De acordo com levantamento da secretaria
de saúde de Paraíba do Sul, foram atendidas, até o final do mês de abril, 1489
chamadas de emergência através dos serviços de UTI Móvel e SAMU.
O serviço de UTI Móvel está disponível para a população
sulparaibana desde março de 2013. A ambulância fica na secretaria municipal de saúde a disposição das unidades hospitalares da
cidade, para atendimento de casos com necessidade de transferências para um hospital
que tenha o serviço de UTI.
A UTI
Móvel tem um prazo de até 40 minutos após o chamado para chegar ao local e
realizar o atendimento. A equipe de suporte avançado é sempre composta de
médico, enfermeiro e condutor socorrista. No interior da ambulância estão a
disposição aparelhos como desfibrilador/cardioversor, monitor cardíaco,
ventilador mecânico, insumos para trauma, balão de oxigênio e medicações para
quaisquer intercorrências clínicas emergenciais
Já o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pode ser
acionado por qualquer pessoa gratuitamente por telefone através do número 192. Com o Samu, a saúde está
reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas
decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia
com equipes de profissionais de saúde sendo técnico socorrista e condutor
socorrista, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica,
pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental. Além disso, a ligação é atendida por técnicos na
Central de Regulação, esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia
o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a
chamada, sobre as primeiras ações.
“Os serviços de atendimento de emergência são
fundamentais para a população. Quando alguém sofre um acidente doméstico ou
urbano, ou por algum motivo fica impossibilitado de se locomover, o atendimento
do SAMU e da UTI Móvel garantem a segurança dos pacientes. É indispensável.” –
relatou a
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