sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Secretaria do Ambiente e Agricultura capacita produtores para cultivo de frutíferas

O Sindicato Rural de Paraíba do Sul, em parceria com a Secretaria do Ambiente e Agricultura, promove, em novembro, um treinamento de cultivo de frutíferas perenes citrus. O curso é com enfoque na produção agroecológica, focando em planejamento de pomar e técnicas gerais para preparação e plantio. De acordo com a Secretaria municipal do Ambiente e Agricultura, a capacitação ocorre entre 4 e 6 de novembro na Fazenda Santa Izabel do Panorama, na Estrada do Passatempo, de 8h às 17h.

Os treinamentos são de graça e geram certificação reconhecida em todo país, habilitando o aluno para função específica a qual foi treinado. O curso será ministrado pelo engenheiro agrônomo Ricardo Edson Salles, com duração de 24 horas e o seguinte conteúdo: Planejamento do pomar; Procedimentos de coleta de amostra de solo; Técnicas de sistematização do terreno; Características das principais variedades de copas; Características das principais variedades de porta-enxertos; Preparo do terreno; Aplicação de calcário e fertilizante; Plantio de mudas e tratos culturais; Controle fitossanitário; Colheita; Segurança e saúde no trabalho e Preservação do meio ambiente.

O público-alvo é formado por pessoas que, preferencialmente, tenham algum conhecimento na área e queiram se profissionalizar, especialmente produtores e trabalhadores rurais, todos maiores de 18 anos e alfabetizados. Após o treinamento é fornecido certificado pelo SENAR-RIO.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente na Secretaria do Ambiente e Agricultura ou no Sindicato Rural de Paraíba do Sul, pois as vagas são limitadas. Para mais informações e conhecimento dos demais treinamentos que ainda acontecerão este ano:

Secretaria do Ambiente e Agricultura (24) 2263-8695
Endereço: Praça Marques de São João Marcos, 06, Sobreloja, CentroParaíba do Sul.
SINDICATO RURAL DE PARAIBA DO SUL(24) 2263-2391

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 72, Fundos, CentroParaíba do Sul.

Nenhum comentário: