleta seletiva nos órgãos públicos e escolas de Paraíba do Sul.
De acordo com o projeto, a coleta seletiva de lixo nas escolas e órgãos públicos municipais deverá ser  implantado pelo Poder Executivo 180 dias após a aprovação da lei.
Além das vantagens ambientais o projeto permitirá o fortalecimento da educação ambiental tanto para as crianças como para aqueles que freqüentam e trabalham em prédios públicos. O projeto autoriza ainda que os materiais recolhidos possam ser vendidos e suas arrecadações financiem outros projetos ambientais.
- Com essa iniciativa estaremos cuidando  do meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro. O projeto tem por finalidade ser parte de um programa de educação ambiental, visando a formação e difusão da consciência ecológica por parte da população - explicou Marcinho.
O vereador ainda acrescentou que o sucesso da coleta seletiva está diretamente associado aos investimentos feitos para sensibilização e conscientização da população.
- Com um trabalho educativo nas escolas públicas, essas crianças estarão levando para suas casas, seus amigos, seus parentes a importância de se reciclar os materiais – enfatizou o vereador.
Ainda segundo a propositura, o recolhimento do lixo inorgânico será realizado em recipientes contendo cada um as inscrições que especifique o tipo de material a ser colocado: plástico, vidro, papel e metal.
Veja as vantagens que o projeto trará ao município.

a) O programa de coleta seletiva nas escolas é uma ação educativa que visa investir na consciência ambiental dos alunos, transformando-os em agentes multiplicadores.

b) Os materiais recicláveis podem ser vendidos e o lucro pode ser utilizado nos projetos ambientais da escola.

c)  Diminui a quantidade de lixo jogadas nos lixões, e aumentará a vida útil dos aterros sanitários.

d) O envolvimento dos alunos da rede municipal de ensino na coleta seletiva de papeis, metais, vidros e plásticos a serem destinados para uma organização local (cooperativa, associação, etc.), além de aumentar a vida útil do aterro sanitário e gerar emprego e renda, desenvolve a consciência e o comprometimento com a questão ambiental e exercita a cidadania.

Nenhum comentário: