sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Criada pela Prefeitura, Sala do Empreendedor de Paraíba do Sul inicia programa de Microcrédito

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e estimular o crescimento de profissionais do setor comercial, a Prefeitura de Paraíba do Sul através da Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com a AgeRio, oferece também programa de Microcrédito.

            O programa, que já está funcionando, na Casa do Empreendedor, é voltado para os trabalhadores autônomos, formais e informais, ou seja os Microempreendedores Individuais do município, possibilitando a concessão de crédito com juros 3% ao ano, ou seja, juros muito abaixo do mercado, para que possam investir no crescimento de seus negócios. Dessa forma, o programa de microcrédito visa um retorno social, ao contribuir para a geração de renda, o fortalecimento do comércio e o desenvolvimento de pequenos empreendimentos. A parceria é uma forma do serviço chegar àqueles que realmente precisam, de forma facilitada, desburocratizada e ágil.


            O Microcrédito foi criado para quem já iniciou um pequeno empreendimento, registrado ou não, e precisa de um incentivo para seu negócio. É uma força para microempreendedores como  cabeleireiros, pedreiros eletricistas, consultor de produtos de beleza, vendedor autônomo, taxista, artesãos, para quem abriu sua loja roupa e muitos outros. São apenas alguns exemplos de quem pode se beneficiar com o microcrédito. Para ter acesso ao microcrédito é preciso estar no exercício de uma atividade autônoma, ter mais de 18 anos, carteira de identidade, comprovante de residência, CPF e avalista.

            Nesse primeiro momento, o trabalhador poderá receber, na primeira operação, entre R$300 a R$ 5 mil. A partir da segunda operação, pode haver um incremento de até 50% desse valor. São permitidas até três operações por ano. Os valores podem ser ainda maiores de acordo com o caso e com a avaliação que é feita pela equipe. Outra possibilidade que amplia o valor do crédito concedido é o aval solidário, situação em que o crédito é concedido a um grupo de três a sete mutuários, que exploram a mesma atividade profissional.

                        O Microcrédito irá funcionar na Casa do Empreendedor, localizado na Rodoviária Largo Gonzales, no centro da cidade.


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Obra de ampliação da Estação de Tratamento da CEDAE segue a todo vapor

Ampliação chega em sua fase final

A Estação de tratamento de Água (ETA) da CEDAE, no bairro Grama, está recebendo obras de ampliação. Nesta primeira etapa, está sendo realizada a terraplanagem para fundação de dois floculadores mecânicos sendo a primeira etapa do tratamento da água. Esses floculadores são responsáveis pela separação das impurezas da água.


A ampliação da ETA vai aumentar o volume de água captado e a capacidade de tratamento de 180 para 230 litros por segundo de água bruta que, depois de tratada será distribuída às residências como água potável. Portanto, com essa obra, Paraíba do Sul, contará com o aumento de 50 litros de água tratada por segundo.


Segundo o chefe da CEDADE do núcleo de Paraíba do Sul, Celso Nicolau, essa parceria com a Prefeitura Municipal é de fundamental importância para o andamento e a agilidade das obras, e dificilmente um município contribui tanto como Paraíba do Sul.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Prefeito Marcinho cancela carnaval e direciona recursos às famílias afetadas pelas enchentes

Prefeito também vai isentar as famílias atingidas do IPTU/2016

Serão disponibilizados dos cofres públicos meio milhão de reais da Secretaria Municipal de Turismo que seriam destinados ao carnaval e eventos em 2016. Uma ajuda de custo às famílias afetadas. Criação do “Cartão Municipal” onde os recursos serão divididos em 10 parcelas. A isenção do IPTU 2016 e outra medida tomada pelo executivo para contribuir com a reestruturação dos vitimados.


O Município de Paraíba do Sul está vivendo o pior desastre ambiental de sua história, com enchente do Rio Paraíba do Sul e Ribeirão do Luca, simultaneamente. Nove bairros atingidos. Foram mais de mil famílias afetadas, sendo, 917 famílias desalojadas e 112 desabrigadas. Foram montados diversos pontos de coletas e abrigos, entre; escolas, creches e igrejas.

As pessoas ficaram ilhadas e não conseguiam sair de Santo Antônio, Caminho de Dentro, Liberdade e Ponte Preta. Os desabrigados e desalojados foram encaminhados para a Escola Pedro Paulo Lacerda, para a Creche Olga Benário no bairro Liberdade e para a escola e creche Sara Faria Brás em Barão de Angra.

As ruas e estradas também foram afetadas. Houve queda de barreiras na Palestina, Retiro, Sebollas, Membeca, Matozinhos, Sertão e Cavarú, onde ruas e estradas terão que ser recuperadas. Já as quedas de árvores foram em Werneck, Barrinha, Parque Salutaris e Centro. Lavouras também foram perdidas.


O Núcleo Municipal de Ensino Especializado, a creche Wilson de Barros Onofre e a Escola Municipal Jornalista Sérgio Cabral, que ficam próximos ao Parque de Exposições e atendem ao todo quase 600 crianças, foram totalmente atingidos e perderam cadeiras, mesas, 25 computadores, freezer, carrinhos de bebê, brinquedoteca, colchões, entre outros materiais que contabilizam um grande prejuízo.



