sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Falta de infra-estrutura prejudica duas grandes geradoras de empregos em Paraíba do Sul

Vereador Marcinho reivindica mais atenção para as empresas Rograne e Globo Aves

A geração de empregos é uma das principais preocupações das administrações públicas em todos os municípios, que buscam atrair mais e mais empresas para gerar uma das principais ferramentas na busca da dignidade do cidadão que é o emprego. No entanto, em Paraíba do Sul, duas importantes geradoras de emprego que juntas empregam aproximadamente 500 pessoas vem há anos sofrendo por falta de infraestrutura e péssimas qualidades das estradas que levam as empresas.

Como é o caso da Estrada Municipal Coronel Mariano Tavares de Paiva, as margens da BR 393, sentido o bairro Sincorá, vem enfrentando diariamente problemas com as péssimas condições da estrada. A estrada que não possui pavimentação asfáltica, é o caminho percorrido por diversos produtores rurais do município para o escoamento da produção e também é o trajeto percorrido pelos caminhões que levam a produção da maior exportadora do município de Paraíba do Sul, a Globoaves, que atualmente gera cerca de 250 empregos diretos. São cerca de 15 km de estradas, com muitos buracos, trechos intransitáveis quando chove, que requerem com urgência uma atenção por parte do Governo Municipal.

Além disso, outros problemas afligem quem mora no local. Velho conhecido da população, a constante falta de energia é outra dificuldade enfrentada, a empresa Globoaves, por exemplo, utiliza alta tecnologia em sua produção e fica totalmente debilitada devido aos problemas com energia elétrica. Várias notificações já foram enviadas aos órgãos competentes como a Light S.A. e o Governo Municipal, no entanto, passados anos nada foi feito para amenizar os picos de energia que comprometem a qualidade da produção.

Como se já não bastassem os problemas enfrentados na estrada que dá acesso as propriedades e as constantes falta de energia elétrica, no local não existe uma linha que possibilite a ligação de um telefone fixo e um sinal para internet, fazendo com que a empresa Globoaves, as propriedades e as residências que ali existem, fiquem isoladas. Em caso de emergência não tem como realizar sequer uma ligação para solicitar socorro. 

Segundo informações, a intenção da gerência da empresa Globoaves é aumentar a capacidade de produção da unidade, assim como dobrar o número de empregos, passando a oferecer 500 empregos para o município, entretanto, o projeto de ampliação da filial fica inviável devido aos diversos problemas estruturais enfrentados pela empresa.

- A Globo Aves é uma empresa grande e que quer investir em Paraíba do Sul, é necessário que o Poder Público os apóie – disse o vereador Marcinho.

Empresa de refrigerante que leva em seu rótulo o nome da cidade precisa de apenas 800 metros de pavimentação asfaltica e não consegue

Outro problema que demonstra descaso com algumas empresas do município acontece com a Rograne, localizada na Estrada Eurico do Valle em Queima Sangue. A empresa gera 180 empregos diretos e produz refrigerantes da marca Ita up, Cliper, Ative além do energético Fontt Energy. 

Em épocas de chuva o mal estado da estrada leva o transtorno para a empresa, funcionários e aqueles que transportam os produtos ali fabricados.  Os funcionários têm dificuldades de chegar ao trabalho, já que devido aos buracos na estrada muitas das vezes a Viação se nega a entrar no local pelo justo motivo de não terem seus ônibus quebrados. Outros que sofrem com o descaso são os proprietários de caminhões que tem sempre seus veículos quebrados.

- A Rograne além de gerar empregos para nosso povo, demonstra um carinho especial pela cidade ao colocar em seus rótulos que circulam em diversos municípios do país o nome e uma foto da entrada de nossa cidade. É preciso que o poder executivo dê o mínimo de atenção e asfalte esses 800 metros de estrada ruim que leva tanto transtorno à empresa. É preciso cuidar bem das empresas que já estão instaladas e gerando empregos aqui até para que mostre aos empresários que desejam vir que aqui a prefeitura se preocupa com a geração de emprego e renda - afirmou Marcinho.

Marcinho cobrará da Prefeitura e do Governo do Estado o asfaltamento das estradas
Após ver de perto as péssimas condições em que a estrada Eurico do Valle e a estrada Coronel Mariano Tavares de Paiva se encontram, vias estas que escoam a produção de duas grandes empresas do município, Marcinho voltará a cobrar do Governo Municipal o asfaltamento das estradas. Além disso, o vereador enviará ao Presidente do DER-RJ, Dr. Henrique Ribeiro, um expediente solicitando a pavimentação das estradas.

 - Vamos cobrar na Câmara e enviar este requerimento ao Governo do Estado cobrando o asfaltamento das estradas. Um de nossos papéis como vereador é cobrar e cabe ao Executivo se sensibilizar e agir em prol do município – ressaltou Marcinho.

Nenhum comentário: