segunda-feira, 18 de abril de 2016

Reforma de quadras em Paraíba do Sul incentiva o esporte nos bairros

De acordo com a Secretaria de Esportes de Paraíba do Sul, construir, reformar e cobrir as quadras do município é uma das ações do governo para incentivar a prática de esportes e promover a integração entre os bairros.
Até o atual momento já foram reformadas as quadras dos bairros Eldorado, Glória, Avenida, Alvorada, Morro da Alegria, Limoeiro, Cerâmica e Vieira Cortez. Todas passaram por pintura, manutenção de telas e redes, sendo que as quadras de Sardoal e Eldorado estão recebendo cobertura.

Neste mês já foram entregues as quadras do Inema e do Morro da Alegria
As reformas das quadras foram intensificadas e só neste mês, duas já foram entregues às comunidades do Inema e do Morro da Alegria.
“A maior distração das crianças é essa quadra. Manter tudo limpo, pintado e iluminado deixa as mães mais tranquilas de que os filhos estão em um lugar seguro, se divertindo” – declarou a moradora do Inema, Srª. Francisca dos Santos Mendes.
No Morro da Alegria os moradores já estão utilizando as quadras para diversos esportes, inclusive uma equipe de vôlei treina semanalmente no local.
“A comunidade sempre utilizou muito a quadra, achamos que estava na hora de uma reforma e sabemos o quanto é importante fazer sempre manutenção na pintura, iluminação e estrutura.” – ressaltou o Prefeito Marcio Abreu.

Quadra do Parque Niagra será entregue até o final de abril
A quadra do Parque Niagra estava há quase 10 anos sem reforma, mas os moradores do bairro não desistiram de solicitar as melhorias necessárias. “A situação da quadra era tão ruim que não teria como simplesmente reformar. Tivemos que derrubar e reconstruir. A comunidade merece um local mais moderno, amplo e bonito, nossa equipe não mediu esforços para realizar mais essa obra”. Declarou o prefeito Marcio Abreu.
De acordo com informações da Secretaria de Obras, a obra empregou 20 funcionários e já está em fase final, com previsão de entrega até o fim do mês de abril.

“A gente queria montar um time, mas a quadra estava muito ruim e ninguém mais queria jogar. Quando ficar pronta, nós vamos jogar pelo menos duas vezes por semana.” – declarou o jovem Raoni Cristian Figueira, 12 anos. 

Prefeitura de Paraíba do Sul realiza obras no Amapá

Obras de infraestrutura podem acabar com alagamentos em dezenas de residências

            Somente quem mora no bairro Amapá conhece o sofrimento da população nos períodos de chuva. Basta caírem chuvas intensas que os moradores da Rua Maurilio Avelino de Oliveira sofrem com alagamentos que invadem suas residências e colocam em risco a saúde e os bens materiais. 
O problema do alagamento em algumas ruas do bairro é antigo, pois elas ocupam um vale às margens de um pequeno córrego onde há a convergência de águas de todo o bairro, o que facilita o acúmulo e, consequentemente, o alagamento.

A origem do problema está ligada à criação do loteamento. Quando foi criado, o Amapá não recebeu as obras de infraestrutura necessárias para prevenção de riscos às habitações. Não foram realizadas as obras de saneamento básico e captação de águas pluviais.
            “O problema se arrasta há anos. Já tive que acordar de madrugada várias vezes para subir os móveis e meu irmão perdeu ferramentas da oficina dele por causa desses alagamentos”, lembra a moradora Dandara de Fátima Soares.
            Um grupo de moradores do bairro Amapá procurou o Prefeito Márcio Abreu a fim de buscar uma solução compartilhada para o problema. O Prefeito envolveu a secretaria de obras que projetou a construção de uma galeria de captação de águas pluviais com 400 metros de comprimento e que dependeria da autorização para a instalação da rede dentro dos terrenos de alguns moradores. Os moradores logo se mobilizaram e conseguiram com que todos os envolvidos autorizassem que as obras fossem realizadas.
            Geni de Paula da Silva, 69 anos, aposentada, moradora do Bairro Amapá há 11 anos, informou que tem pedidos da obra desde quando foi morar no bairro. Recordou que o Prefeito anterior na enchente de 2010 prometeu realizar a obra da galeria, que mandaria a máquina para fazer as obras, mas que nada foi feito.
            “Olha aqui esta vala. Fica um mau cheiro terrível aqui o dia todo. O Marcinho teve aqui e garantiu que isso vai acabar. Agora estou confiante. Não vejo a hora de ver isso tudo resolvido”, declara Geni de Paula, uma das beneficiadas pela obra.
            Segundo informações da secretaria de obras serão necessários pelo menos dois meses para que a galeria de captação de águas pluviais fique pronta. “Essa obra vai dar tranqüilidade aos moradores. Iniciamos um ciclo de obras para o Amapá, mas não poderíamos fazer qualquer obra sem que esta fosse realizada. O importante é que demos um passo importante para darmos dignidade à população de um dos bairros que mais crescem em Paraíba do Sul”, declara o Prefeito Márcio Abreu.


Prefeitura de Paraíba do Sul constrói e amplia creches abrindo 250 novas vagas

Projeto Casa do Bebê irá atender 150 crianças de 6 meses a 2 anos em espaços idealizados para promover o desenvolvimento infantil

Atendendo a uma demanda da população, a Prefeitura de Paraíba do Sul está ampliando as creches dos bairros Liberdade, Palhas e Werneck. As três creches estão recebendo a construção de um anexo, que será a Casa do Bebê, um espaço exclusivo para crianças de 06 meses a 2 anos, com todo a infraestrutura necessária para atender crianças desta idade. Ao todo serão 150 novas vagas.
“A nossa fila de espera para matrículas era especialmente de bebês. Qualquer crianças acima de 4 anos tem vaga garantida nas escolas do município, porém as mães dos bebês vinham encontrando dificuldade em conseguir matricular seus filhos. Para atender essa solicitação, o prefeito Marcinho criou o projeto Casa do Bebê, que será um espaço anexo às creches, construído especialmente para atender essa faixa etária.” – destacou a Secretária de Educação, Francine Fontainha.
As creches que estão sendo ampliadas são: Deolinda Pantola na Rua das Palhas, Olga Benário no bairro Liberdade e Roque Rodrigues dos Santos em Werneck.


Obras da Prefeitura geram emprego para sul-paraibanos
As obras realizadas pela Prefeitura de Paraíba do Sul contam com mão de obra local. De acordo com informações da Secretaria de Obras, mesmo quando a obra é realizada por empresas terceirizadas, a prefeitura solicita que a mão de obra seja da cidade, buscando assim, além de entregar melhorias para a população, gerar empregos.
“As obras estão gerando emprego para os pais de família. Se eu não tivesse trabalhando nesta obra, seria muito difícil conseguir outro emprego. Tenho 4 filhos e é com esse emprego que consigo o sustento da minha família. Gostaria de pedir ao prefeito Marcinho que continue fazendo mais obras para que a gente continue trabalhando.” – declarou o operário Luciano Napoleão, que está trabalhando na obra da Creche Deolinda Pantola.

Creche que está sendo construída no bairro Cerâmica terá 100 vagas
A creche do bairro Cerâmica está em fase de finalização e irá atender 100 crianças com idade entre 06 meses e 03 anos, atendendo a todas as necessidades das crianças em um espaço didático, com profissionais qualificados para promover o desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos.
“Estou ansiosa pela inauguração desta creche. Minha filha tem 08 meses e será muito bom se ano que vem ela já estiver matriculada. Hoje estou fazendo unha e vendendo cosméticos porque não tenho com quem deixar. Se a creche começar a funcionar eu vou poder arrumar um trabalho fixo, que me dê chance de crescimento profissional.” – disse a moradora do bairro Cerâmica, Karen Caroline da Silva.
Uma das propostas do atual governo é reformar 100% das escolas e creches do município. Hoje o objetivo está próximo de ser cumprido, faltando somente três unidades para serem revitalizadas.
Além das reformas, em 2014 a Prefeitura entregou para a população do bairro Barão de Angra uma creche para 50 crianças. “O bairro nunca teve creche, e a distância dificultava muito para que as mães matriculassem as crianças em outras unidades. Aproveitamos o espaço da Escola Sarah Faria Brás para implantar a creche e o resultado foi muito positivo.” – informou a Secretária de Educação Francine Fontainha.

“Eu tenho três filhos, um de 8, um de 6 e outro de 3. Todos estão na escola Sarah Faria Brás, o que facilita muito na hora de ir buscar. Ter uma creche perto de casa é uma ajuda que só quem tem filho pequeno sabe.” – enfatizou a moradora de Barão de Angra, Suelen Nascimento. 

Construção de novas Unidades Básicas de Saúde em Paraíba do Sul estão em fase de conclusão

As obras de construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão em estágio avançado. Em breve, as comunidades de Santa Josefa, Santo Antônio e Centro terão acesso a unidades modernas, confortáveis e com estrutura de atendimento melhorada com objetivo exclusivo é de oferecer um atendimento de excelência à população.
            As obras são importantes por atenderem uma demanda antiga das comunidades, pois encontram-se em prédios alugados, que oneram os cofres públicos e não possuem a estrutura em condições de atender a ampliação da demanda pelos serviços básicos de saúde e as condições de acessibilidade.

            A UBS de Santa Josefa está mais próxima à população. Localizado em frente à Escola Municipal Tim Lopes facilitará o acesso da comunidade, dando mais conforto e segurança. As obras estão em estágio final e a previsão de entrega está programada para daqui a dois meses.
            A comunidade de Santo Antônio receberá a UBS no antigo Parque de Exposições, onde está sendo construída a Cidade da Criança. Esta UBS tem sido tratada com muito carinho pela Secretaria de Saúde, pois atenderá toda a comunidade do bairro e também aos alunos da Cidade da Criança. Esta unidade terá um pediatra de plantão, o que garante o compromisso de dar a melhor estrutura possível para o público infantil.
            Para o Centro, foi iniciada a construção da UBS no bairro Cerâmica, próxima a nova creche. Em breve, a população terá um espaço amplo, moderno e confortável, capaz de garantir ao cidadão mais humilde condições dignas de atendimento.
            “Estamos na luta. Num período de crise, realizar estas obras está sendo uma grande honra. Poder dar ao sul-paraibano a possibilidade de ter um atendimento de saúde digno é uma prerrogativa da nossa gestão”, destaca o Prefeito Márcio Abreu.

Obras municipais utilizam mão de obra local

            As obras das UBS’s estão causando grandes expectativas aos sul-paraibanos. Mas, um grande benefício direto e imediato está na geração de empregos. As empreiteiras responsáveis pelas obras contratam a mão-de-obra da cidade, dão oportunidades aos trabalhadores e melhoria nas condições de vida das famílias.
            “Estamos passando por um período de recessão e de alta no desemprego em todo o país. Sofremos com as enchentes de janeiro. A crise é real e não poupa ninguém. As obras do governo municipal geram empregos e garantem a dignidade de muitos cidadãos sul-paraibanos”, declara o economista Rodrigo Medeiros.
            Somente nas UBS’s estão trabalhando atualmente 18 operários. São 18 famílias que recebem salários e tem condições de viver com dignidade.
            “Fiquei parado 4 meses. Graças a esta obra estou empregado, trabalhando e sustentando minha família. Trabalhar numa obra que vai melhorar a vida do bairro e dar condições de sustentar minha família é uma grande alegria”, comemora José Antônio Vale, 47 anos, pai de 4 filhos, morador do Caminho de Dentro.


“Após a tempestade vem a bonança” Cartão da Prefeitura aquece a economia de Paraíba do Sul

“Após a tempestade vem a bonança”. Aos que sofreram com as enchentes de janeiro ficaram lembranças que jamais se apagarão. Muitos perderam bens que demoraram uma vida para conquistarem. Perderam ainda documentos, fotografias, enfim, parte das histórias de suas famílias.       Muita tristeza, muita dor e muita decepção.
            Mas a esperança tomou espaço da dor. O trabalho e o compromisso espantaram a tristeza. Com um ato de humildade e respeito aos sul-paraibanos o Prefeito Márcio Abreu criou um pacote de medidas jamais vista em Paraíba do Sul. Os recursos dos eventos foram direcionados para a criação do Cartão Social da Prefeitura. Foram R$ 500 mil aplicados para dar condições das famílias recuperarem parte de suas perdas. Além disso, foi isentado o IPTU de todas as famílias residentes nos bairros atingidos e foi obtida, a partir de um intenso trabalho da Secretaria de Governo e Defesa Civil junto à Caixa Econômica, a liberação do FGTS.

            Seria o Prefeito o ‘Salvador da Pátria’? A resposta é: Não! Foi uma resposta a altura a uma tragédia que assolou o município. Foi uma medida para remediar e proteger os mais pobres. Uma tentativa de mostrar para o mais humildes de que não estão sozinhos.
            O que não se pode negar é que as medidas contra as enchentes estão dando um fôlego a mais na economia sul-paraibana. Há uma corrente positiva em toda cidade. Os empresários tiveram aumento das vendas e a população aumento na renda.
Com a isenção do IPTU, aproximadamente 900 famílias serão beneficiadas. Estima-se que o valor médio do imposto é de R$ 200,00 por imóvel, gerando uma poupança total às famílias de R$ 180 mil que poderá ser revertida em poder de consumo. 
Com os recursos do FGTS, calcula-se que pelo menos 250 sul-paraibanos vão acessar no total aproximadamente R$ 700 mil. Para a população gera condições de recuperação das perdas e para o comércio oportunidades de alavancar novos negócios. Verdadeiramente uma tendência positiva para o aquecimento econômico de Paraíba do Sul.   
            O empresário João Paulo Paes, da Loja Líder entende que a ação do governo foi excelente.  “A gente que é da cidade já viveu muitas enchentes e nunca vi um projeto de apoio tão importante. Toda essa renda circulando no município vai ajudar na recuperação das famílias e, com certeza vai impulsionar as vendas do comércio”.


Nos bairros atingidos, comerciantes e população
comemoram o Cartão da Prefeitura

            O Cartão da Prefeitura já começa a gerar impactos positivos no comércio. No bairro liberdade, o microempresário Roberto Alves da Cunha, da Liberdade de Materiais de Construção, reconhece que houve aumento nas vendas. “O pessoal já está acostumando. Já realizei algumas vendas e espero que o pessoal continue dando preferência para o comércio do bairro. A gente que é pequeno só agradece os benefícios que estamos recebendo”.
            Outro empresário que comemora é Ronaldo Emanuel da Silva, da Super Mix Padaria e Confeitaria. “Estamos preparados para receber a clientela. Aos poucos o pessoal está comparecendo. Para nós é ótimo e para a população melhor ainda. Por que temos a oportunidade de ver o pessoal podendo se recuperar desse drama”.
            Na estrada Vieira Cortez, a grande maioria das famílias receberam o Cartão da Prefeitura. A população comemora a oportunidade oferecida pelo governo. Adriana da Silva, desempregada há 1 ano, moradora do bairro há 21 anos, lembrou que “nunca recebeu apoio igual ao que a prefeitura tem dado. Recebemos mantimentos, roupas e agora o cartão. Pude comprar coisas para minha casa. No próximo mês espero iniciar a reforma do meu banheiro. Aqui moram 8 famílias e todos receberam o cartão e ficaram felizes com a ajuda”.
            Mais a frente, às margens do Rio Paraíba do Sul, um dos pontos mais afetados pela enchente, a Adriana Dias, mãe de 5 filhos e moradora do bairro há 40 anos, relata. “Aqui no beco somos eu, minha mãe e duas irmãs. Todas recebemos o cartão e vem nos ajudando muito. Vamos nos unir para iniciar uma reforma nas casas. O Marcinho está de nota 10. Nunca tivemos uma ajuda dessas”.
           


             



quarta-feira, 13 de abril de 2016

Prefeitura de Paraíba do Sul constrói e amplia creches abrindo 250 novas vagas

Projeto Casa do Bebê irá atender 150 crianças de 6 meses a 2 anos em espaços idealizados para promover o desenvolvimento infantil

Atendendo a uma demanda da população, a Prefeitura de Paraíba do Sul está ampliando as creches dos bairros Liberdade, Palhas e Werneck. As três creches estão recebendo a construção de um anexo, que será a Casa do Bebê, um espaço exclusivo para crianças de 06 meses a 2 anos, com todo a infraestrutura necessária para atender crianças desta idade. Ao todo serão 150 novas vagas.
“A nossa fila de espera para matrículas era especialmente de bebês. Qualquer crianças acima de 4 anos tem vaga garantida nas escolas do município, porém as mães dos bebês vinham encontrando dificuldade em conseguir matricular seus filhos. Para atender essa solicitação, o prefeito Marcinho criou o projeto Casa do Bebê, que será um espaço anexo às creches, construído especialmente para atender essa faixa etária.” – destacou a Secretária de Educação, Francine Fontainha.
As creches que estão sendo ampliadas são: Deolinda Pantola na Rua das Palhas, Olga Benário no bairro Liberdade e Roque Rodrigues dos Santos em Werneck.


Obras da Prefeitura geram emprego para sul-paraibanos
As obras realizadas pela Prefeitura de Paraíba do Sul contam com mão de obra local. De acordo com informações da Secretaria de Obras, mesmo quando a obra é realizada por empresas terceirizadas, a prefeitura solicita que a mão de obra seja da cidade, buscando assim, além de entregar melhorias para a população, gerar empregos.
“As obras estão gerando emprego para os pais de família. Se eu não tivesse trabalhando nesta obra, seria muito difícil conseguir outro emprego. Tenho 4 filhos e é com esse emprego que consigo o sustento da minha família. Gostaria de pedir ao prefeito Marcinho que continue fazendo mais obras para que a gente continue trabalhando.” – declarou o operário Luciano Napoleão, que está trabalhando na obra da Creche Deolinda Pantola.

Creche que está sendo construída no bairro Cerâmica terá 100 vagas
A creche do bairro Cerâmica está em fase de finalização e irá atender 100 crianças com idade entre 06 meses e 03 anos, atendendo a todas as necessidades das crianças em um espaço didático, com profissionais qualificados para promover o desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos.
“Estou ansiosa pela inauguração desta creche. Minha filha tem 08 meses e será muito bom se ano que vem ela já estiver matriculada. Hoje estou fazendo unha e vendendo cosméticos porque não tenho com quem deixar. Se a creche começar a funcionar eu vou poder arrumar um trabalho fixo, que me dê chance de crescimento profissional.” – disse a moradora do bairro Cerâmica, Karen Caroline da Silva.
Uma das propostas do atual governo é reformar 100% das escolas e creches do município. Hoje o objetivo está próximo de ser cumprido, faltando somente três unidades para serem revitalizadas.
Além das reformas, em 2014 a Prefeitura entregou para a população do bairro Barão de Angra uma creche para 50 crianças. “O bairro nunca teve creche, e a distância dificultava muito para que as mães matriculassem as crianças em outras unidades. Aproveitamos o espaço da Escola Sarah Faria Brás para implantar a creche e o resultado foi muito positivo.” – informou a Secretária de Educação Francine Fontainha.

“Eu tenho três filhos, um de 8, um de 6 e outro de 3. Todos estão na escola Sarah Faria Brás, o que facilita muito na hora de ir buscar. Ter uma creche perto de casa é uma ajuda que só quem tem filho pequeno sabe.” – enfatizou a moradora de Barão de Angra, Suelen Nascimento. 

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Paraíba do Sul duplica o número de exames de sangue realizados na rede pública

Policlínica adquire novo equipamento e análise sorológica passa a ser feita na cidade, agilizando assim a entra do resultado e aumento o número de exames por mês

A coleta do sangue era realizada nos PSFs e na Policlínica com marcação antecipada de 30 dias. Após a coleta o material era enviado para análise em outra cidade, demorando de 30 a 45 dias para chegar o resultado, com isso gerava-se uma fila de espera.

Com a aquisição do equipamento de análise sorológica, tornou-se possível dobrar o número de exames. Antes da aquisição eram realizados 300 exames por mês e hoje são mais de 600. Além disso, o tempo de marcação para a coleta diminuiu para no máximo 15 dias e a entrega do resultado passou a ser feita em 10 dias úteis. Os exames de urgência são realizados no dia seguinte ao pedido de marcação e para os exames de alta complexidade a entrega dos resultados é feita em até 15 dias.

“Os exames que estavam atrasados estão sendo colocados em dia. Toda semana está sendo feita entrega de exames e assim estamos acabando com a fila. Em pouco tempo vamos ajustar a marcação e teremos apenas a demanda atual para cumprir. Nós sabemos que quanto mais cedo chega o diagnóstico de qualquer doença, mais eficaz é o tratamento e foi pensando nisso que a prefeitura adquiriu esse equipamento.” – Explicou a coordenadora de análises laboratoriais, Lorena Pitta Nascimento.

“A gente depende do exame para cuidar da maneira certa de cada doença, especialmente da dengue. Ter agilidade nesse processo é fundamental.” – disse Carlos Henrique Modesto que estava realizando exame na Policlínica.

Exames para confirmação de dengue são feitos no dia seguinte à solicitação
Aqueles que estiverem com suspeita de dengue podem procurar a Policlínica e marcar o exame de sangue, que deve ser realizado do 5º ao 10º dia após o início dos sintomas.

Gestantes com suspeita de zika também terão seus exames marcados com prioridade. Elas devem procurar a sala da epidemiologia, na Rua Marechal Floriano Peixoto no centro e solicitar o exame.