sábado, 4 de setembro de 2010

Vereador Marcinho denuncia caos na saúde pública

População continua sofrendo para marcar consultas na Policlínica
Depois da denúncia, fila é escondida dentro das dependências da unidade. População é obrigada a esperar por mais de quatro horas para conseguir marcar uma consulta
Filas intermináveis escondida dentro da unidade de saúde
  Na última quinta-feira (02) em sessão na Câmara Municipal o Vereador Marcinho relatou o drama sofrido pela população sulparaibana que necessita dos atendimentos na área da saúde no município. No início do mês passado o vereador Marcinho acompanhou o drama dos moradores de Paraíba do Sul que são obrigados a esperar por horas na fila para conseguir uma consulta na Policlínica da cidade.
Na última quarta-feira, o vereador recebeu uma nova denúncia: a fila, que acontece mensalmente não sumiu apenas estava escondida dentro das dependências da Policlínica, então juntamente com a Equipe do Jornal A Folha o parlamentar se dirigiu à unidade e de novo flagrou a fila imensa. Porém desta vez, como já havia afirmado o vereador, pessoas esperavam dentro da unidade, na tentativa de esconder o verdadeiro descaso com os sulparaibanos.
Vereador Marcinho no mês passado
Este serviço de marcação de consultas, exames e atendimentos é realizado, somente, uma vez por mês e no primeiro dia útil. Por isso a grande dificuldade de realizar um atendimento de qualidade. Os horários dos atendimentos começam às 7h e para atender toda a população em um dia as pessoas são obrigadas a esperar por mais de quatro horas. As 15h da última quarta na Policlínica Municipal havia cerca de 100 pessoas esperando na fila, muitos ainda aguardavam desde manhã.
            No plenário da Câmara Municipal, Marcinho ressaltou a importância de se investir em saúde no município.
             - A população não agüenta mais enfrentar filas, temos que modernizar esse processo. Falta bondade no coração dos responsáveis na saúde. Estamos se tratando de vidas, que por incompetência e falta de responsabilidade podem ser ceifadas – disse Marcinho.

A seguir assista ao video do discurso proferido pelo
Vereador Marcinho na Câmara Municipal 

2 comentários:

Unknown disse...

Marcinho ao invés de vc falar, vc deveria ver primeiro, pois nem todos os PSF's são da forma como vc falou. É uma falta de respeito com os profissionais, vc está generalizando e não dá nenhum espaço para defesa, ou vc acha que só vc está certo? E o salário, vc e o Claudão ajudaram muito na baixa do salário, retirando a occip por uma picuinha particular com o prefeito e nós é que pagamos o pato e a população também, porque quais profissionais vão querer trabalhar por esse salário, se vc não sabe há 13 anos não sofre aumento, e está defasado em 80% é o pior da região, será que valemos tão pouco, pq vc não põe isso em pauta ao invés de só criticar o nosso trabalho. É muito fácil falar mal dos outros quando não estamos no lugar delas, e falar bem é muito difícil né, pq não ganha nada com isso, a não ser na época da política, ai todo mundo é santo e todo mundo presta.Por que vc não visita os PSF's, será bem vindo e pode ter certeza que não vamos esconder nenhuma fila de vc e qualquer outra coisa, porque nós trabalhamos com a verdade e honestidade e só não fazemos mais pela população por que infelizmente não está nas nossas mãos e dependemos de outros.

Prefeito Marcinho disse...

1) Roberta, de forma alguma falei que os funcionários estariam prestando um serviço ruim, apenas disse que existe filas gigantescas na policlínica e também na maioria dos postinhos. Isso é fato.
2) Não acho que estou certo em tudo, não sou dono da verdade, apenas estou expondo problemas que a população apontou e que realmente vi que vem acontecendo.
3) Quanto a OSCIP, não entendo porque o fim dela levou a diminuir o salário dos funcionários, porque foi economizado uma grande quantia que era paga para pessoas de fora para administra-la. Quem deve responder isso é o prefeito e o secretário de saúde. A Oscip funcionava de forma ilegal, onerosa ao município e o próprio prefeito foi quem cessou a prestação de serviço com a OS.
4) Concordo com você que o salário da saúde encontra-se devassado, é muito baixo, os servidores e comissionados da saúde devem ser valorizados para trabalharem cada vez mais satisfeitos e sem preocupações. Mas esse aumento e valorização é uma prerrogativa do prefeito, somente ele pode ter essa iniciativa. Se ele mandar o reajuste para Câmara tenha certeza que serei o primeiro a defender a valorização.
5) Volto a afirmar, que não foi minha intenção criticar o trabalho de nenhum servidor, isso é um problema gerencial. Muito pelo contrário vejo com muito bons olhos o trabalho do servidor. Minha critica refere-se ao pequeno número de vagas para atendimento, a pouca quantidade de médicos e profissionais e a forma precária como são marcadas as consultas e que deixam a população horas na fila. O problema é de gestão não dos servidores.
6) Seria um prazer visitar o seu PSF e conversar com você que tem contato direito com a população, se quiser pode fazer contato pelo meu email (vereadormarcinho@hotmail.com)
7) Do mais, tenha certeza que não fiquei chateado com seu e-mail, me deu oportunidade de refletir e também expor os argumentos acima.