Diante do atual cenário, o Chefe do Executivo Municipal, Márcio de Abreu Oliveira, determinou o cancelamento do Carnaval. Com essa verba, está sendo criado um fundo que irá se transformar em um cartão que será entregue daqui a um mês, para que as famílias de baixa renda recebam uma quantia parcelada em 10 vezes. Anunciou também a Isenção imediata do IPTU 2016 para todas às famílias afetadas pelas enchentes, o aluguel social, que garante moradia de até 6 meses entre outras ações.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Em seu aniversário, Paraíba do Sul recebe seu mais novo cartão postal, a Nova Beira Rio

Paraíba do Sul irá receber no próximo dia 15 de Janeiro, em seu aniversário, mais uma grande obra que ficará marcada por muita luta e conquista dos sul-paraíbanos. Durante anos foram apenas promessas, porém, ao assumir o Governo em 2013, o Chefe do executivo, Márcio de Abreu Oliveira, vem trabalhando para tornar possível, ações que antes eram apenas sonhos. No aniversário da cidade, a população ganha um grande presente, um Parque Fluvial totalmente arborizado, com conceito ambiental e voltado para as famílias.


A realização deste sonho só se tornou possível graças ao empenho e influência Prefeito Marcinho junto ao Governo do Estado. Mesmo em tempos de crise, Paraíba do Sul vem crescendo e vários bairros recebendo importantes obras. Ações que beneficiam de fato o cidadão sul-paraibano.

Para comemorar o aniversário foi programada uma grande festa, com atrações durante todo o dia, e tudo acontecendo no mais novo cartão postal do município, a nova Beira Rio. A inauguração está marcada para às 9h e durante todo o dia diversas atividades voltadas às famílias. Dois grandes shows também farão parte da programação : Ás 21h30, cantando o melhor do funk melody Mc Marcinho e a partir das 23h o Grupo Nova Era, com o melhor do pagode.

Lembrando que o município pagava uma multa diária de 30 mil reais por irresponsabilidade ambiental de gestões passadas, sendo extinta logo após a criação e apresentação do projeto “Parque Fluvial”. A Verba destinada a este projeto tem por obrigação a utilização apenas na Beira Rio, não podendo ser repassada para outros setores, como saúde e educação.

Para a moradora do bairro Grama Maria Nilza, a Nova Beira Rio é um marco, não só para o atual governo, mas principalmente para Paraíba do Sul.
“Lembro que por mais de dez anos, diversos prefeitos prometeram a construção da tão sonhada Beira Rio, mas foram apenas promessas, não saíram do papel. A Beira Rio já é uma grande conquista para nós, sul-paraibanos” disse a moradora.

Para Lucas Lopes, de 20 anos, a Nova Beira Rio será um espaça para prática esportiva com segurança e praticidade.


“Poder praticar caminhada e utilizar uma academia ao ar livre em um local lindo com a Beira Rio será um sonho, mas que bom que está se tornando uma realidade” disse Lucas.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Prefeito Marcinho acaba com as filas e abre matrículas para as creches

Chega de acordar de madrugada para garantir vaga na creche: as matrículas estão sendo realizadas nos dias 05 à 08 de janeiro

A prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, realizou, do dia 15 ao dia 18 de dezembro, inscrições para vagas em todas as creches municipais de Paraíba do Sul. As inscrições foram analisadas e selecionadas mediante os critérios prioritários estabelecidos pelas Deliberações do Conselho Municipal de Educação/Paraíba do Sul nº 03/2005 e nº 04/2006, sendo esses: atender prioritariamente irmãos; possuir residência próxima à unidade de ensino e a criança estar em situação de vulnerabilidade social. As crianças com necessidades especiais tiveram direito à matrícula antecipada! O resultado da seleção foi divulgado nas creches, no dia 04 de janeiro de 2016. As matrículas estão sendo realizadas nos dias 05 à 08 de janeiro do corrente ano.

É importante ressaltar que o processo de inscrição visa a uma transparência na concessão da vaga, já que uma minuciosa ficha de inscrição é preenchida. Os Conselhos Escolares, eleitos pelas creches, também participaram do processo de recepção dos pais e preenchimento das fichas. A atual gestão do prefeito Marcinho conseguiu, de forma dinâmica e transparente, acabar com a prolongada fila de matrícula para as creches municipais, que existe há anos. 

O atual governo, preocupado com as mães e responsáveis que trabalham, também proporciona o atendimento em tempo integral na Creche Dentinho de Leite  para todos os responsáveis que trabalham. Dessa forma, todos os pais podem trabalhar tranqüilos, pois sabem que os filhos estão sendo cuidados da melhor forma possível!

Vale lembrar que a partir de 2016 os municípios são OBRIGADOS a matricularem todas as crianças a partir dos 04 anos de idade nas creches ou escolas (Educação Infantil), no entanto, a creche (atendimento de 0  a 3 anos de idade) continua sendo uma oferta do município, já que segundo o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, de 2014, prevê que os municípios terão 10 anos para atender 50% da demanda de creche (crianças de 0 a 3 anos).


Réveillon de Paraíba do Sul valoriza shows regionais

A virada de ano em Paraíba do Sul foi de pura animação. Com a Maratona do Pagode e o melhor do sertanejo universitário, a Praça Marquês de São João Marcos Jardim Velho, foi palco de uma grande festa. Valorizando a prata da casa e de nossa região, o evento contou com artistas de grande qualidade que farão belas e animadas apresentações.

Com a crise que assola nosso país, um Réveillon alternativo foi a solução encontrada pelo Governo Marcinho para não gastar muito e ainda assim, fazer um bom evento.
A segurança do Réveillon ficou por conta da Polícia Militar e Guarda Municipal, que deslocação diversos agentes para o Réveillon 2016. Outro fator de segurança, foram as câmeras que já estão instaladas no Jardim Velho.


Obrigado nossos artistas por abrilhantar nosso Réveillon: Acustico A3, Carol Magalhães e Banda, Alto Astral e Rodrigo Barros.