segunda-feira, 6 de junho de 2011

Partido Verde de Paraíba do Sul, protesta contra construções no Parque Salutaris

Protesto foi realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente

Na tarde de ontem (Dia Mundial do Meio Ambiente), o Partido Verde realizou um protesto no Parque de Águas Minerais Salutaris. Liderado pelo presidente municipal do partido, Aldeir Felix, juntamente com outros membro do partido, os jovens fizeram um simbólico enterro em relação ao desmatamento e tentativa de construções em áreas de nascentes no Parque Salutaris.
 
De mega-fone na mão, os dirigentes do partido defenderam a bandeira do PV, que é a proteção do meio-ambiente. O movimento logo atraiu diversos sulparaibanos e turistas que estavam no local.

Abaixo o manifesto publicado no blog do Presidente do PV de Paraíba do Sul.

Em Paraíba do Sul nos vestimos de preto em LUTO pela falta de visão ambiental e descaso com o meio ambiente em nosso Município.

Sem Políticas Públicas Ambientais, Paraíba do Sul caminha à margem do desenvolvimento sustentável e regride em alguns temas de relevância ambiental.
É preciso um Conselho Municipal de Meio Ambiente mais pró-ativo, participativo, democrático e independente do poder executivo, que permita à população construir conjuntamente Políticas Ambientais que promovam a preservação de nosso Patrimônio Natural, manchas de Mata Atlântica, nascentes e a biodiversidade do município, em trabalho conjunto com fazendeiros e agricultores para aumento da produção agrícola com geração de emprego e renda aproveitando todo potencial produtivo, ecológico e turístico de nosso Município.
Porém, o atual Secretário de Meio Ambiente e nosso Prefeito não atendem à demanda daqueles que eles representam.
Já adiantando aqueles que dirão que não passa de palhaçada e promoção pessoal e política, ou de que se trata de uma conspiração política ou que é falta do que fazer, ou mesmo que isso não deve ser levado a sério, respondemos:
Não nos importamos, porque também a população não tem sido levada a sério mais uma vez, como na questão da Salutaris.
Ninguém gosta de ficar se expondo em público para reivindicar algo. Isso só é feito quando a possibilidade do diálogo se esgotou. Obviamente, se houver interesse, dialogaremos.
Gostaríamos muito de poder aqui colocar elogios, mas infelizmente isso não é possível.
Esperamos que nossa ação, ainda que pequena, possa contribuir para que novas vozes se levantem para reivindicar aquilo que é garantido pela nossa Constituição:

Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

É TRISTE CONSTATAR QUE QUEM DEVERIA PROTEGER É QUEM MAIS DESTRÓI



2 comentários:

BETINHO - PARAÍBA DO SUL-RJ disse...

Caro vereador Marcinho!

Parabéns pelo seu trabalho, Paraíba do Sul precisa de investimento na área de turismo, não podemos deixar que o Parque Salutaris se acabe para a especulação imobiliaria.

Betinho disse...

Tenho interesse em investimentos futuros na cidade, e acredito que outras pessoas também pensam da mesma maneira, no entanto, é preciso acreditar que está região tem toda uma história voltada para a exploração turística, que não polui e não provoca crescimento desordenado.
Grande abraço e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.