Vereador Marcinho às 5:30 da manhã em frente a Policlínica |
Conseguir uma consulta médica na Policlínica Municipal Dr. Henrique Bastos Filho em Paraíba do Sul ainda é uma dificuldade. Acordar de madrugada e enfrentar fila para tentar o atendimento é a principal reclamação dos que necessitam do serviço público de saúde. Quem precisa de exame ou atendimento em alguma especialidade médica também tem dificuldade de acesso.
População fica na fila por quase duas horas esperando por atendimento médico e marcação de exame |
Durante essa semana recebemos uma ligação denunciando o descaso e as filas intermináveis para a marcação de consulta, exames e atendimento na Policlínica Municipal. O serviço de marcação de consultas e exames de diversas especialidades é realizado somente uma vez por mês, sempre no primeiro dia útil, o que vem dificultando o atendimento de qualidade a população. Cerca de aproximadamente 150 pessoas esperavam na fila desde 04h15minh da manhã, sendo a maioria idosos. Fomos a policlínica municipal 5:30 h da manhã, e o sentimento que tenho se resume a uma só palavra: Descaso. Uma fila interminável se formava na última segunda-feira em frente à Policlínica, na ocasião, conversamos com os moradores que estão indignados com o atendimento e nos informaram estar ali desde 4 ou 4:30 da manhã.
O aposentado Roberto de Oliveira de 67 anos chegou às 4 horas para conseguir ser o primeiro da fila. Outro caso foi o da moradora do bairro Caminho de Dentro, que chegou as 4:45, Dona Iracema, de 70 anos, nos contou que no último mês, apesar de ter enfrentado o mesmo problema, não conseguiu ser incluída nas vagas, tendo que retornar novamente e não tendo sequer preferência no atendimento.
- Moro no bairro Amapá, um bairro que vem crescendo e se tornando perigoso, e tive que sair de casa, que é num lugar muito deserto. Tive que levantar as 4:30 da manha para ser atendida pelo Dr. Jonas. Disse Sônia Maria da Costa de 52 anos, moradora do Bairro Amapá.
É um absurdo nossos munícipes que pagam seus impostos em dia, terem de enfrentar uma fila desse tamanho e sem nenhum conforto ou estrutura possível. A maioria das pessoas que estavam ali eram idosos.
Filas praticamente fazem o contorno na rodoviária |
Sem nenhuma organização, os pacientes reclamam da estrutura oferecida pela policlínica. Para os pacientes poderia ser disponibilizado pela policlínica senhas para o atendimento, uma vez que o horário de marcação de consultas, exames e atendimentos são realizados somente a partir das sete da manhã. Segundo os pacientes, a grande ajuda vem da iniciativa de alguns funcionários que chegam mais cedo e ao invés de abrirem 7:00 eles iniciam a marcação de consultas às 6:30.
Estamos estudando a melhor forma de criar um sistema de regulação de vagas, que descentralizará o atendimento na Policlínica, tendo o morador seu exame ou atendimento marcado através do sistema. Os agentes comunitários informarão sobre a data, horário e o local do exame. Esse banco de dados interligará os PSF’s junto a Secretaria de Saúde, desburocratizando a marcação de consultas e exames no município e agilizando o atendimento a população que precisa.
Essa é uma medida relativamente de baixo custo e que trará a população benefícios imensuráveis quanto à marcação de exames e consultas.
Um comentário:
A Saúde Pública esta sendo mais uma vez sucateada, e com ela o direito constitucional para o povo, na lei 8080: "Saúde é um direito de todos e um dever do estado". Mas não podemos esquecer que após a municipalização, os municipios tem sua co responsabilidade, ou seja ,é este o Gestor da Saúde em seu municipio, devendo assim fortalecer mais e mais a Rede Básica,desafogando o atendimento secundario e/ou terciário, que me parece ser o nó de sua matéria.
Precisamos de mais qualificação para os profissionais da rede, para que possam se comprometer e fortalecer o Sistema Único de nossos municípios.
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