terça-feira, 4 de outubro de 2011

Marcinho cobra do executivo, Estação de Tratamento de Esgoto


Na verdade em Paraíba do Sul, nunca cuidaram de verdade do nosso rio

Voltamos a cobrar do executivo, políticas voltadas para o meio ambiente. Na verdade nunca tivemos em nosso município ações voltadas a proteção do Rio Paraíba do Sul. O esgoto é jogado diretamente no Rio Paraíba do Sul, sem qualquer tipo de tratamento.
Já encaminhei diversas indicações solicitando a instalação ou de uma estação de tratamento, ou várias mini-estações.
Acontece que os governantes deveriam ter a percepção de que é tão importante cuidar do esgoto como construir postos de saúde. Porque quando se elimina uma vala negra ou trata-se um esgoto antes de jogar no rio  previne-se contra doenças.  Políticas de prevenção da saúde pública  além de dar dignidade ao cidadão, economiza verbas que serão gastas para tratar o cidadão doente.
Só que acabar com vala negra, tratar esgoto, não dá pra inagurar e nem soltar foguete.  Esse tipo de política retrograda precisa acabar em nosso país.
Saiba Mais sobre a ETA
Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que, no Brasil, se designa oficialmente também por Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), é uma infraestrutura que trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comumente chamadas de esgotos sanitários ou despejos industriais , para depois serem escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável através de um emissário, conforme a legislação vigente para o meio ambiente receptor.

Nenhum comentário: