quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Revitalização da Estação Ferroviária segue em ritmo acelerado

Na manha desta quarta-feira (18), funcionários da Secretaria de Obras continuavam o trabalho de pintura e revitalização da histórica Estação Ferroviária de Paraíba do Sul. Os trabalhos estão em ritmo acelerado e o monumento histórico já está ganhando um novo visual. Uma bela cor azul dá o novo tom do local e a limpeza, que não era feita há anos, também está transformando a nova Estação.


O trabalho começou no fim de novembro. Segundo a prefeitura, o objetivo é dar cara nova a um dos pontos turísticos da cidade, que estava há um longo período sem receber qualquer atenção. Diversos funcionários da secretaria de obras trabalhavam na nova pintura do monumento. Ainda de acordo com a prefeitura, a previsão é que os trabalhos fiquem prontos até o fim deste ano. A obra é feita em parceria com a Itaipava Tintas.


A Estação Ferroviária de Paraíba do Sul foi inaugurada em 1867, com a presença do Imperador, fazendo parte do eixo Rio-Minas da então Estrada de Ferro D. Pedro II, mais tarde Central do Brasil. Na época o trajeto trouxe benefícios aos fazendeiros do Vale do Paraíba, região muito rica em plantações de café. Favorecendo principalmente o escoamento da produção cafeeira para o Porto do Rio de Janeiro. A antiga estação foi demolida no início do século XX sendo construída a atual pelo engenheiro Paulo de Frontin, integrando em 1903 sua Empresa Industrial de Melhoramentos do Brasil, a Central do Brasil. Foi construída uma segunda linha férrea -"A Auxiliar" - para atender as cidades que ficavam fora do eixo Rio-São Paulo-Minas da EFCB. Hoje a mesma funciona como centro cultural, abrigando museus e expondo artesanato local para venda.

Nenhum comentário: