segunda-feira, 30 de maio de 2016

Familiares, alunos e professores participam da III Semana do Bebê de Paraíba do Sul

Na semana de 17 a 24 de maio foi realizada a III Semana do Bebê, com o tema principal "Todos juntos pela primeira Infância". A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros
Paraíba do Sul há 3 anos aderiu o projeto e vem realizando anualmente um evento com a participação de pais, alunos, professores e profissionais de diversas áreas, que trazem informações para disseminar práticas de cuidado com as crianças. Nesta edição foram realizadas atividades nas escolas durante toda a semana com o tema "resgatando as brincadeiras e histórias na educação infantil".

Além disso, familiares e equipe educacional participaram no dia 17 de maio de uma palestra com a enfermeira Helena Medeiro Silva, que é tutora da  Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Paraíba do Sul. O tema abordado pela profissional foi "Conversando sobre o aleitamento materno", onde a importância do leite materno e do contato com a criança nesta fase foi tratado, as mães presentes puderam tirar dúvidas e receber algumas dicas que facilitarão o dia-a-dia.

No dia 24 de maio, encerrando a Semana do Bebê, a palestra foi com a Fonoaudióloga pós-graduada em Saúde Pública, Elisangela Menezes  Guimarães, com o tema "Desenvolvimento da fala e linguagem da criança de 0 a 3 anos". Em seguida as crianças da Creche Dentinho de Leite fizeram uma apresentação cultural e também trouxeram um trabalho de inclusão que realizaram em sala de aula.


"A Semana do Bebê é um evento que damos muita importância, porque muitas pessoas não sabem, mas algumas características e habilidades desenvolvidas na primeira infância, são capazes de influenciar o futuro das crianças. Trabalhar com a família e a equipe educacional pode trazer informações de grande importância para eles e para as crianças. Temos muito orgulho de ter implantado esse projeto em Paraíba do Sul." - enfatizou a secretária de Educação Francine Fontainha. 

Deputado Julio Lopes visita Paraíba do Sul e elogia o projeto Cidade da Criança

No último domingo a cidade de Paraíba do Sul teve um dia festivo. Além do encerramento do Encontro de Veículos Antigos, a cidade recebeu o jogo beneficente promovido pelo ex-jogador do flamengo, Nunes, que vem buscando arrecadar recursos para o tratamento do jovem Nathan, que sofre de distrofia muscular.
Devido a estes eventos, o deputado Júlio Lopes visitou o município e aproveitou também, a convite do prefeito Márcio Abreu, para visitar as obras da Cidade da Criança. Com grande entusiamo, o prefeito do município apresentou o projeto ao deputado, enfatizando a junção de educação, esporte e saúde.

O deputado Júlio Lopes conheceu todas as instalações e elogiou o projeto "é impressionante o carinho que se expressa neste projeto. Um complexo de formação de cidadãos que dará frutos a serem colhidos pelas gerações futuras. Não é qualquer prefeito que tem coragem de fazer uma obra deste porte, que terá resultados além do seu mandato. Toda a equipe está de parabéns."

Na última semana foi anunciado que, além do ginásio esportivo, do complexo de arte e cultura e da Unidade Básica de Saúde, a Cidade da Criança, contará também com um centro de equoterapia para crianças com necessidades especiais. Todas estas inovações no projeto estão gerando grande expectativa na sociedade, que já reconhece a importância do projeto.


"Todas as vezes que a gente recebe uma notícia, ou passa pela obra e vê que está andando de verdade dá uma alegria muito grande. Cansamos de ver projetos se iniciarem e não saírem do papel aqui na cidade, acompanhar o andamento da Cidade da Criança nos tranquiliza. Eu e minha família estamos ansiosos pela inauguração, as crianças já fazem planos d todas as atividades que poderão fazer, que eu não teria condição de pagar para eles." - relatou a moradora do Parque Morone, Luzia Aparecida de Almeida. 

Campanha do IPTU de Paraíba do Sul começa no dia 1º de junho

No dia 01 de junho terá início a Campanha do IPTU 2016. Os contribuintes poderão emitir os boletos para pagamento dos impostos e taxas no site www.paraibadosul.rj.gov.br

            A fim de agilizar e facilitar a vida do contribuinte, a Secretaria de Fazenda, disponibilizará a partir do dia 01 de junho os boletos no site para pagamentos da TLL (Taxa de localização, instalação, fiscalização e funcionamento), a TAFIS (Taxa de fiscalização sanitária), o ISS para autônomos (Imposto sobre serviços) e IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Os vencimentos estão programados para 17/06. Os interessados em pagar em cota única terão 25% de desconto. Os impostos poderão ser parcelados em até 5 vezes.
            Os carnês em modelo físico estarão disponíveis no prédio da prefeitura a partir de 08 de junho e os fiscais de tributos entregarão os carnês dos imóveis residenciais e comerciais. “Nossa equipe fará a entrega dos carnês em cada logradouro do município, a fim de garantir que todos recebam a cobrança e possam realizar o pagamento dos tributos sem transtorno”, informa o Secretário de Fazenda, Mauro Zeferino.
            "Os proprietários de terrenos urbanos deverão retirar seus carnês no prédio da Prefeitura no Setor de Tributos para evitar extravios, pois nesses locais geralmente não há pessoas para receberem os carnês”, declara o Chefe da Divisão de Tributos, Caio Tavares.   
Os interessados em obter maiores informações deverão entrar em contato através do telefone (24) 2263-1052 ou procurar o setor de tributos.
           

                        Viradão do IPTU vai premiar e divertir contribuintes

            Neste ano, os contribuintes que pagarem o IPTU até o vencimento receberão cupons para concorrerem aos seguintes prêmios: 1 carro 0 km, 1 motocicleta, 1 microondas, 1 TV  32” , 1 fogão 4 bocas, 1 smartphone, 2 tablets,  2 bicicletas.
            Para animar a festa, a prefeitura fechou mais uma parceria com o empresário Beto Cachorrão e vai realizar o Viradão do IPTU, que será realizado nos dias 01, 02 e 03 de julho. O evento será realizado na Nova Beira-Rio para celebrar o encerramento da Campanha do IPTU 2016 e oferecerá shows regionais, programações culturais com grupos locais e terá barracas de comidas típicas.
            O sorteio será realizado no dia 02 de julho, às 20 horas. “É importante que a população participe. Pagando os impostos o contribuinte pode ter acesso a uma série de benefícios e melhorias para nossa cidade”, declara Mauro Zeferino.


 Vítimas das enchentes já podem conseguir isenção do IPTU

Os proprietários dos imóveis atingidos pelas enchentes de janeiro já podem procurar a prefeitura para solicitar a isenção do pagamento do IPTU em 2016. Segundo informações da Secretaria de Fazenda, o contribuinte que sofreu com as enchentes deverão comparecer ao setor de protocolo para abrirem o processo de isenção do pagamento do IPTU munidos de documentos de identificação, CPF, comprovante de propriedade do imóvel (escrituras, contratos de compra e venda, etc.) ou contrato de aluguel.


Bombeiros Mirins realizam ação de combate à dengue

Os alunos do curso de Bombeiro Mirim oferecido pela Prefeitura em parceria com a Defesa Civil realizaram, no último sábado (21), ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikunguya.

Os bombeiros mirins deram uma verdadeira aula de cidadania e colocaram em prática os conhecimentos adquiridos no curso e foram às ruas de Paraíba do Sul oferecendo cartilhas e informações úteis para o combate ao mosquito.
O Comandante da Defesa Civil e instrutor do curso, Ten. Jerry Adriany, destacou a importância da participação dos alunos junto à comunidade. “Essa é uma forma dos alunos  demonstrarem para a sociedade o investimento que eles receberam. O Objetivo é transformá-los em agentes multiplicadores de informações e transmissores de conhecimento. Inclusive, para eles, a prática de ações facilita a consolidação dos conhecimentos dentro da sala de aula”.
Cerca de 50 alunos visitaram o comércio, residências e abordaram a população oferecendo informações sobre o combate ao Aedes. Foram distribuídas 350 cartilhas informativas. “Esperamos que tenhamos conseguido atingir o objetivo de levar informações. Por mais que este assunto esteja bem falado, tivemos mais uma grande epidemia nacional e ainda perdemos vidas com as doenças transmitidas pelo mosquito. Um mosquito não pode ser mais forte do que toda uma sociedade”, encerra o Ten. Jerry Adriany.

  

2ª Gincana Verde acontece em Paraíba do Sul

Idealizada pela secretaria do ambiente e agricultura através da Prefeitura Municipal, o projeto Gincana Verde começou com o objetivo de mobilizar alunos, professores e pais em torno da consciência ambiental. Devido ao sucesso da primeira edição, a prefeitura oficializou o evento no calendário municipal, que passará a ser realizado anualmente.

                No dia 3 de junho acontecerá a 2ª Gincana Verde, que neste ano terá como tema SOS Águas, desenvolvendo a compreensão sobre a importância do abastecimento de água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de promover a tarefas que envolvam alunos, professores e funcionários, em torno do tema do lixo e sua correta destinação.
                "Queremos promover o sentimento de afeição pelo meio ambiente em nossas crianças, ampliando os horizontes da prática da cidadania e formando futuros cidadãos preocupados com o meio ambiente, que já sofreu e ainda sofre tanto com a inconsequência humana." - declarou a secretária de ambiente e agricultura Nathália Mafra.
            Participaram do evento os alunos da rede pública de ensino municipal e cada equipe terá 30 integrantes do segundo seguimento do ensino fundamental, preferencialmente alunos do 8° e 9° ano.

                "O cuidado com o meio ambiente e a agricultura tem sido uma das prioridades para a nossa equipe de governo e a Gincana é uma confirmação disso, um evento onde envolvemos a sociedade com a comunidade escolar em busca de promover a preservação ambiental. Com certeza será mais um motivo de orgulho para a nossa cidade." - Afirmou o prefeito Marcinho. 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Cidade da Criança terá centro de equoterapia

O local, além de atividades esportivas, artes mistas e pediatria recebeu o anúncio de que haverá também um centro de equoterapia para crianças com necessidades especiais


            Uma nova história está sendo construída para as crianças e adolescentes de Paraíba do Sul com a Cidade da Criança. O espaço está ficando maravilhoso. Existe uma equipe empenhada trabalhando com carinho e compromisso para que a obra seja inaugurada o quanto antes.

            O projeto que começou como um sonho distante, está tomando forma e na tarde de quarta-feira (18) o prefeito Marcinho anunciou que criará um centro de equoterapia para atender crianças com necessidades especiais. A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo com uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
            Marcinho recebeu um convite do vereador Maurinho Branco para visitar Centro de Equoterapia de Petrópolis, uma iniciativa privada de Fernando Sodré, e chegando lá ficou encantado com o trabalho realizado e o resultado no desenvolvimento das crianças. Imediatamente o prefeito buscou contatos para viabilizar a criação de um centro de equoterapia na Cidade da Criança.
(FOTO equoterapia)


Prefeito Marcinho acompanha obras da cidade da Criança

            O Prefeito Marcinho está acompanhando dia a dia o andamento das obras.  Transformou-se num verdadeiro mestre de obras. Está supervisionando de perto, colaborando, contribuindo e motivando os operários.  O que se vê é que a equipe comprou a ideia e muitos acrescentam: “Meus filhos vão desfrutar disso aqui”.

            A Cidade da Criança é um projeto ambicioso e corajoso. Para muitos, alvo de críticas. Chegam a dizer que Paraíba do Sul não precisa de um espaço desse. O que seria mais importante para um município do que investir em educação e saúde? O que seria mais importante do que dar oportunidade para que as crianças e adolescentes pudessem ter acesso à educação continuada, praticar esportes em alto nível, receberem cursos profissionalizantes e ainda terem acompanhamento médico de qualidade? O que seria mais importante para crianças e adolescentes com deficiências do que terem acesso às praticas esportivas e educacionais nas mesmas condições dos que não possuem deficiências?
            Um espaço que atenderá 6 mil alunos crianças. Uma estrutura que não existe em nenhuma cidade da região. Sequer nas escolas da rede privada. O Prefeito Márcio Abreu ao ser indagado sobre a possibilidade de surgirem atletas com potencial para se profissionalizarem foi bem enfático: “A missão da Cidade da Criança é dar oportunidades, desenvolver talentos e educar. Caso aqui surja um atleta de ponta, ficaremos muito orgulhosos. Mas quero ver sair daqui um cidadão de bem, que não use drogas, que queira cuidar de sua família, que tenha consciência de que pode contribuir para a comunidade”.

                       
A Cidade da Criança tem a proposta de ser um
complexo educacional e esportivo

            No primeiro ginásio será construído a piscina semi-olímpica, coberta e aquecida. Existe espaço com almoxarifado para guardar os equipamentos e vestiários amplos. Nesse espaço serão praticadas modalidade como: natação em todas suas modalidades, pólo aquático e nado sincronizado.

            No segundo ginásio o espaço será voltado para a prática de ginástica artística, ginástica olímpica, dança, ballet e artes marciais. O espaço terá estrutura móvel podendo adaptá-lo ao esporte. O interessante que além de dar oportunidade aos profissionais locais que estão fazendo um belo trabalho, a ginástica artística será coordenada pela ex-técnica da seleção brasileira de ginástica olímpica e do Flamengo, Georgette Vidor, aquela que revelou atletas como Luiza Parente e Daniele Hypólito.

            À frente estão praticamente prontos o campo oficial e a pista de atletismo.  O campo foi construído utilizando o mesmo tipo de grama utilizado no gramado de São Januário, de ótima qualidade. Possui o sistema de drenagem utilizando tecnologia de ponta e as dimensões atendem as regras da FIFA. A pista de atletismo também segue os padrões oficiais. Possui 400 metros e está localizada em torno do campo. Além disso, existe o espaço de recuo para provas de 100 metros rasos. 
                                  
            Os galpões onde estavam funcionando o CRAS (Centro de Referência a Assistência Social) estão sendo reformados e receberam a infraestrutura necessária para a realização de oficinas profissionalizantes, aulas de pintura, de música, reforço escolar, entre outras atividades. Terá  assistentes sociais, professores, pedagogos e psicólogos convivendo diariamente com as crianças e adolescentes.
           
            A Cidade da Criança também contará com espaço para educação ambiental. A mata ciliar do córrego do Inema, que passa aos fundos do complexo será recomposta o que vai colaborar para evitar erosões e o assoreamento do córrego. Será criada uma mini-floresta e um mini-horto com espécies nativas da mata-atlântica para que os alunos aprendam técnicas de manejo e cultivo. Além disso, será criada uma horta para que sejam feitas oficinas de agricultura, colaborando para que as crianças e adolescentes aprendam técnicas de cultivo.
             


terça-feira, 10 de maio de 2016

SAMU e UTI Móvel realizaram 1489 atendimentos em Paraíba do Sul de janeiro a maio deste ano

De acordo com levantamento da secretaria de saúde de Paraíba do Sul, foram atendidas, até o final do mês de abril, 1489 chamadas de emergência através dos serviços de UTI Móvel e SAMU.

O serviço de UTI Móvel está disponível para a população sulparaibana desde março de 2013. A ambulância fica na secretaria municipal de saúde a disposição das unidades hospitalares da cidade, para atendimento de casos com necessidade de transferências para um hospital que tenha o serviço de UTI.

A UTI Móvel tem um prazo de até 40 minutos após o chamado para chegar ao local e realizar o atendimento. A equipe de suporte avançado é sempre composta de médico, enfermeiro e condutor socorrista. No interior da ambulância estão a disposição aparelhos como desfibrilador/cardioversor, monitor cardíaco, ventilador mecânico, insumos para trauma, balão de oxigênio e medicações para quaisquer intercorrências clínicas emergenciais

Já o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pode ser acionado por qualquer pessoa gratuitamente por telefone através do número 192. Com o Samu, a saúde  está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde sendo técnico socorrista e condutor socorrista, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental. Além disso, a ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. 

“Os serviços de atendimento de emergência são fundamentais para a população. Quando alguém sofre um acidente doméstico ou urbano, ou por algum motivo fica impossibilitado de se locomover, o atendimento do SAMU e da UTI Móvel garantem a segurança dos pacientes. É indispensável.” – relatou a 


Prefeitura inicia obras da Casa do Bebê para atender 150 crianças de 6 meses a 2 anos

A Prefeitura de Paraíba do Sul criou, através da Secretaria de Educação, o projeto Casa do Bebê. A maior necessidade de vagas tem sido para bebês e foi para solucionar esta demanda que a Prefeitura de Paraíba do Sul decidiu instalar nas dependências das creches Deolinda Pantola na Rua das Palhas, Olga Benário no bairro Liberdade e Roque Rodrigues dos Santos em Werneck, um anexo com 150 vagas.

A estrutura da Casa do Bebê está sendo construída especialmente para crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, com espaço próprio para alimentação, sala de banho, dormitório e espaço recreativo com brinquedos pedagógicos que ajudam no desenvolvimento criativo e motor das crianças.

“A nossa fila de espera para matrículas era especialmente de bebês. Qualquer crianças acima de 4 anos tem vaga garantida nas escolas do município, porém as mães dos bebês vinham encontrando dificuldade em conseguir matricular seus filhos. Para atender essa solicitação, o prefeito Marcinho criou o projeto Casa do Bebê, que será um espaço anexo às creches, construído especialmente para atender essa faixa etária.” – destacou a Secretária de Educação, Francine Fontainha.


Terão prioridades nas vagas, as mães que já estão na fila de espera há mais tempo. O atual governo tem apresentado como principal proposta, manter 100% das escolas e creches do município reformadas, construir novas unidades e investir em atividades que proporcionem educação de qualidade às crianças e jovens. 

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Prefeitura inicia recuperação do asfalto da cidade

Uma obra muito aguardada pela população teve início nesta semana. Foi iniciado o recapeamento asfáltico de dezenas das principais ruas da cidade. As obras serão realizadas nos quatro cantos de Paraíba do Sul.  Serão dezenas quilômetros de pavimentação nos  pontos mais críticos.

                O trabalho começou na Avenida das Nações, avançou pelas avenidas Ernesto Che Guevara e Ayrton Senna e pela rua Alfredo da Costa Mattos Junior. A secretaria de obras informou que a pavimentação teve seu início no centro da cidade em virtude do maior fluxo de veículos diariamente.
                Há um extenso cronograma de recuperação do asfalto em todo o município. Na próxima semana serão recuperadas avenida Coronel João Werneck, a Rua Visconde do Rio Novo, rua Deocleciano Alves de Souza, Saldanha Marinho, entre outras.  O critério adotado para execução da obra foi o fluxo de veículos e o estado de conservação, segundo a secretaria de obras.
                "Seria interessante um recapeamento em todas as principais ruas de Paraíba do Sul, porém, a crise econômica faz minguar recursos para obras de infraestrutura e, portanto, estamos fazendo o possível para melhorar as vias públicas a fim de dar dignidade e melhores condições logísticas ao município", declarou o Prefeito Marcinho.
                Além do asfaltamento, a entrada da cidade está sendo reformada com o objetivo de manter um clima aconchegante e hospitaleiro para os turistas e principalmente aos sul-paraibanos.


Vacinação contra a gripe acontece em Paraíba do Sul

Imunização de grupos de risco começou nesta segunda-feira, 25 de abril e será até o dia 20 de maio

A vacinação contra a gripe começou no Estado do Rio de Janeiro na última segunda-feira (25). Em Paraíba do Sul centenas de pais já levaram seus filhos para se imunizar contra a gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B).  Além das crianças entre seis meses a cinco anos, estão sendo vacinados também pacientes renais crônicos e gestantes.
Para os demais a campanha terá início no dia 30 de abril. O objetivo é imunizar pelo menos 80% dos grupos de risco, que incluem ainda os portadores de doenças crônicas, idosos com mais de 60 anos, indígenas e profissionais de saúde. A vacinação acontecerá até o dia 20 de maio. Na região, a cidade com maior número de mortos por H1N1 este ano é Resende, que já tem confirmado três óbitos.


Em Paraíba do Sul, a secretaria de saúde aplicará a vacina também nos postos de saúde (PSF) para maior comodidade a população. Veja o quadro: 

Sebollas recebe 20 hectares de reflorestamento de mata atlântica

No dia 22 de abril, Paraíba do Sul deu mais um grande passo em defesa do meio ambiente. Foi assinado o contrato para o reflorestamento de 20 hectares de mata atlântica na localidade de Sebollas, a partir do Programa Produtor de Águas que tem como foco o estímulo à política de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) voltados à proteção hídrica no Brasil.

            O Programa Produtor de Águas foi desenvolvido pela Agência Nacional de Águas voltado aos produtores rurais que se propõem a adotar práticas de manejos conservacionistas em suas terras com vistas a conservação de solo e água. Os benefícios gerados ultrapassam as fronteiras da propriedade e atendem a todos os usuários das águas da bacia hidrográfica do Rio Piabanha, os projetos prevêem a remuneração dos produtores participantes com base nos benefícios gerados em sua propriedade.
            A inserção de Paraíba do Sul é fruto da participação ativa da Secretaria do Ambiente e Agricultura no Comitê de Bacia do Piabanha (Ceivap) e no Comitê de Bacia de Paraíba do Sul (Agevap). “Desde o início do governo adotamos uma postura proativa em buscar projetos de conservação ambiental para o município. Participamos diretamente na elaboração dos projetos e na busca de recursos para que sejam implementados no município”, informa Nathália Mafra, Secretária do Ambiente e Agricultura.
            O projeto sul-paraibano será desenvolvido em parceria com instituto INNATUS com recursos  do Ceivap, que será o órgão fiscalizador das ações. O projeto será implantado em duas propriedades em Sebollas
 e até o fim do ano os 20 hectares de florestas serão plantados e toda a comunidade será beneficiada.
            “Os benefícios ambientais serão inúmeros: Produzir águas (dentro de 05 e 10 anos), sobretudo para área de recarga hídrica. Vai melhorar o microclima da localidade e da região. Tem um benefício social de garantir água para o futuro com o aumento de oferta de água para a população da região”, declara José Carlos Marques, diretor do INNATUS.
            A Secretaria do Ambiente e Agricultura desenvolverá um cadastro de produtores rurais para que novos projetos sejam inseridos para a política de Pagamento de Serviços Ambientais. “A ideia que nos transformemos num modelo na região com o PSA. Temos a oportunidade de sermos uma referência na gestão de recursos hídricos”, declara a secretária, Nathália Mafra.
            “A ideia é de que o município avance com essa política para a produção de água na região. Vai otimizar a utilização das propriedades rurais, pois o proprietário da área recebe pela manutenção do projeto, e colaborar com a consolidação da política nacional de PSA ao longo do tempo”, acrescenta José Carlos Marques, diretor do INNATUS.


Cobertura de quadras em Paraíba do Sul possibilitará atividades escolares em tempo integral

Parceria com a Secretaria de Educação promove cobertura de quadras para realizar atividades escolares em tempo integral

A Prefeitura de Paraíba do Sul está promovendo a cobertura das quadras dos bairros Eldorado e Sardoal através de verbas provenientes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Esta ação é uma parceria das secretarias municipais de educação e esporte, que pretendem promover o esporte como prática educativa.
De acordo com a legislação do MEC, as atividades escolares só podem ser realizadas em quadras cobertas para preservar os alunos da exposição ao sol e oferecer maior segurança. Como um dos principais projetos do governo municipal é promover a educação em tempo integral e para isso a cobertura das quadras é fundamental. “Para concretizar esse projeto pioneiro na cidade, de oferecer atividades extra curriculares, nós apostamos no investimento nas quadras, que vai beneficiar não só aos alunos das escolas de Eldorado e Sardoal, como também às demais crianças da comunidade, que poderão usufruir da quadra.” – relatou a secretária de educação, Francine Fontainha.

O ensino em tempo integral irá permitir que atividades extras, como aulas de futsal, vôlei, handball, dança, artes marciais e outras sejam oferecidas aos alunos, além de dar aos pais maior tranqüilidade de que as crianças estarão realizando atividades no contra turno da escola, estando em ambiente seguro, assistido por professores e desenvolvendo valores de integração social. 

Alunos do Bombeiro Mirim de Paraíba do Sul visitam Quartel do Comando Geral dos Bombeiros do Rio de Janeiro

O curso de Bombeiro Mirim está na sua terceira aula, porém o coordenador da Defesa Civil de Paraíba do Sul, Jerry Adriane da Cruz, que está coordenando o curso, optou por fazer a viagem no início do curso por acreditar que o contato com um quartel de grande porte iria motivar os alunos.

Ao chegar no QCG os alunos fizeram um tour por todo o quartel, receberam instruções de primeiros socorros e assistiram as chamas das viaturas para ocorrências reais.
Um dos momentos mais envolventes da viagem foi a Apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros, uma das bandas mais renomadas do país. Os alunos ficaram emocionados e aplaudiram de pé.
Para finalizar, os alunos visitaram o Museu do Corpo de Bombeiros com acesso a todo esse acervo, acompanhados por um instrutor que contou toda a história desde a criação do Quartel de Bombeiros no Brasil.

                “Nosso curso é formação de caráter através da disciplina e educação. Ver as crianças aprendendo valores e se sentindo motivadas em multiplicá-las na sociedade não tem preço, essa é a melhor parte do nosso trabalho.” – declarou o coordenador da Defesa Civil Jerry Adriane da Cruz.